Dificuldades habituais na escola
17 de novembro de 2014
Xixis
19 de novembro de 2014

“ O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores”

Mário Quintana

O sorriso é uma expressão facial e possui uma função essencialmente social. O sorriso é também um dos sinais de comunicação com sentido universal. Expressa alegria, felicidade, afeição. Trata-se de um automatismo dos músculos da face que ocorre em resposta a determinados estados mentais, sendo também usado como transmissor de informação.

Hoje em dia, sorrir nem sempre é uma tarefa fácil. A conjuntura socioeconómica que vivemos tem sem dúvida grande responsabilidade na ausência acentuada de sorrisos e no enfraquecimento da vontade de o fazer. Acresce a esta situação a correria do dia-a-dia, o tão recentemente famoso stress, o cansaço, as constantes preocupações, com o trabalho, os exames, a família… No entanto, saiba que o sorriso pode, entre outras coisas, devolver o bem-estar? Sorrir liberta endorfina, uma hormona que quando é libertada no organismo causa uma sensação de bem-estar, conforto, bom humor e felicidade.

E existem muitas razões para sorrir, vale a pena procurá-las ou simplesmente sorrir, já que ao sorrir, são trabalhados, em simultâneo, 17 músculos, que permitem relaxar o corpo de tensões. Sorrir é também benéfico para o sistema cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo, imunológico e ajudando na produção dos glóbulos brancos. O sorriso também aumenta a auto-estima e valoriza o emissor e o receptor, expressando emoção e criando elos entre as pessoas. O sorriso é o grande aliado dos grandes momentos: sorrimos quando estamos bem, sorrimos quando partilhamos bons momentos, sejam eles presentes, passados ou como antecipação de futuros felizes.

Assim, é altura de aprendermos a sorrir e insistir de modo a que este se instale na nossa rotina como parte integrante de nós próprios. Aprendermos a sorrir sem motivo mas com a grande motivação de contribuirmos para uma vida mais colorida e feliz.

Fonte: http://oficinadepsicologia.com/o-sorriso-e-mesmo-o-melhor-remedio

 

Comentários

comentários

Redatora Casule
Redatora Casule
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta