Voce-sabe-o-que-significa-TEA-blog-casule (1)

Você sabe o que significa TEA?

Atualizado em 16/09/2019
Por Redatora Casule

Você sabe o que significa TEA?

Atualizado em 16/09/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que significa TEA?

 Transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento cujas características principais consistem em prejuízos sociais e de comunicação, restrições de interesse, comportamentos repetitivos e estereotipados.

É fundamental entender antes de tudo, que pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) possui dificuldade para compreender a linguagem corporal das outras pessoas, assim como suas expressões faciais e entonação de voz.

Características esperadas:

  • Problemas de comunicação
  • Dificuldade para seguir regras
  • Atenção curta
  • Questões sensoriais
  • Dificuldades de interação social
  • A criança sabe falar, mas prefere não falar nada e mantém-se calada por horas, mesmo quando fazem perguntas para ela; 

Os sintomas também podem ser percebidos em adolescentes e adultos, e alguns dos mais comuns são o isolamento, não olhar nos olhos, agressividade e dificuldade para se adaptar a uma nova rotina. É importante lembrar que apenas alguns destes sinais não confirmam o autismo, sendo importante a consulta com um profissional qualificado, psiquiatra, psicólogo e pediatra  que poderão fazer uma avaliação clínica mais específica.

terapia-online-casule-banner

Crianças com TEA precisam de instruções bastante explícitas, coisas que a maior parte das pessoas aprende intuitivamente, apenas observando, são difíceis de serem entendidas por pessoas com TEA. Por isso é importante ser claro e ensinar que um comportamento não é adequado. Você pode dar dicas visuais, vídeos e “ treinos com teatro” podem ajudar, manter as instruções curtas, explicar especificamente por que o comportamento é inadequado, por exemplo:

“Você pegou o brinquedo da mão da sua colega sem antes perguntar se ela queria emprestá-lo.” Explique qual foi a consequência do comportamento, e como ele fez a outra pessoa se sentir, por exemplo:

  • “Isso fez sua colega se sentir com raiva e ela chorou porque não estava preparada para dividir o brinquedo naquele momento.”

Explique como ela poderia ter lidado melhor com a situação, por exemplo:

  • “ Você deveria ter pedido brinquedo antes de tomá-lo de sua colega e esperado por sua resposta. Se ela não estivesse pronta para dividir o brinquedo naquele momento, você deveria esperar calmamente.” 

O diagnóstico de autismo traz sempre sofrimento para a família inteira. Por isso, as pessoas envolvidas pais, irmãos e parentes precisam conhecer as características do espectro e aprender técnicas que facilitam a autossuficiência e a comunicação da criança e o relacionamento entre todos que com ela convivem. Crianças com autismo precisam de tratamento e suas famílias de apoio, informação e treinamento.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você sabe o que significa TEA?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabe o que significa TEA?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe o que significa TEA?.

0 comentários

Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais

Como os super-heróis podem ajudar no desenvolvimento infantil?

Com base nas histórias de super-heróis é possível trabalhar diversos temas e habilidades com as crianças. A maioria das histórias tratam de assuntos como humanidade, emoções, justiça, amizade, confiança, altruísmo, humildade, empatia, virtudes, esperança, responsabilidade, fazer o bem...
Leia mais

Como funciona o atendimento nutricional?

Entender sobre o atendimento nutricional pode encorajar aqueles que buscam alcançar bons resultados. No vídeo, falo os 5 aspectos avaliados no atendimento e dicas para encontrar profissionais que possam atender suas necessidades.
Leia mais
Como-funciona-o-atendimento-nutricional-BLOG

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Leia mais
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This