pensamento acelerado

Síndrome do Pensamento Acelerado

Atualizado em 08/05/2018
Por Redatora Casule

Síndrome do Pensamento Acelerado

Atualizado em 08/05/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Síndrome do Pensamento Acelerado

Você é ansioso, tem dificuldade de concentração e falta de memória, fica facilmente irritado, sente cansaço físico e mental e o seu desenvolvimento intelectual tem sido comprometido? Você pode estar sofrendo da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).

A sociedade atual vive conectada 24h/dia e isto promove a ansiedade, que, por sua vez, provoca a Síndrome do Pensamento Acelerado. Vivemos em um mundo de excessos, com mentes estressadas e agitadas, em que tudo acontece em um ritmo rápido e ansioso. A modernidade alterou o ritmo de construção dos pensamentos e isso gerou sérias consequências para nossa saúde mental.

terapia-online-casule-banner

Este transtorno é algo novo, não consta ainda nos manuais de psiquiatria de transtornos mentais atuais (CID 10 e DSM IV). É uma síndrome e há os que digam que é um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade. Por ser um conceito relativamente novo, a SPA muitas vezes é confundida com o transtorno  de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em função dos sintomas apresentados serem similares, resultando em um diagnóstico equivocado.

Os sintomas podem variar entre: falta de energia para realizar atividades simples, alteração de humor, falta de concentração, sono perturbado, déficit de memória, etc. Ao contrário da Hiperatividade, que possui causas genéticas e ambientais, a SPA está relacionada à dificuldade no gerenciamento dos pensamentos. No mundo moderno, crianças e adolescentes são expostos às informações a todo momento e submetidos excessivamente a diversas tarefas, estímulos sociais e preocupações. Isso acaba por estressar e desgastar o cérebro, impedindo-os de desenvolver outras funções, como a reflexão, paciência, resiliência, empatia, criatividade e tolerância, por exemplo. Por enquanto, este transtorno não é reconhecido como doença, mas é possível amenizar os sintomas. Primeiro é aconselhado a procurar um psicólogo ou psiquiatra para verificar a presença do transtorno.  Algumas dicas podem ajudar a amenizar a ansiedade como: desconectar do mundo, ou seja, desligar aparelhos eletrônicos 2 horas antes de dormir; realizar atividades físicas, mas sem que esta se torne uma obrigação, deve apenas gerar prazer; Entrar em contato com a natureza; Meditar; relaxar, etc

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Síndrome do Pensamento Acelerado

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Síndrome do Pensamento Acelerado, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Síndrome do Pensamento Acelerado.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This