Você tem memória ruim-Tem certeza-casule

Você tem memória ruim? Tem certeza?

Atualizado em 28/10/2017
Por Redatora Casule

Você tem memória ruim? Tem certeza?

Atualizado em 28/10/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você tem memória ruim? Tem certeza?

A habilidade de memorização não é igual para todos, e há quem tenha sérios problemas em fazê-lo. Seja por ler vários textos e materiais para uma prova ou ter inúmeras tarefas rotineiras a serem cumpridas em um dia ou mesmo cumprir com metas e horários no trabalho. Conseguir lembrar todas as particularidades é complicado e está fora do alcance normalmente No entanto, se adotar certos passos, esta tarefa poderá tornar-se menos complicada.

 

Dicas:

  1. Repita: a informação imediatamente e mais de uma vez, ajudará na fixação. Seja de um nome; número ou conhecimento.
  2. Defina suas prioridades:mentalmente, relembre o que vai ser preciso ser feito durante as próximas horas ou no dia, e anote em um papel na ordem de prioridade.
  3. Crie listas:também conhecidas como “listas do que fazer”, o registro do que você precisa concluir no dia ajudará a fixar na memória além de organizar o seu dia.
  4. Tenha, ou use no celular, o Bloco de Notas:Caso você tenha alguma ideia repentina ou lembre de outro compromisso, basta pegar o celular e anotar o lembrete no Bloco de Notas e colar um alarme para lembrá-lo do item. Ou utilize, se preferir, o Bloco de Notas em forma física, e cole as páginas em locais que você sempre vai bater o olho (agenda, computador, geladeira, espelho, etc).
  5. Tenha uma Agenda:pode ser online ou física (a que for mais confortável), mas mantenha a sua agenda sempre em dia. É com este instrumento de organização pessoal e profissional que você terá uma visão bem ampla das atividades ao longo dos seus dias e, no caso digital, você receberá alertas destes compromissos agendados. Porém mais importante ainda… Olhe a agenda! Crie a rotina de conferir diariamente.
  6. Envie a você mesmo uma mensagem: Quando não houver outra possibilidade de registro, “envie-se” uma mensagem de texto ou de voz (o aplicativo Telegram facilita muito essa dica) ou mesmo um e-mail. A mensagem ficará registrada até que possa recuperá-la ou transferi-la para sua agenda.
  7. Caixa de entrada” de anotações na cabeceira da cama: Ao dormir nossa mente ainda trabalha elaborando novas ideias, este é um bom momento para tirar os pensamentos da cabeça e registrá-los, deixando assim a mente descansar e guardando o conhecimento ou ideia para ser usado no dia seguinte.
  8. Tenha uma Rotina: Designe dias certos da semana para fazer certas coisas, como supermercado as segundas, lavar a roupa às terças e assim por diante. O Hábito pode ser o melhor amigo da sua memória.
  9. Um grande calendário para todos da casa: Se sua casa contém cinco pessoas de três gerações ou mesmo apenas uma pessoa e um animal de estimação, postar um calendário de grandes dimensões em um lugar central (como a cozinha) pode ser um lembrete bem funcional. Use um marcador de cor diferente para anotar compromissos de cada membro da família, convites, médicos e compromissos.
  10. Guarde objetos sempre no mesmo lugar: de acordo com função e categoria. Estabeleça um padrão para que você não tenha que gastar tempo e energia pensando a onde colocou tal item.
  11. Fale: com um amigo ou familiar ou consigo mesmo (em voz alta) sobre o que está tentando memorizar. É muito mais fácil se lembrar de uma conversa do que de um pensamento.
  12. Visualize: Precisa decorar uma lista de palavras ou nomes? Você terá maior probabilidade de lembrar as palavras se elas forem associadas a imagens — especialmente se você se considera uma pessoa que aprende visualmente.
  13. Exercite seu cérebro: Como qualquer outra parte de seu corpo, seu cérebro também é precisa de exercícios para se manter em forma, assim como um músculo precisa para não atrofiar e enfraquecer.
  14. PRESTE ATENÇÃO: Talvez o melhor (e possivelmente o mais difícil) truque de memória é simplesmente prestar atenção na tarefa, conversa ou experiência atual. A distração torna nossa memória mais fraca e, consequentemente, aumenta nossa tendência a esquecer das coisas.

 

terapia-online-casule-banner

A verdade é: não existe memória “ruim”, o que existe é memória mal utilizada.

Guardamos aquilo o qual temos mais interesse, então começar a valorizar e reforçar tarefas e deveres diários é fundamental para torná-los menos enfadonhos e esquecíveis. Temos uma memória excelente, só não é adequada para o que tentamos guardar hoje em dia. Lembramos muito bem de imagens que já vimos, por exemplo: fotos da infância ou cenas do seu filme favorito. Até mesmo caminhos e locais são fáceis de memorizar, pois somos animais visuais que dependem de espaço a milhões de anos. Enquanto só começamos a acumular informação como fatos; nomes; endereços ou mesmo listas de compras a milhares de anos.

Se você treinar bem sua memória, utilizar de ferramentais, criar rotinas e estabelecer objetivos, você dará um passo enorme rumo à memorização, mas caso tenha dificuldade no processo ou tem vivenciado muitos problemas e transtornos decorrentes dessa dificuldade, a Casule está de portas abertas para te ajudar a conquistar seus objetivos!

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Você tem memória ruim? Tem certeza?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você tem memória ruim? Tem certeza?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você tem memória ruim? Tem certeza?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This