Transtorno de Personalidade Dependente - casule

Transtorno de Personalidade Dependente

Atualizado em 14/11/2017
Por Redatora Casule

Transtorno de Personalidade Dependente

Atualizado em 14/11/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Transtorno de Personalidade Dependente

A personalidade começa a ser construída na infância e se define na adolescência, sendo o resultado do temperamento (características marcadas pela genética) e pelo caráter (formação que se dá pelas relações e contexto social da pessoa). Antes de entender o que é o transtorno de personalidade dependente, deve-se esclarecer o que são os transtornos de personalidade. Esses tratam-se de padrões de experiências internas e comportamentos rígidos e frequentes, que não geram desconforto ou estranhamento direto à pessoa, ou seja, são egossintônicos; porém interferem na qualidade de vida e nas relações interpessoais dela.

Esses transtornos começam na adolescência ou início da fase adulta e geram sofrimento, principalmente no âmbito social. O transtorno de personalidade dependente é um dos transtornos abordados pelo DSM 5, e tem como características marcantes submissão e apego pelo outro, resultantes de uma necessidade de ser cuidado.

terapia-online-casule-banner

Aqueles com transtornos de personalidade dependente apresentam dificuldade em tomadas de decisões (até mesmo as mais corriqueiras) e em assumir responsabilidades; por terem medo de perder o apoio dos outros, eles apresentam dificuldade em manifestar discordâncias. Sujeitam-se a muitas coisas desagradáveis para ganhar o carinho e cuidado do outro, não ficam sozinhos por muito tempo ao terminar um relacionamento e possuem preocupação irrealista sobre serem abandonados.

O fato dos transtornos de personalidade serem egossintônicos faz com que muitas vezes a pessoa não tome consciência de como o próprio comportamento a coloca e mantém em situações indesejadas. No caso do Transtorno de personalidade dependente, os relacionamentos podem ficar comprometidos pela alta frequência em que a pessoa demanda atenção e cuidado, ou mesmo predispor a pessoa a relacionamentos abusivos. Nesse último caso, perfis abusadores aproveitam do grau de dependência e submissão da pessoa para tirar vantagens.

O sintomas do transtorno de personalidade dependente podem se confundir com outras condições psicológicas, como por exemplo um contexto específico de desamparo, a perda recente de um ente querido, aspectos relacionados ao humor, ou podem ainda significar apenas um traço do transtorno. Nestes casos, não é possível classificá-los como transtorno de personalidade dependente, o qual se dá pelo grau de rigidez, má adaptação e persistência dos sinais relatados. Porém, só um profissional da área pode diagnosticar precisamente esses sintomas.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Transtorno de Personalidade Dependente

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Transtorno de Personalidade Dependente, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Transtorno de Personalidade Dependente.

0 comentários

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This