Essa é uma dúvida muito recorrente entre os candidatos à cirurgia bariátrica. A psicologia atua com um foco preventivo, educativo e de acompanhamento nos processos individuais na experiência de emagrecimento. Dessa forma, o psicólogo atuará na avaliação psicológica e no manejo e preparo psicológico para a cirurgia bariátrica. 

O psicólogo ajuda o paciente a passar pelo processo de emagrecimento, pelas possíveis repercussões negativas da cirurgia, os possíveis conflitos familiares que possam surgir, e, principalmente, a relação do paciente com ele mesmo. Concorda que com a cirurgia bariátrica “outra pessoa” pode surgir? É um novo olhar sobre si mesmo. Muitas mudanças irão ocorrer: o paciente irá emagrecer muito rapidamente, sua autoestima se elevará, haverá o desejo da liberdade que antes o isolamento social provocado pela obesidade trazia, nova rotina de alimentação, de sono, de hábitos de vida, de exercícios físicos, entre outras mudanças. De fato, muitas coisas mudam e existe ajuda capacitada para que esse processo seja menos sofrido.

Outro ponto importante é a avaliação psicológica antes da cirurgia, isto é, o psicólogo irá avaliar se a pessoa está apta ou não a fazer a cirurgia bariátrica após a sua avaliação clínica e testagem psicológica. Isso ocorre porque pode ocorrer do paciente depositar expectativas no emagrecimento que não vão ser cumpridas com a perda de peso, pois dizem respeito ao tratamento de um quadro psicológico/psiquiátrico ou porque ele não está disposto a aderir ao tratamento após a cirurgia, ou ainda, mudar hábitos de vida.

Participe e aprenda mais sobre bem-estarPowered by Rock Convert

O psicólogo poderá responder as dúvidas que o paciente quiser tirar, irá ouvir sobre o que ele está sentindo quanto ao processo. Quanto maior a segurança e relaxamento antes da cirurgia bariátrica, maior probabilidade de ter um pós-cirúrgico bariátrico com maior índice de sucesso. 

Existem muitas vantagens quando o paciente faz terapia antes e depois da cirurgia bariátrica. É um alívio muito grande quando eles já solidificaram a mudança de alguns hábitos alimentares, a sua relação com a comida, desenvolveram autoconhecimento e já sabem o que é esperado após a cirurgia, as possíveis complicações físicas e emocionais e o que fazer se elas ocorrerem. 

E, se você está em busca de um psicólogo que atue na avaliação e preparo para a cirurgia bariátrica, entre em contato conosco e tire suas dúvidas =)

Share This