falta-de-tempo-dos-pais---site-Casule---psicóloga-Ana-Carolina

Falta de tempo dos pais/recompensas…

Atualizado em 04/02/2019
Por Redatora Casule

Falta de tempo dos pais/recompensas…

Atualizado em 04/02/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Falta de tempo dos pais/recompensas…

Como criar uma rotina mais saudável para o novo ano

A falta de tempo e a rotina corrida parecem ser quase um “pré requisito” da sociedade moderna. A estrutura social e do mercado de trabalho atuais exigem, cada vez mais, que estejamos quase sempre disponíveis à eles. Com isso, é normal as pessoas estarem frequentemente correndo, com pressa e encontrarem dificuldades em administrar seu tempo. 

Assim, as relações sociais costumam ser constantemente afetadas, em especial aos que se refere à família e, principalmente, aos filhos. É preciso compreender que as crianças serão os adultos de amanhã. A forma como os menores percebem os pais e sua participação na vida deles influencia tanto na relação futura da família e a visão/proximidade que os filhos terão com os pais, mesmo já crescidos, quanto podem refletir na saúde física e mental dos mesmos. 

terapia-online-casule-banner

É possível, então, criar uma rotina mais saudável entre pais e filhos dentro dos moldes atuais de trabalho e exigências externas?
Um primeiro ponto importante é focar no tempo de qualidade, ou seja, a forma como o tempo com os filhos é aproveitado é extremamente importante. Um momento grande de tempo em que a criança esteja brincando sozinha e os pais assistindo televisão ou trabalhando em casa, ainda que no mesmo cômodo, pode não ser tão interessante quanto quinze minutos de conversa dedicada exclusivamente ao menor, seus interesses e brincadeiras. É saudável reservar horários para estar especificamente com eles realizando atividades coerentes com seu universo, como desenhar, ler, brincar, ajudar na lição de casa. Os filhos também percebem e valorizam quando suas opiniões são ouvidas e aceitas pela família. É extremamente significativo para uma relação sólida entre pais e filhos que a criança seja ouvida e tenha espaço para opinar e sugerir decisões da casa, como a programação do final de semana, por exemplo. Quando não for possível realizar, explique o motivo e remarque para uma data mais viável. 

Desenvolver atividades que desperte prazer e alegrias em comum é sempre relevante como passeios ao ar livre, ou a simples arrumação da mesa do almoço. Conhecer os desejos e objetivos do pequeno também facilita na aproximação da relação, na importância que é dada ao outro e amplia a intimidade e vínculo de segurança para que os pais sejam sempre queridos pelos filhos para compartilhar suas decisões, seus medos, seus gostos e emoções. 

Apesar da rotina intensa e agitada que grande parte dos adultos enfrenta hoje em dia, é possível usar a criatividade para dedicar um tempo especial aos filhos e assim garantir uma relação mais próxima e firme com rotina mais saudável! Quem consegue estabelecer uma relação baseada no companheirismo, confiança, amor e diálogo gera sentimento de proteção. Para uma criança, isso é essencial, pois fortalece a interpretação de que ela terá o apoio dos pais em qualquer situação da vida e contribui, em muito, na prevenção de diagnósticos de depressão ou fragilidades emocionais futuras. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Falta de tempo dos pais/recompensas…

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Falta de tempo dos pais/recompensas…, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Falta de tempo dos pais/recompensas….


0 comentários

Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções
Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

As crenças dos pais e cuidadores influenciam diretamente em como as crianças irão enxergar o mundo, o outro e principalmente a si mesmas. Todos nós temos nossos medos, ansiedades, sentimos raiva, tristeza e para cada um de nós as emoções têm uma intensidade, um significado e um motivo para que elas se expressem. Ensinar os pequenos a reconhecer as emoções, é muito importante para que tenhamos pessoas mais inteligentes emocionalmente.
O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

A Terapia de Aceitação e Compromisso ou ACT (Acceptance and Commitment Therapy) foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo psicólogo Steven Hayes e por seus colegas Kelly Wilson e Kirk Strosahl. Ela tem se mostrado altamente eficaz na solução de uma série de problemas, desde depressão, ansiedade, dor crônica e até mesmo vício em drogas.

Quando eu devo perdoar meu parceiro?

A reposta para esta pergunta é SEMPRE! Sempre Cris? Mas ele não merece!!! O perdão não é para ele… porque ele merece… é para você! Porque você merece PAZ! Te explico melhor aqui neste vídeo. Vem Comigo!!!
Leia mais

Como ter inteligência emocional?

Quanto maior a inteligência emocional, maior a qualidade das relações e interações sociais. Você já parou para pensar como podemos ter mais inteligência emocional?
Leia mais

Rede Social x Saúde Mental

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. Mas o que acontece para que um número cada vez maior de pessoas se sinta atraída como se estivessem hipnotizadas, mesmo sabendo o quanto esse hábito em excesso pode ser prejudicial à saúde mental?
Leia mais

Como lidar com a Ansiedade diante da chegada de um Novo Ano?

A chegada do Ano Novo traz consigo a ideia de Recomeço! Para muitas pessoas, representa esperança, prosperidade e expectativas positivas para ”uma nova vida”. Nessa época, também é comum nos sentirmos ansiosos pela vontade de renovação e mudança. Mas, não podemos nos esquecer que a Ansiedade é uma sensação normal e nem sempre ruim. Ela faz parte do nosso instinto de proteção e nos prepara para lidar com as situações de perigo ou estresse.
Leia mais
Como lidar com a Ansiedade diante da chegada de um Novo Ano

Você reclama demais?

Você já parou para reparar quantas vezes você reclamou hoje? O nosso dia a dia está cada vez mais cheio de obrigações e afazeres. Muitas vezes o cansaço e as preocupações fazem com que façamos das reclamações um hábito. Se você se identificou com esse conteúdo, assista ao vídeo.
Leia mais
Voce Reclama Demais blog casule

Como sair do efeito platô?

Você já percebeu que, no processo de emagrecimento, a perda de peso costuma ser ótima nos primeiros meses, mas depois estaciona? Por que será que isso acontece? E como evitar tal efeito platô e continuar a ter resultados? É isso que a nutricionista Isa Polastri explica no vídeo de hoje.
Leia mais
Como-sair-do-efeito-plato-BLOG

Por que ele não me dá valor?

Você já ouviu a frase “a gente só da valor quando perde? Sabia que de certa forma, é uma frase que faz sentido? Neste vídeo, a psicóloga Cristiane Schumann explica o porquê de não darmos tanto valor àquilo que está disponível para nós. Depois de entender a teoria da disponibilidade, certamente muita coisa irá mudar na sua vida!
Leia mais
por-que-ele-não-me-dá-valor

Como ajudar uma pessoa com Depressão?

A Depressão não precisa necessariamente vir acompanhada de perdas marcantes ou evidentes. E nem deve ser confundida com aquela tristeza que veio por uma situação que normalmente nos deixaria triste, ou chateado.
Leia mais
como-ajudar-uma-pessoa-com-depressão-

Dicas para diminuir a Procrastinação e organizar melhor sua Rotina

A Procrastinação é uma Distorção Cognitiva – pensamentos automáticos disfuncionais que distorcem a realidade para que esta se torne condizente com nossas crenças e interpretações anteriores. Mascarada pelo pensamento de ”depois eu faço”, a pessoa tende a adiar tarefas e acumular várias atividades. Geralmente isso acontece por insegurança e promove muita culpa e sintomas de Ansiedade.
Leia mais
dicas para diminuir a procrastinação
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This