solteiro-e-sinonimo-de-sozinho-blog-casule (1)

Solteiro, é sinônimo de sozinho?

Atualizado em 17/06/2019
Por Redatora Casule

Solteiro, é sinônimo de sozinho?

Atualizado em 17/06/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Solteiro, é sinônimo de sozinho?

1. Dentre seus pacientes solteiros, você percebe algum padrão de comportamento? Quais as diferenças deles para as pessoas que estão em um relacionamento? 

Eu não acredito que exista um padrão de comportamento entre os pacientes solteiros porque essa fase pode ser interpretada de forma diferente para cada um deles. Tenho pacientes solteiros que estão buscando um relacionamento, que estão “curtindo” a vida de solteiro e outros que não querem namorar. Dentre os que desejam se relacionar, existe a insatisfação com a ausência de um companheiro, ou de uma pessoa compatível. É comum a crença que só serão felizes quando tiverem uma pessoa ao lado. E outros que não estão preocupados com o estado civil, e sim com diversas outras áreas da vida: saúde, pessoal, trabalho, financeira, família e sonhos e planos. 

2- Você como profissional no campo da psicologia acha que ser solteiro está diretamente relacionado a solidão? 

Estar solteiro não é sinônimo de solidão. Assim como estar em um relacionamento amoroso não é sinônimo de felicidade. Eu acredito que é possível estar fora de um namoro ou casamento e ser feliz! Isso depende da interpretação sobre esse momento. Uma pessoa pode estar sozinha, morar sozinha, gostar de ser solitária, gostar do silêncio, não ter muitos amigos e ser feliz dessa forma.

terapia-online-casule-banner

3- O que é recomendado para as pessoas se sentem sozinhas? Como a psicologia lida com esse tema? 

A solidão não é um sentimento necessariamente ruim. Tudo depende do seu ponto de vista. Se você não gosta de ficar sozinho e acha que isso não é para você, é possível que não esteja feliz sem um companheiro(a). Por outro lado, quando você enxerga que a felicidade é um sentimento que não depende de onde ou de quem está ao seu lado, a vida se torna mais leve e feliz.

Dicas para enfrentar de forma leve essa fase:

  • Descubra o lado bom da solidão, aprenda a ser feliz sozinho!
  • Foque nos seus sonhos. 
  • Veja o lado bom da vida!
  • Faça terapia, ou busque meios de se conhecer melhor.
  • Não se isole. Convide seus amigos para sair, visite sua família, construa novas relações. 
  • Ajude outras pessoas, ocupe sua mente em prol da necessidade do outro.
  • Procure conhecer novas pessoas, uma dica é se inserir em grupos que você tenha algum interesse.

E para as pessoas que se sentem sozinhas, mas interpretam como um momento de sofrimento, e que não gostam de estar nessa situação, é importante se cuidar. Cuide da sua auto estima, resgate coisas que gostava de fazer, aprenda coisas novas, lide de uma forma mais funcional e saudável com esse momento da vida, que pode ser passageiro.

Fonte: Trechos da entrevista concedida à produtora Mosaico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pela psicóloga Jéssica Tibúrcio.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Solteiro, é sinônimo de sozinho?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Solteiro, é sinônimo de sozinho?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Solteiro, é sinônimo de sozinho?.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links da quinzena • Casule • Saúde e Bem-estar - […] Solteiro, é sinônimo de sozinho? […]

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria

O funcionamento do TDAH em adultos

O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, conhecido como TDAH, é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta como característica essencial um padrão persistente de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, o qual costuma persistir na vida adulta resultando no comprometimento do funcionamento social, acadêmico e profissional.
Leia mais
O funcionamento do TDAH em adultos

5 passos para solucionar um problema

Em nosso cotidiano sempre surgem problemas inesperados, não conseguimos fugir deles. Nesse vídeo busco explicar quais são os passos mais importantes para estruturarmos uma solução assertiva.
Leia mais
5 passos para solucionar um problema

Formas de Comunicação

A maneira como você expressa sua opinião e interesses está muito relacionada com a interpretação que o outro vai fazer de você, ou da conversa que vocês estão tendo.
Leia mais
formas de comunicação
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This