treine sua assertividade

Treine sua assertividade

Atualizado em 20/11/2020
Por Nayara Benevenuto

Treine sua assertividade

Atualizado em 20/11/2020
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Treine sua assertividade

Muito se fala sobre os tipos de comportamentos e a importância dos modelos de comunicação, sejam eles passivo, assertivo ou agressivo, mas você já parou para pensar como você costuma se posicionar?

Essa demanda é muito frequente na terapia, de pessoas que não sabem ou não estão sabendo lidar e se posicionar com amigos, familiares, com as pessoas no ambiente de trabalho, com o chefe, com o parceiro ou parceira que apresentam um comportamento muitas vezes grosseiro, rígido, inadequado, exacerbado ou agressivo ao se comunicarem e o outro acaba se sentindo culpabilizado, constrangido, inferiorizado, incapaz.

Primeiro, é muito importante entender que a forma como essa pessoa te trata não é culpa sua. As atitudes do outro é de responsabilidade do outro. Essa forma “agressiva” dele se comunicar é um mecanismo, uma forma que o outro tem de reagir no mundo ou em determinadas situações e as pessoas ao seu redor acabam se tornando “alvo” e sendo “atingidas” por ele.

Saber se posicionar e mostrar o seu limite é fundamental e você demonstra e estabelece isso de acordo com as suas atitudes também, precisando ser ASSERTIVO.

Muitas vezes, a dificuldade em ser assertivo está associada a questões de insegurança e baixa autoestima, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade em expressar suas vontades. Lembre-se, ser assertivo é uma forma de ser transparente com você, de poder falar não e ser gentil com você, respeitar os seus limites, ter o direito de ser quem você é.

Por exemplo…

Tente lembrar de alguém que tenha sido grosseiro com você ou pense em alguém que sempre grita ou fala de forma ríspida com você. Existem três possibilidades de como você poderia reagir.

1) se você não fala nada (passivo), você acaba reforçando o comportamento dessa pessoa de que “ela pode agir como quiser”, concorda?

terapia-online-casule-banner

2) se você também grita ou assume uma postura agressiva, você também não estará sendo ouvida de forma clara e terá a mesma atitude daquele que você critica, certo?

3) ou você pode aprender a responder de maneira assertiva, como por exemplo “ olha, eu não gostaria que você falasse comigo dessa forma, sugiro que quando você se acalmar a gente possa e consiga conversar melhor.”

Viu como uma situação possibilita mais de um comportamento? E é sobre o SEU comportamento que VOCÊ tem CONTROLE e RESPONSABILIDADE. O que é seu, é seu. O que é do outro, é do outro e diz muito sobre ele também.

Espero que esse texto tenha dado novas possibilidades de você se posicionar 😉

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Treine sua assertividade

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Treine sua assertividade, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Treine sua assertividade.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This