fbpx
Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista - tiago curcio

Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista

Atualizado em 20/12/2017
Por Tiago Curcio

Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista

Atualizado em 20/12/2017
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista

A expressão frio e calculista é usada para se referir aos indivíduos que conseguem agir sem serem influenciados pelas emoções e mantêm o foco na razão. Muitos enxergam essa atitude de forma negativa, contudo, é importante lembrar que é perfeitamente possível que uma pessoa calculista use essa característica de forma positiva. Convido você, a saber, mais a respeito do assunto e, quem sabe, a mudar a visão que tem sobre aqueles que são considerados calculistas.

O Que é Ser Calculista?

Uma pessoa calculista é aquela que procura calcular e planejar minimamente as suas ações, a fim de se certificar de que terá o resultado que deseja. Geralmente, costumam definir os calculistas como frios, seres que não têm sentimentos e agem sempre em benefício próprio. A generalização pode não ser um bom caminho, já que ela costuma nos levar a fazer julgamentos precipitados, criando pré-conceitos.

Já falei em diversos artigos sobre a importância do equilíbrio em todos os âmbitos da vida, pois ele é realmente essencial. Quando se trata de uma característica tão marcante, como é o caso do calculismo, é fundamental saber dosar e entender quando é a hora certa de colocá-la em prática, a fim de manter um limite saudável.

Pontos Negativos de Ser Calculista

Se você acredita que é uma pessoa calculista, aconselho que reflita a respeito dos pontos negativos desse comportamento. Ao pensar sobre isso, conseguirá identificar o que pode melhorar para usar essa característica ao seu favor.

  • Um indivíduo calculista pode se frustrar toda vez que as coisas fogem do seu controle.
  • O excesso de perfeccionismo para planejar pode fazer com que se perca mais tempo do que o necessário.
  • Deixam de desfrutar de momentos agradáveis da vida, pois se prendem demais a calcular o que irão fazer.
  •  Pensar demais pode trazer ansiedade e estresse, impedindo que a pessoa consiga relaxar a mente.
  • Costumam ser indivíduos mais reservados, que podem ter dificuldade de expressar seus sentimentos.
  • Tendem a ser muito competitivos, o que, dependendo do ambiente, pode atrapalhar no entrosamento com outras pessoas.
  • O excesso de sinceridade, ao falarem direto ao ponto, pode magoar outras pessoas.
  • Dependendo do nível de estrategismo, podem ser pessoas pouco confiáveis, que fazem tudo para conseguir o que desejam.
  • Costumam ser vistos como indivíduos frios, que não têm sentimentos.

Pontos Positivos de Ser Calculista

Por mais incrível que possa parecer, ser calculista tem o seu lado bom. Lembre-se de que, diferente dos filmes, as pessoas não precisam ser classificadas como boas e más na vida real. Se você souber os momentos certos de colocar esse lado em prática, poderá ter muitos benefícios.

  • São boas para planejar, o que ajuda a atingir metas com maior facilidade.
  • Pessoas calculistas costumam ser bastante organizadas, tanto em relação aos ambientes quanto aos compromissos e horários.
  • A cautela de um indivíduo calculista, quando usada na medida, pode ajudar a minimizar riscos nas mais diversas situações.
  • Conseguir agir de forma racional, mesmo quando todos ao seu redor demonstram ter perdido a calma.
  • Como pensam antes de falar e agir, estão menos propensos a sofrerem por algum arrependimento.
  • Conseguem controlar os seus sentimentos e agir com inteligência.
  • Como mantêm o foco em seus objetivos, conseguem dizer “não” para diversas situações com facilidade.
  • São pessoas práticas, que conseguem dizer o que pensam e realizar suas metas de forma estratégica e bem pensada.
  • Não se envolvem demais com problemas alheios, mantendo um distanciamento também saudável das situações.

Dicas Para Encontrar o Equilíbrio

Se você se identifica com a personalidade calculista, saiba que existem algumas atitudes que podem te ajudar a utilizar essa característica ao seu favor e evitar que ela atrapalhe os seus relacionamentos interpessoais.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Saiba os Momentos Certos Para Ser Calculista

Ser calculista pode te trazer muitos benefícios ao definir suas metas profissionais, por exemplo, entretanto, é desnecessário agir da mesma maneira em relação aos seus familiares e amigos. Você não precisa calcular cada palavra que irá dizer quando estiver na companhia de pessoas íntimas, demonstre quem é na essência, é assim que eles te amam.

Permita-se Viver Sem Calcular Todos os Passos

Quando estiver em um momento de descanso, aos finais de semana ou férias, permita-se viver sem querer controlar tudo. Em uma viagem, por exemplo, deixe de programar o roteiro de, pelo menos, um dia e se dê a oportunidade de sair pela cidade para descobri-la. Planejar ajuda a evitar situações inesperadas, mas, quando em excesso, te impede de ter surpresas agradáveis. Então, encontre o equilíbrio e saiba quando precisa pausar o seu lado calculista.

Aceite Que Pode Cometer Erros

Um dos principais objetivos de uma pessoa calculista é sempre acertar e chegar ao resultado que deseja. Da mesma forma que isso pode ajudá-la a manter o foco, também podem ser motivo de frustração quando as coisas não saem como o esperado. Então, a minha dica é que dê o seu melhor, mas, caso cometa alguma falha, evite se martirizar e utilize o erro como aprendizado para fazer diferente.

Conheça os Seus Sentimentos

Por mais racional que seja, você tem sentimentos como qualquer outra pessoa, apenas sabe separá-los das suas atitudes. Apesar de isso ter o seu lado positivo, pode fazer com que deixe de sentir emoções que são importantes para a sua felicidade. Então, procure refletir sobre o que sente, se conhecer profundamente. Isso certamente irá te ajudar a se tornar um indivíduo melhor em todas as áreas da sua vida.

O Calculista do Ponto de Vista da Psicologia

De acordo com a psicologia, os indivíduos podem ser divididos em quatro tipos de temperamentos, que são: melancólico, colérico, sanguíneo e fleumático. O último engloba aquelas pessoas que são mais reservadas, observadoras e disciplinadas. Outra característica bastante marcante de seu comportamento é que são calculistas e costumam analisar e planejar suas atitudes.

Como se pode ver, o calculismo é um traço da personalidade que pode ter as suas vantagens e desvantagens. Cabe a você se conhecer e canalizar o que sente de uma forma positiva, a fim de alcançar os seus objetivos, mas sem prejudicar ninguém. Quando alguém te chamar de frio e calculista, evite se chatear. Lembre-se sempre que o importante é o que sente e o que está na sua essência.

Copyright: 556758745 – https://www.shutterstock.com/pt/g/roman%20samborskyi

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista.


0 comentários

Como se posicionar?

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Ansiedade

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Como reduzir a celulite
Como reduzir a celulite

Como reduzir a celulite

A celulite é um processo de desestruturação em que a pele perde seu aspecto firme. Atualmente afeta cerca de 98% das mulheres de todo o mundo. Será que a alimentação pode contribuir na diminuição da celulite? A resposta é SIM e pode ser mais fácil do que você imagina! Assista ao vídeo completo e saiba como.
Você-pensa-sobre-seus-medos
Você pensa sobre seus medos?

Você pensa sobre seus medos?

O medo é um estado emocional muito importante, associado ao nosso mecanismo de proteção, sobrevivência e adaptação. Os medos estão relacionados a característica do objeto, contexto ou situação temida, mas também a avaliação subjetiva desses fatores. A forma como pensamos as situações, impacta diretamente em como nos sentimos e lidamos com elas. O que acha de avaliarmos nossos medos?

A importância da rede de apoio no processo de psicoterapia

Muito se fala sobre o acolhimento, alternativas de tratamento, estratégias, dicas e orientações necessárias para os pacientes que estão passando por um momento de sofrimento mental, ou possuem algum tipo de transtorno ou realizam psicoterapia. No entanto, pouco é abordado sobre a importância dos familiares e indivíduos que fazem parte do cotidiano e convívio do paciente, que compõem a rede de apoio, sendo considerados parte importante do processo terapêutico, também poder buscar por ajuda, cuidados e orientação.
Leia mais
A-importância-da-rede-de-apoio-no-processo-de-psicoterapia

Saúde mental e o enfrentamento do câncer

como se manter firme para enfrentar uma doença tão difícil e um tratamento tão delicado, vivendo um turbilhão de emoções? Nesse vídeo você vai encontrar algumas orientações para lidar e ajudar alguém que está convivendo com essa doença!
Leia mais
saúde-mental-e-o-enfrentamento-do-câncer

O que a minha filha me ensina

No aniversário da minha filha Luiza, já estávamos em isolamento social e por conta disso, tivemos que cancelar a festinha de aniversário dela. Confesso que foi bem difícil para mim, pois ela ama o aniversário dela que segundo ela, é o dia mais feliz da vida dela. Mal acaba a festa e ela já está planejando o tema do ano seguinte, ela adora estar com os amigos.
Leia mais
O-que-a-minha-filha-me-ensina

Motivos que levam à obesidade

Você sabia que a obesidade é um quadro multifatorial? Isso mesmo! Não podemos colocar apenas na comida a responsabilidade de um ganho de peso. Por isso é importante não ter preconceito e não julgar o comportamento alimentar de uma pessoa que está nesta situação. O aconselhável é sempre buscar ajuda de profissionais que tenham empatia e que possam oferecer qualidade de vida e bem-estar à pessoa com obesidade. Assista a este vídeo completo e saiba mais!
Leia mais
Motivos-que-levam-à-obesidade

Você já ouviu falar em Pistantrofobia

O termo é complicado mas a explicação é simples. Pistantrofobia é o medo de confiar nas pessoas devido a experiências negativas ou decepções ocorridas no passado. Espero que esse vídeo possa te auxiliar a entender melhor sobre esse assunto.
Leia mais

Você tem medo de falar em público?

O medo de falar em público é muito comum. Ou você mesmo tem esse medo ou conhece alguém que tem, não é? É chamado de glossofobia quando esse medo tem proporções exageradas a ponto de paralisar e não permitir que a pessoa tente vencer este medo por si só.
Leia mais

As 5 Linguagens do Amor

Essas são as 5 formas de expressar e de experimentar o amor nas nossas relações. Vem descobrir qual a linguagem do amor que você fala e qual a linguagem que você mais escuta. Compartilha com uma pessoa querida para que vocês possam melhorar a qualidade do relacionamento!!
Leia mais
Linguagens do amor

6 dicas para se tornar uma pessoa mais resiliente

Você sabia que a resiliência é uma habilidade que conseguimos desenvolver e aprimorar? Não são todas as pessoas que já tem essa habilidade super desenvolvida e é por isso que, nesse vídeo, você vai aprender dicas simples de como se tornar uma pessoa mais resiliente e conseguir enfrentar melhor os obstáculos da vida.
Leia mais
6-dicas-para-se-tornar-uma-pessoa-mais-resiliente-BLOG

Você acha que autoestima é só cuidar da sua aparência?

A autoestima vai muito além da aparência, é a visão que você tem sobre você e quando ela está baixa afeta outras áreas da sua vida, seu relacionamento, vida profissional... No vídeo vou explicar o que é, porque é importante e dar dicas para aumentar sua autoestima.
Leia mais
Você acha que autoestima é só cuidar da sua aparência
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This