qual-a-diferenca-entre-anorexia-e-bulimia-psicologia-casule
Qual a diferença entre anorexia e bulimia? (Vídeo Completo)
5 de fevereiro de 2019
dicas-para-lidar-com-um-novo-bebe-na-familia-psicologia-casule
Como facilitar a chegada de um novo bebê na família? (vídeo completo)
7 de fevereiro de 2019

Resiliência e saúde mental

Resiliência---site-Casule---psicóloga-Auxlliatrice

Já ouviu falar sobre resiliência? Sabe o que é?

Resiliência é uma palavra que significa “retorno ao que era”, conceito utilizado pela física, que foi adaptado de forma abstrata em estudos sobre saúde mental. Nesse sentido, a resiliência na psicologia diz respeito a capacidade de vivenciar e resolver problemas sem alterar suas estruturas cognitivas e emocionais. 

Uma pessoa resiliente apresenta altas habilidades em reconhecer a dor pela qual está passando, encontrar sentido nela, suportá-la por um tempo e posteriormente resolver seu conflito, retomando seu estado de equilíbrio. Trata-se de um processo dinâmico, que possibilita adaptação positiva ao contexto estressor. Para isso, ressalta-se três domínios fundamentais envolvidos nessa capacidade:  emocional, cognitivo e social. 

Em relação aos domínios envolvidos na capacidade de resiliência, o domínio emocional está envolvido com a capacidade de identificação e regulação emocional. Reconhecer o que está sentindo, bem como entender sua importância dentro do processo e respeitá-la, é fundamental para adaptação ao contexto.

Já o domínio cognitivo refere-se aos conjuntos de percepções e significados associados ao contexto, assim como o funcionamento de processos básicos como: controle atencional, flexibilidade cognitiva, habilidades sociais, entre outros. Essas habilidades aumentam a capacidade de resolução de problemas e interpretação do ambiente. 

O terceiro domínio, social, trata-se das habilidades envolvidas na vinculação social, potencializa a percepção de amparo e diminui a crença de vulnerabilidade. Além disso, permite a aprendizagem social através de criação de referências e metas sociais. 

A resiliência é uma capacidade psicológica que funciona, portanto, como um fator protetivo frente a situações adversas. Pessoas resilientes enfrentam situações de risco e estresse com menor abalo psíquico, e se reestruturam com maior facilidade. 

Estudos tentam mapear os níveis de resiliência entre grupos de pessoas, mas esse constructo não é tão fácil de ser medido. Dessa forma, a psicologia busca, através de trabalhos com os domínios envolvidos na resiliência, fomentar essa capacidade, fortalecendo fatores de proteção para saúde mental. 

Comentários

comentários

Auxiliatrice Badaró
Auxiliatrice Badaró
Mestre em Psicologia, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes, Pós graduanda em Neuropsicologia. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta