Resiliência---site-Casule---psicóloga-Auxlliatrice

Resiliência e saúde mental

Atualizado em 06/02/2019
Por Redatora Casule

Resiliência e saúde mental

Atualizado em 06/02/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Resiliência e saúde mental

Já ouviu falar sobre resiliência? Sabe o que é?

Resiliência é uma palavra que significa “retorno ao que era”, conceito utilizado pela física, que foi adaptado de forma abstrata em estudos sobre saúde mental. Nesse sentido, a resiliência na psicologia diz respeito a capacidade de vivenciar e resolver problemas sem alterar suas estruturas cognitivas e emocionais. 

Uma pessoa resiliente apresenta altas habilidades em reconhecer a dor pela qual está passando, encontrar sentido nela, suportá-la por um tempo e posteriormente resolver seu conflito, retomando seu estado de equilíbrio. Trata-se de um processo dinâmico, que possibilita adaptação positiva ao contexto estressor. Para isso, ressalta-se três domínios fundamentais envolvidos nessa capacidade:  emocional, cognitivo e social. 

Em relação aos domínios envolvidos na capacidade de resiliência, o domínio emocional está envolvido com a capacidade de identificação e regulação emocional. Reconhecer o que está sentindo, bem como entender sua importância dentro do processo e respeitá-la, é fundamental para adaptação ao contexto.

terapia-online-casule-banner

Já o domínio cognitivo refere-se aos conjuntos de percepções e significados associados ao contexto, assim como o funcionamento de processos básicos como: controle atencional, flexibilidade cognitiva, habilidades sociais, entre outros. Essas habilidades aumentam a capacidade de resolução de problemas e interpretação do ambiente. 

O terceiro domínio, social, trata-se das habilidades envolvidas na vinculação social, potencializa a percepção de amparo e diminui a crença de vulnerabilidade. Além disso, permite a aprendizagem social através de criação de referências e metas sociais. 

A resiliência é uma capacidade psicológica que funciona, portanto, como um fator protetivo frente a situações adversas. Pessoas resilientes enfrentam situações de risco e estresse com menor abalo psíquico, e se reestruturam com maior facilidade. 

Estudos tentam mapear os níveis de resiliência entre grupos de pessoas, mas esse constructo não é tão fácil de ser medido. Dessa forma, a psicologia busca, através de trabalhos com os domínios envolvidos na resiliência, fomentar essa capacidade, fortalecendo fatores de proteção para saúde mental. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Resiliência e saúde mental

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Resiliência e saúde mental, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Resiliência e saúde mental.

0 comentários

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG

Dicas para uma vida mais leve

Diferente do que muitos acreditam, ter uma vida leve não significa não ter problemas ou adversidades, mas sim, aceitar que vão haver obstáculos no meio do caminho e tentar lidar com eles dá melhor forma possível. Confira algumas dicas para levar uma vida mais leve nesse texto.
Leia mais
dicas para uma vida mais leve

5 dicas para manter uma boa saúde mental

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, manter uma boa saúde mental no dia a dia do trabalho não é fácil, o estresse, o esgotamento mental e a pressão psicológica podem trazer várias consequências ruim para sua saúde mental e física. Neste vídeo vamos aprender 5 dicas fáceis de como aliviar o estresse do dia a dia e manter uma boa saúde mental diante da pressão do trabalho.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This