A habilidade de memorização não é igual para todos, e há quem tenha sérios problemas em fazê-lo. Seja por ler vários textos e materiais para uma prova ou ter inúmeras tarefas rotineiras a serem cumpridas em um dia ou mesmo cumprir com metas e horários no trabalho. Conseguir lembrar todas as particularidades é complicado e está fora do alcance normalmente No entanto, se adotar certos passos, esta tarefa poderá tornar-se menos complicada.
Dicas:
- Repita: a informação imediatamente e mais de uma vez, ajudará na fixação. Seja de um nome; número ou conhecimento.
- Defina suas prioridades:mentalmente, relembre o que vai ser preciso ser feito durante as próximas horas ou no dia, e anote em um papel na ordem de prioridade.
- Crie listas:também conhecidas como “listas do que fazer”, o registro do que você precisa concluir no dia ajudará a fixar na memória além de organizar o seu dia.
- Tenha, ou use no celular, o Bloco de Notas:Caso você tenha alguma ideia repentina ou lembre de outro compromisso, basta pegar o celular e anotar o lembrete no Bloco de Notas e colar um alarme para lembrá-lo do item. Ou utilize, se preferir, o Bloco de Notas em forma física, e cole as páginas em locais que você sempre vai bater o olho (agenda, computador, geladeira, espelho, etc).
- Tenha uma Agenda:pode ser online ou física (a que for mais confortável), mas mantenha a sua agenda sempre em dia. É com este instrumento de organização pessoal e profissional que você terá uma visão bem ampla das atividades ao longo dos seus dias e, no caso digital, você receberá alertas destes compromissos agendados. Porém mais importante ainda… Olhe a agenda! Crie a rotina de conferir diariamente.
- Envie a você mesmo uma mensagem: Quando não houver outra possibilidade de registro, “envie-se” uma mensagem de texto ou de voz (o aplicativo Telegram facilita muito essa dica) ou mesmo um e-mail. A mensagem ficará registrada até que possa recuperá-la ou transferi-la para sua agenda.
- “Caixa de entrada” de anotações na cabeceira da cama: Ao dormir nossa mente ainda trabalha elaborando novas ideias, este é um bom momento para tirar os pensamentos da cabeça e registrá-los, deixando assim a mente descansar e guardando o conhecimento ou ideia para ser usado no dia seguinte.
- Tenha uma Rotina: Designe dias certos da semana para fazer certas coisas, como supermercado as segundas, lavar a roupa às terças e assim por diante. O Hábito pode ser o melhor amigo da sua memória.
- Um grande calendário para todos da casa: Se sua casa contém cinco pessoas de três gerações ou mesmo apenas uma pessoa e um animal de estimação, postar um calendário de grandes dimensões em um lugar central (como a cozinha) pode ser um lembrete bem funcional. Use um marcador de cor diferente para anotar compromissos de cada membro da família, convites, médicos e compromissos.
- Guarde objetos sempre no mesmo lugar: de acordo com função e categoria. Estabeleça um padrão para que você não tenha que gastar tempo e energia pensando a onde colocou tal item.
- Fale: com um amigo ou familiar ou consigo mesmo (em voz alta) sobre o que está tentando memorizar. É muito mais fácil se lembrar de uma conversa do que de um pensamento.
- Visualize: Precisa decorar uma lista de palavras ou nomes? Você terá maior probabilidade de lembrar as palavras se elas forem associadas a imagens — especialmente se você se considera uma pessoa que aprende visualmente.
- Exercite seu cérebro: Como qualquer outra parte de seu corpo, seu cérebro também é precisa de exercícios para se manter em forma, assim como um músculo precisa para não atrofiar e enfraquecer.
- PRESTE ATENÇÃO: Talvez o melhor (e possivelmente o mais difícil) truque de memória é simplesmente prestar atenção na tarefa, conversa ou experiência atual. A distração torna nossa memória mais fraca e, consequentemente, aumenta nossa tendência a esquecer das coisas.
A verdade é: não existe memória “ruim”, o que existe é memória mal utilizada.
Guardamos aquilo o qual temos mais interesse, então começar a valorizar e reforçar tarefas e deveres diários é fundamental para torná-los menos enfadonhos e esquecíveis. Temos uma memória excelente, só não é adequada para o que tentamos guardar hoje em dia. Lembramos muito bem de imagens que já vimos, por exemplo: fotos da infância ou cenas do seu filme favorito. Até mesmo caminhos e locais são fáceis de memorizar, pois somos animais visuais que dependem de espaço a milhões de anos. Enquanto só começamos a acumular informação como fatos; nomes; endereços ou mesmo listas de compras a milhares de anos.
Se você treinar bem sua memória, utilizar de ferramentais, criar rotinas e estabelecer objetivos, você dará um passo enorme rumo à memorização, mas caso tenha dificuldade no processo ou tem vivenciado muitos problemas e transtornos decorrentes dessa dificuldade, a Casule está de portas abertas para te ajudar a conquistar seus objetivos!