Você-tem-dedicado-um-tempo-a-si-mesmo-casule
Você tem dedicado um tempo a si mesmo?
3 de outubro de 2017
habilidades sociais na infância - psicologia - casule
Habilidades sociais na infância (vídeo completo)
4 de outubro de 2017

Principais técnicas de Programação Neurolinguística

Principais-técnicas-de-Programação-Neurolinguística-casule

Fonte: Principais técnicas de Programação Neurolinguística – José Roberto Marques

A Programação Neurolinguística (PNL) é o estudo das experiências subjetivas dos seres humanos. A metodologia compreende as ações, os valores, o comportamento, as crenças, o pensamento e a vivência do indivíduo, e assim, a partir de técnicas e ferramentas assertivas, auxilia a pessoa a mudar ou eliminar comportamentos nocivos e ser capaz de desenvolver suas habilidades, reprogramar pensamentos e emoções e alcançar resultados de excelência e alta performance, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Para que tudo isso seja possível, corpo e mente devem estar em equilíbrio para que a pessoa compreenda todo o potencial que ela possui e assim, consiga fazer exatamente aquilo que deseja.

A PNL é um dos métodos utilizados nos processos de Coaching, que é uma eficaz metodologia de desenvolvimento humano, baseada nas melhores técnicas das ciências humanas. Este método de desenvolvimento pessoal e profissional utiliza os fundamentos comportamentais de diversas ciências, e une tudo que há de mais moderno em aprimoramento de capacidades.

Algumas ferramentas de Coaching que se baseiam programação neurolinguística (PNL), :

MUDANÇA DE ATITUDE

A mudança de atitude refere-se a ver o possível problema de maneira diferente. A pessoa deve analisar quais são as mudanças necessárias para reverter determinada situação e começar a agir de forma diferente, para que assim, ela consiga extrair benefícios, ao invés de problemas. É essencial que a pessoa também entenda a sua responsabilidade quanto aos acontecimentos negativos e trace objetivos para modificar tal situação.

MODALIDADES E SUBMODALIDADES

Diz respeito a quais sentidos constituem o pensamento. Modalidade refere-se a audição, visão, tato, olfato e paladar e as submodalidades são as características que compõe tais sentidos. Cada ser humano possui histórias e vivência diferentes, sendo assim, a maneira como imaginam, relatam e lembram das experiências é diferente de pessoa para pessoa. O ideal é que as modalidades e submodalidades sejam treinadas, garantindo que o indivíduo tenha mais facilidade para entender seu pensamento e estado emocional, e assim, trace seus objetivos.

PERSPECTIVAS DIFERENTES

É enxergar uma experiência já vivida por ângulos diferentes, a fim de melhorar a compreensão, estimular a criatividade e ajudar a avaliar o comportamento da pessoa.

São 4 posições:

  1. A pessoa vê a situação com os seus próprios olhos. Ela examina, interage, pensa e sente de acordo com suas necessidades;
  2. A pessoa se coloca no lugar de outra. Ela imagina ou lembra da situação na posição de observador, como se outro indivíduo analisasse seus pensamentos e atos;
  3. Seria como se a pessoa estivesse em determinada situação observando outras duas. O ponto de vista deve ser imparcial, para que assim, a pessoa consiga analisar a experiência como um todo e entender como ela está lidando com a situação;
  4. A última parte do processo conceitua-se na análise das etapas anteriores, para que então, insights, constatações e avaliações possam ser realizados.

ANCORAGEM

As escolhas e comportamentos são reflexos dos pensamentos e da forma como o ser humano percebe o mundo. Portanto, seu estado emocional conduz diretamente suas ações e reações.

Nesse contexto, o Coaching utiliza a âncora positiva, uma poderosa técnica da PNL para conduzir nossos hábitos de forma favorável ao estado desejado.

Âncora é uma ferramenta aplicada para fixar um estado emocional positivo e encorajador vivenciado em algum momento pelo indivíduo. Sempre que ela for utilizada, a pessoa se recorda daquele estado e sente as mesmas sensações positivas, fazendo com que suas ações sejam refletidas por este estado emocional.

