Disbiose é o descompasso da flora intestinal, em que há maior quantidade de bactérias patogênicas, leveduras e toxinas do que microorganismos benéficos povoando o intestino. Esse desequilíbrio atrapalha o bom funcionamento do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes, digestão e imunidade, ocasionando doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, infecções urinárias, alergias, artrites, doenças autoimunes, ansiedade, depressão, problemas dermatológicos, deficiências nutricionais e outros transtornos.
Dentre os sintomas da disbiose pode-se observar: diarreia ou constipação, ou ambas, candidíase de repetição, flatulência, irritabilidade, alergias, depressão, baixa imunidade, queda de cabelo e unhas quebradiças, distúrbio de pele, acne, entre outros.
A obesidade pode ser um grande fator para a causa da disbiose intestinal, além dela, existem outros fatores causadores desse distúrbio, dentre eles, podemos citar:
- Dieta inadequada, com ingestão elevada de proteínas animais, açúcares, carboidratos refinados, industrializados, excessivo consumo de gordura vegetal saturada e baixa ingestão de fibras;
- Baixa ingestão de água;
- Estresse do dia a dia;
- Intoxicação por agrotóxicos e metais pesados;
- Uso abusivo de álcool e tabaco;
- Uso indiscriminado de certos fármacos, como antibióticos, anti-inflamatórios, antiácidos e corticoides;
- Parasitoses.
Como prevenir?
- Mantenha uma alimentação equilibrada em quantidade e qualidade;
- Beba bastante água;
- Consuma todos os dias frutas, verduras e legumes;
- Evite frituras e gordura vegetal saturada;
- Exclua açúcar do seu dia a dia e reduza o consumo de sal;
- Diminua ao máximo a ingestão de industrializados;
- Consuma carne vermelha com moderação;
- Não faça uso de tabaco e álcool;
- Inclua no seu dia a dia alimentos ricos em probióticos, prebióticos e fermentados
Após o diagnóstico desse distúrbio, também é relevante investigar alergias e intolerâncias alimentares, pois, caso presentes, também devem ser tratadas para evitar interferências no tratamento.
Para um tratamento adequado e eficaz da disbiose, é importante o acompanhamento com o profissional nutricionista para iniciar a intervenção dietética individualizada, com as suplementações necessárias.