Terror noturno é distúrbio do sono que afeta crianças!

Atualizado em 31/07/2015
Por Redatora Casule

Terror noturno é distúrbio do sono que afeta crianças!

Atualizado em 31/07/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Terror noturno é distúrbio do sono que afeta crianças!

casule-psicologia-transtorno-do -sono

Pesadelos são comuns na infância, principalmente entre os três e cinco anos de idade. Mas podem se tornar um transtorno do sono, chamado de terror noturno, quando são seguidos de gritos, choros e pedidos de ajuda da criança para se livrar das fantasias que a assombram. “Esporadicamente, não tem problema. Os pais devem acalmar os filhos e colocá-los para dormir novamente. Mas, se acontecer mais de um susto por noite e com frequência, pode ser preocupante”, explica a médica do Laboratório do Sono da Universidade Federal de São Paulo Márcia Hallinan.

Para resolver o problema, a participação dos pais é o quesito mais importante, diz a psicóloga Maria Cristina Capobianco. Primeiro, é preciso minimizar fatores agravantes, como irregularidades na hora de ir para a cama e de despertar e dieta à base de alimentos condimentados ou gordurosos.

Terror noturno é distúrbio do sono que afeta crianças

É aconselhável não gritar com as crianças durante a crise ou acordá-los rapidamente. Caso contrário, o que duraria cerca de 15 segundos pode demorar a passar. “Se os pais estão dispostos a ouvir os relatos sem apavorar-se ou desvalorizá-los, estarão escutando o inconsciente da criança, que obviamente está trazendo algum apelo”, afirma a terapeuta.

Outro recurso que os pais podem usar para ajudar a criança a lidar com o problema é a montagem de uma espécie de peça de teatro com a história do pesadelo. “A criança pode ser o monstro, os pais outra figura. E todos podem inventar um novo desenlace para a trama. Isso devolverá à criança seus poderes mágicos para lutar contra esses bichos assustadores”, explica Maria Cristina. Com bebês, a orientação é segurá-los nos braços, conversando calmamente ou até cantando até que a sensação de terror diminua.

terapia-online-casule-banner

Como fazer a criança dormir?

Nos casos em que as tentativas dos pais não funcionam, a participação de um psicólogo pode ser eficaz para que a criança não se sinta ameaçada e fragilizada diante das dificuldades.

Os pesadelos podem indicar dificuldades na dinâmica familiar. Crianças que presenciaram ou foram vítimas diretas de situações de violência doméstica, tiveram perdas de pessoas significativas ou sofreram abusos sexuais, entre outros traumas, podem apresentar uma intensificação dos sonhos ruins. Esse é um sinal de que a experiência vivida ainda precisa ser trabalhada.

O terror noturno ainda pode ser desencadeado por situações estressantes, como mudança de escola, separação dos pais, perda de um bicho de estimação, briga com um irmão e dor de crescimento.

As consequências do terror noturno são sofrimento e angústia para a criança, além de possível desenvolvimento de insônia precoce. Medo de ficar no escuro, dormir sozinho e sonhar são outros problemas trazidos pelo distúrbio.

FONTE:http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12745-terror-noturno-e-disturbio-do-sono-que-afeta-criancas

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Terror noturno é distúrbio do sono que afeta crianças!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Terror noturno é distúrbio do sono que afeta crianças!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Terror noturno é distúrbio do sono que afeta crianças!.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This