Muito Cansaço? Saiba o Que Isso Pode Significar - tiago curcio

Muito Cansaço? Saiba o Que Isso Pode Significar

Atualizado em 22/12/2017
Por Tiago Curcio

Muito Cansaço? Saiba o Que Isso Pode Significar

Atualizado em 22/12/2017
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muito Cansaço? Saiba o Que Isso Pode Significar

O cansaço é uma sensação que os seres humanos experimentam após realizarem esforços com o corpo e a mente. Contudo, é cada vez maior o número de indivíduos que sente muito cansaço e com frequência, mesmo após várias horas de sono. Se isso está acontecendo com você ou alguém próximo, é necessário ficar atento, pois a fadiga excessiva pode ser sinal de que há algo de errado e que precisa ser tratado.

Como Uma Pessoa Com Muito Cansaço Se Sente?

Quando estamos cansados, não conseguimos desfrutar de toda a capacidade que nosso corpo e mente possui. Quando está exausta, uma pessoa criativa, por exemplo, tem dificuldade de ter boas ideias e de se concentrar. Assim como um indivíduo ativo pode não conseguir se exercitar com a mesma intensidade de quando está em seu estado normal. O cansaço excessivo nos deixa mais lentos, tornando mais difícil a realização de atividades normais do cotidiano.

É bastante comum que pessoas que estejam passando por algum problema que gere o excesso de cansaço sejam alvo de preconceito. Elas são vistas como preguiçosas e acomodadas e, até mesmo, ingratas por não aproveitarem as oportunidades que têm. Contudo, é muito importante ter cautela e evitar julgamentos, pois pode se tratar de um problema maior de saúde e que precisa ser tratado.

As Razões Que Levam um Indivíduo a Sentir Muito Cansaço

Quando se sentem cansadas, a maioria das pessoas acredita que a solução seja dormir e que, ao acordar, estarão renovadas. Entretanto, nem sempre isso acontece, pois pode haver uma causa maior por trás dessa fadiga. Veja, a seguir, quais são as principais razões que levam um indivíduo a sentir muito cansaço.

Ansiedade: é um problema que acomete uma grande parte da população atual. A mente do ansioso funciona de forma exaustiva, principalmente com preocupações sobre o que irá acontecer. Com isso, as ondas cerebrais se aceleram mais do que o normal, causando insônia ou impedindo que o sono tenha seu efeito reparador natural. Então, a pessoa acorda e continua com a mesma sensação de cansaço do dia anterior.

Estresse: tem um efeito parecido com o da ansiedade. O cérebro de um indivíduo que está estressado e não para de pensar nos problemas e em situações que precisa resolver. Com isso, não consegue desativar os hormônios noradrenalina e cortisol, que o impedem de descansar enquanto dorme.

Anemia: acontece quando há uma redução da hemoglobina no sangue. Como ela é a responsável por levar o oxigênio para as células, o corpo se torna carente, também, em oxigênio. Com isso, o indivíduo fica sem energia e começa a experimentar uma sensação de cansaço constante.

Problemas Relacionados ao Sono: o sono é fundamental para recuperar o corpo e a mente após mais um dia. Contudo, existem alguns problemas que podem comprometer a sua qualidade, como é o caso da insônia e da apneia. O segundo caso se refere às pessoas que têm problemas para respirar durante a noite, o que faz com que durmam de forma fragmentada, sem descansar por completo.

Depressão – este cansaço provocado por alterações fisiológicas no cérebro somado a problemas de fundo emocional faz com que a pessoa sinta todos os sintomas acima e também não tenha ânimo, disposição, energia e motivação para se levantar da cama ou fazer suas atividades diárias. É uma doença séria que precisa ser tratada por especialistas, pois a sensação de estafa é apenas um dos muitos sinais físicos de que o emocional não vai nada bem e de que precisa ser cuidado com mais atenção.

terapia-online-casule-banner

Dicas Para Ter Mais Energia

Ao perceber alterações na sua energia e notar que continua sentindo cansaço, mesmo após uma noite de sono, é importante buscar ajuda médica para que seja encontrada a causa e o tratamento adequado possa ser realizado. Contudo, existem alguns hábitos que podem ser adotados para sentir mais energizado e, assim, ajudar a evitar o cansaço excessivo. Acompanhe.

