fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Para quem está no começo, o método pode ajudar a escolher qual é a carreira ideal e como entrar com o pé direito no mercado de trabalho. Para quem já tem uma carreira consolidada, mas deseja mudar, o coaching pode estimular uma transação segura e benéfica. E para quem já está trabalhando há algum tempo e quer um cargo maior, o método ensina a focar em aprimoramento, tanto comportamental quanto técnico.

Não importa qual seja a jornada que você está prestar a seguir, o coaching está preparado e vai ter ajudar a exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, essenciais para qualquer profissional que deseja evoluir diariamente. O método coopera fortemente para o aumento da motivação pessoal, o reposicionamento de profissionais com longos anos de mercado, a recolocação, atualização e em processos de mudança nas empresas.

Ao trabalhar com o progresso de habilidades profissionais, emoções, anseios, perspectivas e sonhos, o coaching traz efeitos positivos que podem ser vistos em curto, médio e longo prazo. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half, em 2012, o coaching de carreira oferece impactos positivos para 88% dos profissionais brasileiros.

Esse dado é muito relevante, não é mesmo? Se tantas pessoas já aderiram ao método, por que ainda existem pessoas que não o fizeram? Você é uma dessas pessoas? Não se preocupe, pois é importante que você tome o tempo que for necessário para realizar uma decisão como essa. Afinal, ela vai mudar muito os rumos da sua vida profissional e pessoal, até mesmo equilibrando-as para que você consiga viver os dois períodos de forma saudável.

Para conseguir alcançar o sucesso com o coaching, o coachee elabora planos de ação firmes, baseados nas necessidades e metas estabelecidas com a ajuda do coachee. Só que, lugar de simplesmente realizar o trabalho por ele, o coach apoia na visualização dos objetivos e na motivação para realizar as ações que conduzirão aos resultados desejados para a carreira profissional.

Nesse meio, é essencial entender que cada caso é um caso. Portanto, não é possível estabelecer os mesmo processos para todas as pessoas. Cada uma deve chegar a objetivos diferentes, em tempos diferentes e com ferramentas diferentes. O que não muda é que, no final, você terá passado por fases de autoconhecimento, autodesenvolvimento e de autoconfiança.

O processo de coaching de carreira

O processo contribui com o desenvolvimento de uma pessoa de forma rápida, por meio da visualização dos pontos fortes, como também dos pontos que precisam ser desenvolvidos. Entenda mais:

  • Com a ajuda de técnicas especializadas, o coachee é capaz de encontrar quais são as características profissionais e pessoais que são destaques positivos e que merecem ser fortalecidas.
  • Também encontra pontos positivos que podem estar escondidos por medo ou outros motivos. A partir dessa descoberta, o coach trabalha qual é o melhor caminho para que estes cheguem à superfície e contribuam de forma vantajosa.
  • Para completar, o método ensina a buscar pelos pontos negativos que acabam influenciando o dia a dia. São características que impedem o progresso e o desenvolvimento tranquilo das habilidades que precisam de força.

Ainda é possível dizer que o caminho do autoconhecimento traz a inteligência emocional, fundamental para quem lida com situações adversas ou de pressão ao longo da carreira ou até mesmo na vida pessoal. O gerenciamento de sentimento é um passo importante para a maturidade.

Todo esse processo não é rápido, mas é efetivo, pois permite que o coachee rompa barreiras e crenças limitantes e desenvolva a autoconfiança. Assim o seu futuro profissional é permeado pelo “conhecer a si mesmo”, explorando de maneira assertiva seu potencial e atingindo resultados satisfatórios, tanto em sua carreira quanto pessoalmente.

Durante essa evolução, o coach também ajuda o coachee a escolher, entre várias, as melhores oportunidades de emprego que lhe serão ofertadas, fazendo o estudo detalhado dos valores reais do seu coachee e o que ele almeja para a sua vida profissional em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, o coachee será auxiliado a não optar por ingressar em um emprego sem força de vontade/desânimo e que seja incongruente com suas metas e propósito de vida.

O coaching e o propósito de vida

Ao longo deste texto, você pôde perceber que fazer uma mudança de vida profunda como esta que o coaching proporciona não é algo fácil, mas também não é impossível. Por isso, após ler este texto, é preciso você dê o próximo passo e encontre o método do coaching que mais se adéqua às suas necessidades. Com isso, você já estará a frente de muitas pessoas no mercado de trabalho que buscam por progresso sem compreender direito a si mesmos.

Quero destacar que, sem dúvida, auxiliar na definição da missão de vida de um profissional é um dos principais e mais importantes benefícios que o coaching de carreira pode proporcionar. Digo isso, pois, ao entender que realmente dá sentido à sua existência e identificar as coisas que realmente fazem a pessoa mais feliz, o coachee tem mais condições de definir desejos profissionais e também pessoais.

Esse é um tema tão relevante, pois na nossa sociedade, o trabalho é uma das fontes de realização do ser humano e uma atividade que toma grande parte do seu tempo. É só pensar na quantidade de horas da sua semana você usa apenas com a sua vida profissional. Por isso, quanto mais sintonizados com o que fazemos todos os dias, mais nos sentiremos plenos e teremos possibilidades de conquistar resultados extraordinários em nossa carreira e vida como um todo. Invista em coaching e ouse ir além!

Comente abaixo se você tem alguma dúvida a respeito do método coaching. Aproveite para compartilhar este artigo com um amigo que está pensando em ser coachee. 

Até o próximo artigo!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/definicao-de-coaching-de-carreira/

Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Share This