fbpx
assuntos-delicados-com-meu-filho---site-Casule---psicóloga-Milena

Como abordar assuntos delicados com meu filho?

Atualizado em 11/01/2019
Por Redatora Casule

Como abordar assuntos delicados com meu filho?

Atualizado em 11/01/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

banner-paisagem-teste-ansiedade-v2.1Reduzido-1280x145Powered by Rock Convert

Se você possui filhos, já deve ter sido questionado em algum momento com perguntas do tipo: “Como nascem os bebês?” ou “O que acontece quando alguém morre?”. Pois é, os filhos, vez ou outra, têm algumas perguntinhas que deixam os pais às vezes sem saber como respondê-las.
         Na convivência entre pais e filhos, alguns assuntos são conversados normalmente, porém, outros podem ser considerados tabus ou então gerar dúvidas sobre como devem ser abordados.
         Quando se comenta que é necessário tratar determinados assuntos com os filhos, não significa sentá-los no sofá e falar de maneira formal. A melhor forma de fazer isso pode ser em uma oportunidade simples ou até mesmo durante uma brincadeira.    
         Por isso, algumas orientações podem ajudar você a lidar com assuntos delicados quando for questionado por alguma criança, ajudando assim a trilhar um caminho de diálogo.
       E não se esqueça… Falar sobre algumas questões “delicadas” não precisa ser uma tarefa difícil!              

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert
  • Se você se sentir desconfortável ou incerto sobre o assunto questionado pelo seu filho, não é preciso ficar nervoso ou forçar-se a respondê-lo de imediato. Mantenha a tranquilidade durante a conversa e diga que vai buscar saber melhor sobre a pergunta dele. 
  • Os livros infantis podem ser utilizados como recursos para introduzir e discutir muitos assuntos, além de ser uma ferramenta didática e lúdica de ensinar as crianças.
  • É recomendado que você use da empatia o máximo possível, e aceite o que o seu filho está sentindo enquanto aborda o assunto. A reação dele pode não ser o que você espera, portanto é necessário ter cuidado para não interpretá-lo de maneira errada. 
  • Tente ser sensível ao desejo do seu filho sobre conversar quando estiver pronto. O segredo é introduzir o assunto aos poucos, sempre criando um ambiente favorável ao diálogo, de forma que todos se sintam confortáveis. 
  • Ouça atentamente o que a criança quer realmente saber. Por exemplo, “Como os bebês nascem?” pode significar abordagens diferentes. Para deixar tudo mais claro, você pode perguntar para seu filho: “O que você já sabe a respeito?” ou “O que já te falaram sobre isso?”. É importante saber o contexto que gerou essa dúvida para aí então responder apropriadamente.
  • A forma de falar e agir dos pais é fundamental. Trate o assunto com leveza, sem forçar a barra em conceitos bons e ruins. O importante na conversa é que o filho sinta um interesse genuíno dos pais, sinta-se especial e que suas preocupações ou dificuldades também são de seus pais.
  • Não leve na brincadeira as perguntas que ele fizer por mais simples que pareçam, pois para ele são muito importantes, por isso, valorize o conteúdo abordado. 
  • Se a família ou a criança estiver passando por um momento complicado e que exija uma explicação detalhada ou profunda, talvez seja interessante buscar o auxílio profissional para saber exatamente como abordar o tema.
banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Como abordar assuntos delicados com meu filho?.


0 comentários

O estresse na pandemia e a compulsão por compras

Com a chegada do coronavírus foi necessário que toda a população fizesse, de forma repentina, inúmeras adaptações na sua rotina e isso gerou estresse e ansiedade em muitas pessoas. Estamos vivendo em um ambiente de intensa mudança e restrição: nossa liberdade de ir...

Leia mais
O estresse na pandemia e a compulsao por compras blog casule

Minha casa virou escritório!

Vivemos tempos de reorganização em todas as esferas da vida. O isolamento social trouxe limitação para o nosso dia-a-dia, inclusive no ambiente de trabalho. Lá no escritório, era onde as ideias surgiam, as reuniões aconteciam e onde se cultivava a carreira. Aqui em...

Leia mais
Minha-casa-virou-escritório-blog-casule

Você sabe o que é bioimpedância?

A bioimpedância é um aparelho moderno e tecnológico usado para avaliar a composição corporal do paciente durante o acompanhamento nutricional.  Para quê serve? Ela é capaz de apontar o percentual de gordura corporal e de massa magra de forma muito fidedigna,...

Leia mais
Você-sabe-o-que-é-bioimpedância-blog-casule

Como desenvolver resiliência para enfrentar a quarentena?

Desde que anunciada a pandemia do novo coronavírus pela OMS (Organização Mundial da Saúde), houve um crescimento de casos no Brasil. A avalanche de informações sobre o risco da doença tem provocado, na maioria das pessoas, muitas reações, que vão de crises de...

Leia mais
Como-desenvolver-resiliência-para-enfrentar-a-quarentena-blog-casule

Será que a low carb é só mais uma dieta? (Vídeo Completo)

A dieta low carb vem sido praticada por muitas pessoas. Mas será que elas sabem ao certo quais alimentos escolher? Será que é apenas comer proteína em grande quantidade e retirar o carboidrato da alimentação? Saiba agora para quem ela é indicada, quais são os seus...

Leia mais
Será que a low carb é só mais uma dieta - Capa BLOG

A contribuição dos pets durante o período de Isolamento

Você sabia que um animalzinho de estimação pode ser um grande aliado nessa fase de isolamento social? Antes desse período atípico, os animais de estimação já eram considerados como importantes auxiliares no tratamento psicológico, e por vezes, classificados como...

Leia mais
Terapia-e-Pets-blog-casule

Sintomas físicos do estresse

Você sabe o que é estresse?   Ao contrário do que muitos pensam, o estresse é uma reação natural, necessária e comum do organismo que acontece mediante situações desafiadoras, ameaçadoras, de perigo ou prejudiciais, que podemos chamar como eventos...

Leia mais
Sintomas-físicos-do-estresse-blog-casule

O que é viver seguindo um propósito?

Propósito, uma palavra que tem sido bastante falada atualmente. Você sabe o que realmente isso significa? Basicamente, propósito é o objetivo de vida de uma pessoa, aquilo que a motiva a acordar todas as manhãs. Tornar-se consciente em relação ao seu, permitirá que...

Leia mais
O-que-é-viver-seguindo-um-propósito-blog-tiago-curcio
Tenha o total controle das informações do seu negócio, e conte com a nossa solução para crescer com você.
Share This