mentiroso compulsivo

Uma mentirinha não faz mal a ninguém?

Atualizado em 10/08/2017
Por Redatora Casule

Uma mentirinha não faz mal a ninguém?

Atualizado em 10/08/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma mentirinha não faz mal a ninguém?

Será mesmo que uma mentirinha não faz a ninguém? É inegável que o tempo todo ouvimos “mentirinhas” e até mesmo contamos essas “mentirinhas”, mas para algumas pessoas o ato de mentir vai muito além dessas mentiras consideradas “inocentes”. Existe um transtorno psicológico chamado Mitomania que é quando a pessoa possui uma tendência compulsiva por mentir.

Um mitômano é alguém que mente sempre que pode, faz disso um hábito, não controla esse comportamento e usa a mentira para obter vantagens ou em alguns casos para prejudicar alguém. Podem ser desde mentiras simples até mais elaboradas, com muitos detalhes. Na maioria das vezes ter que dizer a verdade torna-se algo desconfortável.

O mentiroso compulsivo não se importa quando suas mentiras são descobertas e nunca as admite. O mitômano na maioria das vezes tem consciência de que são histórias falsas, mas em algumas situações podem até acreditar na própria mentira.

terapia-online-casule-banner

As causas da mitomania ainda não foram completamente esclarecidas, mas os motivos podem ser diversos, como desejo de ser aceito em um grupo, necessidade de se proteger de algo, história de vida, genética, baixa autoestima.

Existem alguns sinais que são bem característicos dos mentirosos compulsivos:  gostam de ser o centro das atenções; não gostam quando são questionados sobre as histórias que estão contando; tende a ser manipuladores; mentem com muita tranquilidade sem aparentar o menor nervosismo; perdem o controle da mentira, muitas vezes se contradizendo; contam mentiras com frequência, as mentiras possuem alguns elementos verdadeiros para não parecerem tão improváveis.

É muito difícil um mitômano procurar tratamento, pois esse comportamento se torna um estilo de vida difícil de admitir para si e para os outros. É importante que o indivíduo reconheça os prejuízos que as mentiras compulsivas causam, como grande dificuldade social, pois a pessoa passa a ser rejeitada pelos outros, angústia, ansiedade, até chegar a casos extremos como perder o emprego e ter dificuldade em manter relacionamentos.

O apoio de amigos e familiares tanto para incentivar a busca pelo tratamento e durante o mesmo é fundamental.

Normalmente o tratamento é feito por psicólogos e/ou psiquiatras, mas cada caso deve ser analisado cuidadosamente de acordo com o sujeito, pois podem existir outros transtornos psicológicos mais graves associados. É um tratamento que exige muita confiança entre o terapeuta e o paciente.

O objetivo é ajudar o mitômano a entrar em contato com a realidade, trabalhar a visão distorcida que tem de si mesmo e consequentemente acabar com o hábito de mentir.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você. Conheça o nosso Instagram. | Clique para marcar uma consulta com um Psicólogo
Casule Play

Uma mentirinha não faz mal a ninguém?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Uma mentirinha não faz mal a ninguém?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você. Conheça o nosso Instagram. | Clique para marcar uma consulta com um Psicólogo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Uma mentirinha não faz mal a ninguém?.

Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This