Tempo Psicológico – coaching - casule

Tempo Psicológico – Como Está a Qualidade do Seu Tempo?

Atualizado em 05/05/2018
Por Tiago Curcio

Tempo Psicológico – Como Está a Qualidade do Seu Tempo?

Atualizado em 05/05/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tempo Psicológico – Como Está a Qualidade do Seu Tempo?

O tempo que é registrado nos relógios é chamado cronológico e tem como foco os números, já que utiliza como medidas as horas, os minutos e os segundos e, por isso, é objetivo. Já a percepção que cada pessoa tem em relação à forma como os seus dias passam, é chamada de tempo psicológico e não pode ser medida, pois é completamente subjetiva. Podemos dizer que o primeiro lida com quantidade e o segundo com qualidade, e, por isso, nem sempre são compatíveis.

O Que é Tempo Psicológico?

O grande físico alemão Albert Einstein disse que a diferença entre passado, presente e futuro é apenas uma persistente ilusão. O que ele quis dizer é que o passado e o futuro são apenas projeções criadas pela mente humana e que o único tempo que existe, de fato, é o agora. Você, por exemplo, está na frente de um computador, com seu smartphone ou tablet, fazendo a leitura deste artigo em meu blog e não há outra versão sua realizando outra atividade em qualquer outro lugar.

O tempo psicológico é a ideia de tempo que temos em nossas mentes e que é influenciado pelas lembranças do passado e pelas projeções que fazemos para o futuro. Viver no passado leva um indivíduo a mergulhar em sentimentos de culpa, arrependimentos, ressentimentos, tristezas, principalmente porque ele não está nesse tempo e não tem mais o poder de alterá-lo. Viver no futuro, por sua vez, leva à ansiedade, ao estresse, cria preocupações e tensões, porque ele nunca chega, já que quando o vivemos já se transformou em presente.

A Importância de Ajustar o Tempo Psicológico

O tempo do relógio é aquele que flui de forma natural e automática, sem nenhum tipo de carga emocional envolvida. Trata-se apenas de uma ferramenta que utilizamos para fins práticos, como organizar o nosso dia e nossa rotina de compromissos. Contudo, começar a viver de acordo com o relógio fará com que aprenda a se concentrar no momento atual, sem se permitir afetar pelo sentimento de culpa em relação ao passado ou ansiedade em relação ao futuro.

Ajustar o tempo psicológico para funcionar de acordo com o cronológico é a melhor maneira de fazer uso do seu poder de ação e transformação, para realizar o que deseja e construir a sua história. Uma das formas mais eficazes de conseguir isso é fazendo um uso mais inteligente do seu tempo, organizando compromissos e estabelecendo metas. O que viveu no passado deve ser utilizado para inspirar novas atitudes no presente e mudar aquilo que não vai bem.

A chave para desfrutar do seu tempo de forma positiva é estar ciente de onde deseja ir, ou seja, de tudo o que quer realizar no futuro, mas dedicar toda a sua atenção para os passos que está dando agora, no presente, pois eles são os responsáveis pelo que virá. Honre a oportunidade de mudar, evoluir e realizar que você tem agora, assim, o seu tempo psicológico será ajustado para que desfrute dele ao máximo, vivendo cada segundo de forma plena.

5 Dicas Para Se Concentrar no Aqui e Agora

Quando estamos realizando uma atividade com total atenção, temos a impressão de que o tempo passou mais rápido do que quando estamos dispersos. No segundo caso, geralmente há uma sensação de tédio, que é comum a atividades que não nos proporcionam prazer. Por isso falo tanto a respeito da importância de se trabalhar com o que ama, para que dedique a sua atenção ao momento presente e desfrute dele na essência.

terapia-online-casule-banner

Depois de entender o que é tempo psicológico, confira as dicas poderosas que preparei e que irão te ajudar a se concentrar no momento presente, ajustando o seu relógio interno de acordo com o tempo cronológico.

1 – Organize o Seu Tempo

O primeiro passo é organizar os seus dias, para que consiga se dedicar inteiramente a cada atividade sem ficar se preocupando se realmente dará conta de tudo. Repense os seus compromissos e mantenha apenas aqueles que estiverem de acordo com os seus objetivos. Aprender a dizer não fará com que evite perder o seu precioso tempo com atividades que em nada te acrescentam e servem apenas para te distrair ou agradar outras pessoas.

2 – Evite a Procrastinação

Procrastinar é o ato de adiar atividades que precisa realizar e deixá-las para depois. O resultado disso é o nervosismo e a ansiedade de ter que fazer tudo de última hora, muitas vezes estourando o prazo estipulado. Além de fazer com que tenha a imagem de uma pessoa descomprometida, compromete a qualidade do seu trabalho e faz com que se sinta mal por não conseguir cumprir prazos. Então, se policie para voltar ao foco sempre que sentir vontade de verificar suas redes sociais, e-mails ou conversar com alguém ao telefone. Concentre-se no agora!

3 – Defina Metas

As metas são ferramentas transformadoras e que têm um grande impacto na produtividade dos indivíduos. Nesse sentido, utilizá-las na sua rotina pessoal e de trabalho é uma forma extraordinária de se motivar para se concentrar inteiramente em tudo o que estiver fazendo, sem ficar pensando no passado ou no futuro. Além disso, ao cumprir os alvos relacionados às obrigações, poderá desfrutar com maior tranquilidade dos momentos de lazer e descanso.

4 – Acredite em Você

Elimine crenças bloqueadoras que fazem com que acredite que não será capaz de eliminar os pensamentos em relação ao presente e ao passado da sua vida. A procrastinação, as tensões, a culpa e outras ideias limitantes não te pertencem de forma definitiva e você tem total condição de ressignificá-las em sua mente. Não é porque desistiu rapidamente em outras tentativas de mudança de hábitos que isso irá se repetir agora. Acredite em si mesmo, dê o seu melhor e verá como pode realizar tudo o que quiser.

5 – Olhe Para Si

Além de estar atento ao ambiente, procure sempre olhar para si mesmo e se conhecer. Veja como se sente em relação a cada situação, descubra o que te faz feliz, o que te move. Buscar essas informações fará com que conheça o seu tempo psicológico e entenda quais são os pontos positivos e aqueles que são interessantes de desenvolver, para que aprenda a desfrutar melhor da oportunidade de estar vivo e de ser quem você é.

O tempo é maravilhoso, mas também é implacável, por isso devemos fazer um bom uso dele, a fim de desfrutarmos de cada segundo dessa oportunidade extraordinária que é estarmos vivos. Conecte-se inteiramente com o aqui e agora e o poder de realizar e transformar será conquistado!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/tempo-psicologico-qualidade-tempo/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Tempo Psicológico – Como Está a Qualidade do Seu Tempo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Tempo Psicológico – Como Está a Qualidade do Seu Tempo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Tempo Psicológico – Como Está a Qualidade do Seu Tempo?.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This