fbpx
banner-paisagem-teste-ansiedade-v2.1Reduzido-1280x145Powered by Rock Convert

Em tempos de Páscoa, o consumo de bombons, barras e ovos de chocolate é uma tradição bem presente na nossa cultura. Mas muitas pessoas ficam preocupadas com este consumo, principalmente quando ele se torna excessivo. Se estiverem em processo de emagrecimento o incômodo é ainda maior, podendo chegar ao sentimento de medo e culpa.

O nosso paladar sabe muito bem até onde vai o prazer em comer e, para isso, não é preciso grande quantidade. Chega um momento em que não estamos mais aproveitando a sensação gostosa do chocolate derreter na boca e sim, estamos comendo por comer. É nesse momento em que se deve parar. Quanto mais consciente você estiver na hora de comer, mais claro esse momento ficará para você. Algumas estratégias são guardar o doce para comer aos poucos ao longo da semana, porcionando em partes iguais e guardando em saquinhos ou pequenos potes. Outra estratégia seria comer em companhia, dividindo o doce com quem você ama. Também é possível doar os chocolates para alguém, caso tenha ganhado muitos.   

Saiba que, tanto a Páscoa como outros momentos pontuais como este, não são capazes de interferir no seu condicionamento físico nem de gerar ganho de peso. A Páscoa é uma comemoração de um dia que deve ser aproveitada em família. Por isso, não fique culpado. Ainda mais se você já pratica uma rotina de alimentação natural, tem equilíbrio no comer, faz atividade física regularmente: não é preciso se preocupar! Apenas volte para sua rotina alimentar na próxima refeição, volte a treinar, sem apelar para jejuns ou treinos excessivos por compensação.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Caso tenha o desejo de escolher um chocolate de melhor qualidade, prefira os que possuem maior porcentagem de cacau em sua composição, como o chocolate 70% cacau. Você sabia? Ele tem menos açúcar e as propriedades do cacau estão mais disponíveis, já que ele possui compostos como epicatequina – componente responsável pela saúde vascular, catequina – que combatem o excesso de substâncias tóxicas no organismo (como as que absorvemos da poluição, dos alimentos ultraprocessados, do uso de plásticos e cosméticos), procianidinas – que inibem inflamação aguda e flavonóis – que diminuem o risco de doenças do coração. 

O chocolate 70% cacau pode ficar ainda mais gostoso se vier com frutas secas, como damasco, passas, coco, com oleaginosas, como castanha de caju, amêndoas, nozes ou acompanhado de coberturas, como pasta de amendoim, creme de avelã, etc.

Com chocolate ou sem chocolate, o importante é aproveitar esse momento para comemorar a vida! 

Feliz Páscoa.

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Share This