Quais-são-os-principais-sinais-de-sofrimento-de-um-adolescente----blog-Casule---psicóloga-Jéssica

Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?

Atualizado em 27/03/2019
Por Redatora Casule

Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?

Atualizado em 27/03/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?

A geração dos adolescentes de hoje tem sido alvo de julgamentos diante das questões que os fazem sofrer, e os pais, professores têm dificuldade de se empatizar com os sofrimentos e angústias dessa fase do desenvolvimento. Diversos são os sofrimentos do público adolescente, alguns se sentem sozinhos, não gostam do próprio corpo, sofrem bullying, baixa tolerância à frustrações, dificuldades em fazer amigos, decepções amorosas, conflitos familiares e dúvidas sexuais. Infelizmente o sofrimento dos adolescentes não é levado à sério e acreditamos que isso é “coisa da idade” e só percebemos quando algo extremo acontece.

Não é Normal ouvir:

  • “Sou um peso para os meus pais,

  • eu queria sumir para sempre,

  • se eu morrer, ninguém sentirá minha falta,

  • eu me odeio,

  • não faz sentido viver,

  • já pensei em me matar.” Essas frases somada à isolamento, tristeza frequente, alterações no apetite, mudanças no sono, desânimo, baixo rendimento escolar podem ser sinais de alerta de que algo de errado está acontecendo. O suicídio é um problema de saúde pública que vem acometendo também os adolescentes e ainda assim, é um “tabu” falar sobre o assunto. Muitos filhos, alunos tentam falar com seus pais, professores sobre seus sofrimentos porém, a desvalorização de suas angústias é frequente. Eles sentem faltam de serem ouvidos sem julgamentos porém nem sempre sabemos como ajudá-los. O que fazer?

terapia-online-casule-banner
  • chame o adolescente para conversar,

  • observe os comportamentos deles,

  • conheça os interesses deles,

  • cuidado com a cobrança em excesso,

  • valorize as vitórias do seu filho ou adolescente,

  • passe tempo de qualidade com o adolescente (jogue vídeo game, assista a um filme com ele) e ofereça suporte.

E se ele ou ela “não conseguir se abrir” busque ajuda de um profissional da saúde (psicólogo, psiquiatra) para orientar seu filho, aluno para lidar com o sofrimento. Não é normal ficar sofrendo sempre! Não existe um sofrimento que seja maior que o outro! E você que é adolescente uma outra alternativa é o Centro de Valorização à Vida que realiza apoio emocional gratuito e anônimo pelo chat ( https://www.cvv.org.br/ ) ou telefone ( 188 ).

Fonte: https://www.cvv.org.br/ http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio https://www.b9.com.br/96992/mamilos-163-suicidio-na-adolescencia/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This