Você é ansioso, tem dificuldade de concentração e falta de memória, fica facilmente irritado, sente cansaço físico e mental e o seu desenvolvimento intelectual tem sido comprometido? Você pode estar sofrendo da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
A sociedade atual vive conectada 24h/dia e isto promove a ansiedade, que, por sua vez, provoca a Síndrome do Pensamento Acelerado. Vivemos em um mundo de excessos, com mentes estressadas e agitadas, em que tudo acontece em um ritmo rápido e ansioso. A modernidade alterou o ritmo de construção dos pensamentos e isso gerou sérias consequências para nossa saúde mental.
Este transtorno é algo novo, não consta ainda nos manuais de psiquiatria de transtornos mentais atuais (CID 10 e DSM IV). É uma síndrome e há os que digam que é um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade. Por ser um conceito relativamente novo, a SPA muitas vezes é confundida com o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em função dos sintomas apresentados serem similares, resultando em um diagnóstico equivocado.
Os sintomas podem variar entre: falta de energia para realizar atividades simples, alteração de humor, falta de concentração, sono perturbado, déficit de memória, etc. Ao contrário da Hiperatividade, que possui causas genéticas e ambientais, a SPA está relacionada à dificuldade no gerenciamento dos pensamentos. No mundo moderno, crianças e adolescentes são expostos às informações a todo momento e submetidos excessivamente a diversas tarefas, estímulos sociais e preocupações. Isso acaba por estressar e desgastar o cérebro, impedindo-os de desenvolver outras funções, como a reflexão, paciência, resiliência, empatia, criatividade e tolerância, por exemplo. Por enquanto, este transtorno não é reconhecido como doença, mas é possível amenizar os sintomas. Primeiro é aconselhado a procurar um psicólogo ou psiquiatra para verificar a presença do transtorno. Algumas dicas podem ajudar a amenizar a ansiedade como: desconectar do mundo, ou seja, desligar aparelhos eletrônicos 2 horas antes de dormir; realizar atividades físicas, mas sem que esta se torne uma obrigação, deve apenas gerar prazer; Entrar em contato com a natureza; Meditar; relaxar, etc