Sabe como controlar a ansiedade antes da prova? Confira essas dicas!

Atualizado em 20/10/2015
Por Redatora Casule

Sabe como controlar a ansiedade antes da prova? Confira essas dicas!

Atualizado em 20/10/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sabe como controlar a ansiedade antes da prova? Confira essas dicas!

casule-psicologia-ansiedade-anti-prova

A ansiedade é uma resposta completamente normal do corpo quando nos deparamos com situações de risco. Acontece que essa sensação ajudou nossos ancestrais a sobreviverem aos mais diversos perigos. Hoje, como não temos tantos perigos no dia a dia, passamos por situações que podem desencadear a sensação de ansiedade, uma delas são as provas.

Sem contar que a ansiedade afeta nosso cérebro, fazendo você ter aquele famoso branco na hora da prova. Mas não se desespere, se você fica muito ansioso nas vésperas ou durante a prova, existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a superar essa sensação e realizar uma boa prova.

1 – Reconheça os sinais

Antes de qualquer coisa, é necessário que você reconheça quando está começando a ficar ansioso. Se seu coração começa a bater mais rápido ou se sente agitado, procure controlar o nervosismo. É preciso reconhecer logo nos primeiros sinais, antes que fique em pânico.

Existem outros sintomas que podem desencadear o nervosismo, como: tremores, tontura, boca seca, taquicardia, gagueira, sensação de sufocamento, ficar com os braços rígidos. Ao sentir qualquer sinal desses, respire fundo e deixe o ar sair devagar.

2 – Respiração

Existem alguns exercícios de respiração que controlam a ansiedade. Você pode realizá-los em qualquer lugar, de pé ou sentado durante a prova. Inspire o ar até sentir sua barriga se movimentando. Depois, expire devagar. Repita esse processo algumas vezes até perceber os sinais desaparecerem.

A respiração “pela barriga” é o tipo de respiração pelo diafragma e é capaz de aproveitar melhor a capacidade dos pulmões. Ela permite que você receba até 7 vezes mais oxigênio do que a respiração torácica, fazendo com que seu cérebro trabalhe melhor.

3 – Conheça a situação

Algumas pessoas se sentem mais confortáveis com situações que já estão familiarizadas. Para evitar o “desconhecido” ou imprevistos, visite o local da prova antes do dia agendado, principalmente, se você não conhece o endereço.

terapia-online-casule-banner

Uma boa maneira de se familiarizar com a prova é realizando simulados da banca organizadora. Quanto mais simulados você fizer, mais estará tranquilo na hora da prova.

4 – Véspera da Prova

No dia anterior da prova, nada de estudar. Você teve um longo período para se preparar e estudar no dia anterior e isso não irá ajudar em nada. Pelo contrário, só cansara seu cérebro e causará mais ansiedade.

No dia anterior, procure relaxar. Vale convidar os amigos para assistir um filme em casa ou passar um tempo com a família. Tente não pensar na prova, por mais difícil que seja, pois quanto mais pensar, as chances de ficar ansioso aumentarão.

5 – E na hora da prova?

Não se compare aos outros candidatos. Lembre-se que ninguém tem uma bola de cristal, portanto não tem como saber se um concorrente está indo melhor ou pior que você. Pensar nisso só irá aumentar sua ansiedade, ainda mais, quando os candidatos terminarem a prova antes de você. Aproveite seu tempo e finalize a prova somente quando achar que é o momento certo.

Além disso, deixe as questões mais difíceis para o fim. Aprenda a gerenciar seu tempo para não ser pego de surpresa. Como dissemos, fazer simulados é uma boa forma de aprender a gerenciar o tempo da prova.

Está em dúvida entre duas alternativas? Pare e responda a essa questão depois para você ter tempo de pensar melhor na resposta. A ansiedade pode atrapalhar o seu julgamento na hora.

FONTE:http://blog.iobconcursos.com/sabe-como-controlar-a-ansiedade-antes-da-prova-confira-essas-dicas/

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Sabe como controlar a ansiedade antes da prova? Confira essas dicas!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Sabe como controlar a ansiedade antes da prova? Confira essas dicas!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Sabe como controlar a ansiedade antes da prova? Confira essas dicas!.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This