Quais-são-os-principais-sinais-de-sofrimento-de-um-adolescente----blog-Casule---psicóloga-Jéssica

Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?

Atualizado em 27/03/2019
Por Redatora Casule

Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?

Atualizado em 27/03/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?

A geração dos adolescentes de hoje tem sido alvo de julgamentos diante das questões que os fazem sofrer, e os pais, professores têm dificuldade de se empatizar com os sofrimentos e angústias dessa fase do desenvolvimento. Diversos são os sofrimentos do público adolescente, alguns se sentem sozinhos, não gostam do próprio corpo, sofrem bullying, baixa tolerância à frustrações, dificuldades em fazer amigos, decepções amorosas, conflitos familiares e dúvidas sexuais. Infelizmente o sofrimento dos adolescentes não é levado à sério e acreditamos que isso é “coisa da idade” e só percebemos quando algo extremo acontece.

Não é Normal ouvir:

  • “Sou um peso para os meus pais,

  • eu queria sumir para sempre,

  • se eu morrer, ninguém sentirá minha falta,

  • eu me odeio,

  • não faz sentido viver,

  • já pensei em me matar.” Essas frases somada à isolamento, tristeza frequente, alterações no apetite, mudanças no sono, desânimo, baixo rendimento escolar podem ser sinais de alerta de que algo de errado está acontecendo. O suicídio é um problema de saúde pública que vem acometendo também os adolescentes e ainda assim, é um “tabu” falar sobre o assunto. Muitos filhos, alunos tentam falar com seus pais, professores sobre seus sofrimentos porém, a desvalorização de suas angústias é frequente. Eles sentem faltam de serem ouvidos sem julgamentos porém nem sempre sabemos como ajudá-los. O que fazer?

terapia-online-casule-banner
  • chame o adolescente para conversar,

  • observe os comportamentos deles,

  • conheça os interesses deles,

  • cuidado com a cobrança em excesso,

  • valorize as vitórias do seu filho ou adolescente,

  • passe tempo de qualidade com o adolescente (jogue vídeo game, assista a um filme com ele) e ofereça suporte.

E se ele ou ela “não conseguir se abrir” busque ajuda de um profissional da saúde (psicólogo, psiquiatra) para orientar seu filho, aluno para lidar com o sofrimento. Não é normal ficar sofrendo sempre! Não existe um sofrimento que seja maior que o outro! E você que é adolescente uma outra alternativa é o Centro de Valorização à Vida que realiza apoio emocional gratuito e anônimo pelo chat ( https://www.cvv.org.br/ ) ou telefone ( 188 ).

Fonte: https://www.cvv.org.br/ http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio https://www.b9.com.br/96992/mamilos-163-suicidio-na-adolescencia/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Quais são os principais sinais de sofrimento de um adolescente?.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This