A-Psicologia-do-Comportamento-Humano-casule

A Psicologia do Comportamento Humano

Atualizado em 09/10/2017
Por Tiago Curcio

A Psicologia do Comportamento Humano

Atualizado em 09/10/2017
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Psicologia do Comportamento Humano

Fonte: A Psicologia do Comportamento Humano – José Roberto Marques

Há algo muito relevante para qualquer equipe de Recursos Humanos dentro de uma empresa: entender o comportamento humano. Isso porque não basta apenas lidar com os profissionais e seus eventuais problemas de uma forma binária, tratando as situações simplesmente como certo e errado ou bom ou ruim.

E o que isso tem a ver exatamente com a sua organização? Aquele problema comportamental que está acontecendo, ou que você teme acontecer, pode ser evitado de forma tranquila.

PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO HUMANO E SUA EMPRESA

A psicologia do comportamento humano trata as problematizações existentes em cada pessoa. Para isso, utiliza-se da análise experimental, já tradicional na psicologia e realizada por um terapeuta previamente capacitado.

A análise experimental baseia-se em identificar fatores na reação das pessoas para determinadas situações, identificando assim o que está causando o problema. A partir disso, uma cadeia cada vez mais profunda sobre o comportamento do analisado é desenvolvida.

Um fato importante sobre a psicologia do comportamento humano é que ela considera o meio onde as pessoas vivem — trabalho, escola e lar — como algo fortemente influenciador na formação da personalidade de alguém.

Diante disso, cria-se uma relação entre a organização e o comportamento dos profissionais que nela trabalham.

terapia-online-casule-banner

COMO TER A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO HUMANO COMO ALIADA?

Os métodos da psicologia do comportamento humano podem ser determinantes para o bom funcionamento da organização. Isso porque o ambiente de trabalho influencia os profissionais tanto positivamente como negativamente, fazendo com que a empresa aumente ou diminua a produtividade.

Nesse sentido, as análises experimentais do comportamento são muito úteis, pois são baseadas numa premissa muito básica: o que temos de ruim no comportamento é fruto de hábitos que foram incorporados de nosso meio. Diante disso, a melhor forma de eliminá-los é incorporando novos e melhores hábitos.

Então, se uma pessoa está com problemas com alguma situação no trabalho de forma recorrente, o funcionário é acompanhado a um terapeuta comportamental que aplicará o método descrito acima como a solução para os problemas.

E a boa notícia é que isso realmente dá certo. Por isso, é recomendado investir nesse campo para dar mais cuidado aos recursos humanos da sua organização.

Hábitos antigos prejudiciais serão substituídos por novos que podem ser lucrativos para a empresa e benéficos para a vida do profissional que antes se sentia lesado pela sua própria atitude.

No final, todos saem ganhando com este progresso.

Fonte: A Psicologia do Comportamento Humano – José Roberto Marques

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

A Psicologia do Comportamento Humano

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A Psicologia do Comportamento Humano, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A Psicologia do Comportamento Humano.

0 comentários

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG

Dicas para uma vida mais leve

Diferente do que muitos acreditam, ter uma vida leve não significa não ter problemas ou adversidades, mas sim, aceitar que vão haver obstáculos no meio do caminho e tentar lidar com eles dá melhor forma possível. Confira algumas dicas para levar uma vida mais leve nesse texto.
Leia mais
dicas para uma vida mais leve

5 dicas para manter uma boa saúde mental

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, manter uma boa saúde mental no dia a dia do trabalho não é fácil, o estresse, o esgotamento mental e a pressão psicológica podem trazer várias consequências ruim para sua saúde mental e física. Neste vídeo vamos aprender 5 dicas fáceis de como aliviar o estresse do dia a dia e manter uma boa saúde mental diante da pressão do trabalho.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This