transtorno de ansiedade na infancia - psicóloga - Nayara - Casule
Ansiedade na infância
3 de agosto de 2018
TOD - psicóloga Suelen - casule (1)
TOD – Transtorno Opositivo Desafiador
7 de agosto de 2018
resiliência - psicologa Ana Carolina - casule

Para nós da Psicologia, o termo resiliência aparece como uma habilidade de se adaptar e superar, de forma saudável, desafios e situações estressantes.

É claro que todos nós enfrentamos problemas e passamos por situações difíceis em nosso dia a dia, em nossa rotina. Ninguém está isento disso. Então, mais importante do que as adversidades, é a forma como lidamos com elas e o significado que adquirem em nossa vida. Um mesmo acontecimento pode ser interpretado e vivenciado de forma bastante distintas por pessoas diferentes, por exemplo. E qual será a explicação para isso?

A resiliência é uma característica que pode influenciar nessas diferenças de interpretação, por exemplo. Pessoas mais resilientes diante de situações estressoras tendem a ser mais produtivas, aprenderem, e se desenvolverem; enquanto indivíduos com a habilidade de resiliência menos desenvolvida costumam ter mais dificuldades na tomada de decisões, resoluções de problemas e até mesmo na regulação emocional frente à desafios.

Uma série de fatores influenciam no “nível” de resiliência de cada ser humano, como por exemplo a capacidade de empatia, o estabelecimento de relações familiares saudáveis (que se inicia desde a infância) e o autoconhecimento. O mais importante é termos clareza de que a resiliência pode ser adquirida e desenvolvida, ou seja, ela não é uma característica exclusiva à algumas pessoas. Pode ser trabalhada e ampliada em todos nós.

Se você tem o desejo de desenvolver essa habilidade é interessante procurar um profissional que possa te auxiliar no processo. Com certeza, potencializando sua resiliência você estará caminhando à hábitos mais saudáveis e significativa melhora em sua qualidade de vida frente às adversidades!

Comentários

comentários

Ana Carolina Brando
Ana Carolina Brando
Psicóloga e terapeuta cognitivo comportamental que aprecia e acredita cada vez mais no ser humano. Apaixonada pela família, pelos amigos, pela dança e pela leveza que a vida pode ter!

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta