falta-de-tempo-dos-pais---site-Casule---psicóloga-Ana-Carolina

Falta de tempo dos pais/recompensas…

Atualizado em 04/02/2019
Por Redatora Casule

Falta de tempo dos pais/recompensas…

Atualizado em 04/02/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Falta de tempo dos pais/recompensas…

Como criar uma rotina mais saudável para o novo ano

A falta de tempo e a rotina corrida parecem ser quase um “pré requisito” da sociedade moderna. A estrutura social e do mercado de trabalho atuais exigem, cada vez mais, que estejamos quase sempre disponíveis à eles. Com isso, é normal as pessoas estarem frequentemente correndo, com pressa e encontrarem dificuldades em administrar seu tempo. 

Assim, as relações sociais costumam ser constantemente afetadas, em especial aos que se refere à família e, principalmente, aos filhos. É preciso compreender que as crianças serão os adultos de amanhã. A forma como os menores percebem os pais e sua participação na vida deles influencia tanto na relação futura da família e a visão/proximidade que os filhos terão com os pais, mesmo já crescidos, quanto podem refletir na saúde física e mental dos mesmos. 

terapia-online-casule-banner

É possível, então, criar uma rotina mais saudável entre pais e filhos dentro dos moldes atuais de trabalho e exigências externas?
Um primeiro ponto importante é focar no tempo de qualidade, ou seja, a forma como o tempo com os filhos é aproveitado é extremamente importante. Um momento grande de tempo em que a criança esteja brincando sozinha e os pais assistindo televisão ou trabalhando em casa, ainda que no mesmo cômodo, pode não ser tão interessante quanto quinze minutos de conversa dedicada exclusivamente ao menor, seus interesses e brincadeiras. É saudável reservar horários para estar especificamente com eles realizando atividades coerentes com seu universo, como desenhar, ler, brincar, ajudar na lição de casa. Os filhos também percebem e valorizam quando suas opiniões são ouvidas e aceitas pela família. É extremamente significativo para uma relação sólida entre pais e filhos que a criança seja ouvida e tenha espaço para opinar e sugerir decisões da casa, como a programação do final de semana, por exemplo. Quando não for possível realizar, explique o motivo e remarque para uma data mais viável. 

Desenvolver atividades que desperte prazer e alegrias em comum é sempre relevante como passeios ao ar livre, ou a simples arrumação da mesa do almoço. Conhecer os desejos e objetivos do pequeno também facilita na aproximação da relação, na importância que é dada ao outro e amplia a intimidade e vínculo de segurança para que os pais sejam sempre queridos pelos filhos para compartilhar suas decisões, seus medos, seus gostos e emoções. 

Apesar da rotina intensa e agitada que grande parte dos adultos enfrenta hoje em dia, é possível usar a criatividade para dedicar um tempo especial aos filhos e assim garantir uma relação mais próxima e firme com rotina mais saudável! Quem consegue estabelecer uma relação baseada no companheirismo, confiança, amor e diálogo gera sentimento de proteção. Para uma criança, isso é essencial, pois fortalece a interpretação de que ela terá o apoio dos pais em qualquer situação da vida e contribui, em muito, na prevenção de diagnósticos de depressão ou fragilidades emocionais futuras. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Falta de tempo dos pais/recompensas…

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Falta de tempo dos pais/recompensas…, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Falta de tempo dos pais/recompensas….

0 comentários

Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
voce sabe pedir ajuda
Você sabe pedir ajuda?

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
devo comer de 3 em 3 horas
Devo comer de 3 em 3 horas?

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar

Síndrome da Boazinha: Você já ouviu falar sobre ela?

Você conhece alguém que sempre precisa da aprovação do outro, que se colocam em segundo plano, necessitam agradar todos ao redor e sentem dificuldade em dizer não, mesmo que não tenha tempo ou não tenha interesse para atender tais solicitações? Se sim, talvez você sofra com a “Síndrome da Boazinha”
Leia mais
Síndrome da Boazinha- Você já ouviu falar sobre ela

O que você precisa saber sobre timidez

Qual o limite entre a timidez natural e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada? Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos.
Leia mais
O-que-você-precisa-saber-sobre-timidez-BLOG

Esse texto é um resposta…

O que quer ser quando crescer? Com certeza você já ouviu algumas vezes esta pergunta quando era criança. Se é adolescente anda se perguntando sobre qual profissão seguir e tem se deparado com uma grande decisão que deverá tomar mais cedo ou mais tarde.
Leia mais
Esse texto é um resposta...

Por que me preocupo tanto?

Nós nos preocupamos com uma ampla variedade de coisas, desde tarefas mais simples do dia a dia, como não atrasar-se para um compromisso, até problemas mais graves e complexos.
Leia mais

O que faz um casamento dar certo ou dar errado?

O para sempre, sempre acaba! Homem não presta! Casou, acabou! Você já deve ter escutado e até ter sido vítima de alguma dessas crenças que nos são passadas de geração em geração. Mas será que são regras ou apenas crenças?
Leia mais
O-que-faz-um-casamento-dar-certo
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This