treine sua assertividade

Treine sua assertividade

Atualizado em 20/11/2020
Por Nayara Benevenuto

Treine sua assertividade

Atualizado em 20/11/2020
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Treine sua assertividade

Muito se fala sobre os tipos de comportamentos e a importância dos modelos de comunicação, sejam eles passivo, assertivo ou agressivo, mas você já parou para pensar como você costuma se posicionar?

Essa demanda é muito frequente na terapia, de pessoas que não sabem ou não estão sabendo lidar e se posicionar com amigos, familiares, com as pessoas no ambiente de trabalho, com o chefe, com o parceiro ou parceira que apresentam um comportamento muitas vezes grosseiro, rígido, inadequado, exacerbado ou agressivo ao se comunicarem e o outro acaba se sentindo culpabilizado, constrangido, inferiorizado, incapaz.

Primeiro, é muito importante entender que a forma como essa pessoa te trata não é culpa sua. As atitudes do outro é de responsabilidade do outro. Essa forma “agressiva” dele se comunicar é um mecanismo, uma forma que o outro tem de reagir no mundo ou em determinadas situações e as pessoas ao seu redor acabam se tornando “alvo” e sendo “atingidas” por ele.

Saber se posicionar e mostrar o seu limite é fundamental e você demonstra e estabelece isso de acordo com as suas atitudes também, precisando ser ASSERTIVO.

Muitas vezes, a dificuldade em ser assertivo está associada a questões de insegurança e baixa autoestima, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade em expressar suas vontades. Lembre-se, ser assertivo é uma forma de ser transparente com você, de poder falar não e ser gentil com você, respeitar os seus limites, ter o direito de ser quem você é.

Por exemplo…

Tente lembrar de alguém que tenha sido grosseiro com você ou pense em alguém que sempre grita ou fala de forma ríspida com você. Existem três possibilidades de como você poderia reagir.

1) se você não fala nada (passivo), você acaba reforçando o comportamento dessa pessoa de que “ela pode agir como quiser”, concorda?

terapia-online-casule-banner

2) se você também grita ou assume uma postura agressiva, você também não estará sendo ouvida de forma clara e terá a mesma atitude daquele que você critica, certo?

3) ou você pode aprender a responder de maneira assertiva, como por exemplo “ olha, eu não gostaria que você falasse comigo dessa forma, sugiro que quando você se acalmar a gente possa e consiga conversar melhor.”

Viu como uma situação possibilita mais de um comportamento? E é sobre o SEU comportamento que VOCÊ tem CONTROLE e RESPONSABILIDADE. O que é seu, é seu. O que é do outro, é do outro e diz muito sobre ele também.

Espero que esse texto tenha dado novas possibilidades de você se posicionar 😉

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Treine sua assertividade

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Treine sua assertividade, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Treine sua assertividade.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This