1 – Durma o Suficiente

Ao contrário do que muitos pensam, dormir não é perda de tempo, trata-se de oferecer o descanso que seu corpo e mente precisam para estarem prontos para um novo dia. Então, faça o possível para dormir entre 7 e 8 horas por noite. Pessoas que dormem menos de 6 horas têm maiores chances de ter problemas, como: AVC, hipertensão, infarto, arritmia, obesidade e diabetes.

Alguns hábitos que ajudam a ter noites de sono mais reparadoras incluem:

  • Ter horários regulares para dormir, assim o corpo irá se acostumar com a rotina e as chances de sofrer com insônia se tornam menores;
  • Evitar a ingestão de bebidas consideradas estimulantes no fim do dia, como café e energéticos;
  • Fazer refeições leves no jantar e comer, no máximo, duas horas antes do horário de dormir;
  • Evitar utilizar tablets e celulares na cama antes de dormir. Além de as notificações causarem ansiedade e retardarem a vontade de dormir, a luz emitida por esses aparelhos inibe a produção de melatonina, que é o hormônio responsável pelo sono.

2 – Organize a Sua Rotina

Indivíduos que levam uma vida desregrada e sem rotina costumam se sentir mais cansados do que aqueles que organizam suas atividades. Quando há organização, é possível definir horários para tudo, inclusive descansar a mente e dormir. Isso irá permitir que você tenha maior controle sobre a sua vida e, inclusive, com que seja mais produtivo.

Veja hábitos que ajudam a manter a rotina mais organizada:

  • Comece a anotar e planejar os seus compromissos todos os dias;
  • Antes de se comprometer a fazer algo, verifique se aquilo realmente é indispensável;
  • Aprenda a dizer não para compromissos desnecessários ou que realmente não puder ir;
  • Evite deixar obrigações para serem realizadas de última hora, pois isso pode gerar estresse.

3 – Realize Exercícios de Relaxamento

Existem diversos tipos de exercícios que podem te ajudar a desacelerar a mente após um dia de trabalho e, assim, conseguir relaxar. A meditação e exercícios de respiração, por exemplo, costumam trazer resultados bastante satisfatórios, ajudando a aliviar sintomas de estresse e ansiedade.

4 – Adote Hábitos Saudáveis e Positivos

Procurar levar a vida de forma mais saudável e positiva irá te ajudar a ter mais energia e evitar a sensação de cansaço que não passa. Confira algumas sugestões:

  • Faça refeições leves, priorizando alimentos naturais e evite os gordurosos ou muito calóricos;
  • Realize atividades físicas que sejam prazerosas, o que pode ser aulas de dança, caminhada, corrida ou o que preferir;
  • Cuide da sua saúde e faça checkups regulares;
  • Tenha um hobby, uma atividade que considere prazerosa, que pode ser ler, cuidar de plantas, pintar, realizar trabalhos voluntários. Qualquer coisa que faça bem para a sua mente e te dê satisfação;
  • Evite alimentar pensamentos negativos e bloqueadores, se conheça e confie no seu potencial.

Saiba ouvir os sinais do seu corpo e procure o tratamento adequado para o cansaço excessivo. Todos têm o direito de levar a vida de forma plena e feliz e isso inclui você. Então, cuide da sua saúde, ela é o seu bem mais precioso.

Copyright: 632421182 – https://www.shutterstock.com/pt/g/roman%20samborskyi

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/muito-cansaco-saiba-o-que-isso-pode-significar/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Muito Cansaço? Saiba o Que Isso Pode Significar

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Muito Cansaço? Saiba o Que Isso Pode Significar, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Muito Cansaço? Saiba o Que Isso Pode Significar.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This