Envelhecimento-Saudavel-blog-casule-Psicologa-Christina

Quando o isolamento social impossibilita o envelhecimento saudável

Atualizado em 19/04/2019
Por Christina Daret

Quando o isolamento social impossibilita o envelhecimento saudável

Atualizado em 19/04/2019
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando o isolamento social impossibilita o envelhecimento saudável

Cada vez mais a população está envelhecendo, mas precisamos cuidar para que esse processo aconteça da forma mais saudável possível. Para que isso ocorra é preciso ensinar hábitos saudáveis as crianças, para que estes costumes os acompanhem ao longo de suas vidas. Aprendendo desde a infância a cuidar da saúde será mais fácil ser no futuro um idoso consciente da importância de manter algumas atividades como forma de estar atento ao seu bem estar e evitar o isolamento social na terceira idade. 

Se considerarmos que o isolamento social pode acarretar uma série de problemas para o idoso, tais como: depressão, ansiedade, aumento do risco de morte, hipertensão, doenças cardiovasculares e outras, é importante que tenhamos mais atenção ao quanto esse idoso é capaz de se socializar com outras pessoas. Para alguns indivíduos, viver de forma mais isolada, será uma opção de vida, mas, para outros isto é uma imposição das mudanças que ocorrem na velhice, a mudança social. Ela pode ocorrer porque esse idoso se aposentou e perdeu o contato com os amigos de trabalho, porque as pessoas mais próximas (amigos, familiares ou cônjuge) faleceram, por motivos de saúde esse idoso pode estar mais impossibilitado de sair, etc. E caso esse idoso não busque outros laços de amizade ou redes de apoio, esse isolamento pode trazer ainda mais complicações para a sua saúde.  

terapia-online-casule-banner

A família como rede de apoio

A família exerce um importante papel para que o idoso não se sinta isolado e cuide da sua saúde física e mental. Para isso a família precisa estar atenta a alguns pontos:

  • Ser paciente com as mudanças que irão acontecer com a chegada da idade e compreender que apesar dessas mudanças ele ainda é capaz de executar as tarefas, talvez de uma forma ou velocidade diferentes. Mas é importante que a família faça as mudanças necessárias para a sua segurança sem, no entanto superproteger esse idoso.
  • Ter atenção nos casos em que há a necessidade do idoso morar com os filhos, familiares ou em uma casa para idosos, para que ele não se sinta isolado mesmo estando cercado por outras pessoas. Assim, é importante que as pessoas permitam que esse idoso participe da rotina da casa, que os familiares façam visitas ou mantenham contato da forma que for possível.
  • Nas situações em que o idoso precise morar com os filhos, uma situação comum é a família delegar funções sem consultar o idoso a respeito de sua disponibilidade ou desejo para executar tal tarefa.
  • Às vezes a família, na intenção de proporcionar uma vida mais feliz para o idoso, começa a fazer uma série de planejamentos, mas nem sempre tais planejamentos contam com a participação do idoso. É importante que o idoso também opine sobre as tarefas ou as atividades e laser e seja respeitado caso não queira participar. 
Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Quando o isolamento social impossibilita o envelhecimento saudável

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Quando o isolamento social impossibilita o envelhecimento saudável, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Quando o isolamento social impossibilita o envelhecimento saudável.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This