Para criar uma âncora, você pode escolher uma palavra ou um gesto que te lembra uma situação ou estado emocional positivo e importante para você. Quando estiver numa situação de medo, desânimo, ou algum outro estado negativo, você pode utilizar a âncora para criar o atalho e acessar um estado emocional favorável e que reflete diretamente em seu hábito para o positivo.

RAPPORT

Rapport refere-se a sincronia entre duas ou mais pessoas.  Os gestos e a forma de conversar se tornam semelhantes e assim, gera empatia, alinhamento de objetivos e motivação entre as pessoas envolvidas.

GERADOR DE NOVOS COMPORTAMENTOS

Através dessa técnica, a pessoa consegue mudar ou melhorar certos comportamentos. A partir da sua imaginação, o indivíduo estipula como ele gostaria de agir em determinada situação e consegue avaliar o seu antigo comportamento e assim, achar soluções para modifica-lo ou aprimorá-lo.

PONTE AO FUTURO

Estabelecer um objetivo claro e específico é o primeiro passo no processo de Coaching. Para torná-lo ainda mais efetivo, é necessário conduzir-se mentalmente em direção ao que se deseja, ou seja, condicionar sua mente para as mudanças que virão pela frente.

Uma das ferramentas aplicadas para ajudar o coachee (cliente) neste condicionamento favorável da mente é a utilização da técnica de Ponte ao Futuro. Esta técnica é uma condução mental que liga o estado presente ao estado desejado, em que o coachee é convidado a se visualizar evoluindo gradualmente até atingir seu objetivo final. Nesse sentido, a pessoa vivencia todas as sensações, emoções positivas e vitoriosas, gerando um estado de empoderamento e motivação para entrar em ação e gerar as mudanças necessárias com força total.

CURAR FOBIAS

Sentir medo em determinadas situações faz parte do desenvolvimento do ser humano, mas em níveis extremos, pode se tornar uma fobia e as consequências para esse medo intenso podem variar em falta de ar, suor, tontura, taquicardia, entre outras. A técnica conceitua-se em detalhar a mente do ser humano com a linguagem e como estas duas se relacionam no corpo. Cada pessoa tem um comportamento diferente, sendo assim, a PNL entende tal ação, reprograma o cérebro e elimina o que é prejudicial ao indivíduo.

METÁFORA

Um processo de Coaching é uma relação de junção do melhor de duas pessoas para atingir um resultado extraordinário. Nesse sentido, o papel do coach (profissional) é apoiar seu coachee da melhor maneira possível. Para isso, é imprescindível dizer que a primeira lei do Coaching é suspender o julgamento. Não é adequado julgar o que é certo ou errado em nenhum momento do trajeto, pois o processo de coaching é do cliente, e somente ele pode definir suas escolhas.

E se o coachee estiver fazendo uma escolha que irá prejudicá-lo? Ou mesmo se não estiver enxergando uma opção ainda melhor do que ele visualiza no momento? A metáfora é utilizada quando se tem a necessidade de sugerir uma escolha alternativa que melhor ajudará o coachee.

A metáfora é uma indução natural contada a partir de uma história, propiciando alternativas que antes não eram percebidas devido ao bloqueio racional que limita a visão sistêmica da situação.

RESSIGNIFICAÇÃO

Muitas vezes as pessoas sentem-se vítimas se determinada situação não sai como o planejado. O papel da ressignificação é o de possibilitar que o indivíduo enxergue os benefícios, tire o que é bom da situação em questão e elimine a sensação de fracasso e pensamentos negativos.

Utilize essas técnicas em seu processo evolutivo e conquiste resultados ainda mais extraordinários.

Este artigo agregou conhecimento a você? Comente e compartilhe, contribua com seus amigos!

Fonte: Principais técnicas de Programação Neurolinguística – José Roberto Marques

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta