Sinais da dependência de álcool

Sinais da dependência de álcool

Atualizado em 02/07/2021
Por Denislaine Honorato

Sinais da dependência de álcool

Atualizado em 02/07/2021
Por Denislaine Honorato
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sinais da dependência de álcool

Aperte o play para escutar este conteúdo.

O uso de álcool é socialmente aceitável, porém, ele começa a oferecer riscos à saúde quando passa a ser feito descontroladamente. Nesse texto você vai saber identificar os sinais da dependência de álcool e como lidar com a dependência. 

É comum ouvir as pessoas dizendo “bebo socialmente”, afinal, o álcool é uma bebida muito consumida pelo mundo todo. Quem numa festa ou comemoração não bebe pelo menos uma cervejinha não é mesmo?

O problema é quando esse consumo começa a dominar a pessoa e mesmo sem perceber ela passa a ser escrava dele. Para compreender melhor esse domínio, precisamos entender que existe o uso de álcool de baixo risco,  que se refere a ingestão de álcool que geralmente não resulta em danos à saúde.

Já o abuso de álcool, se refere a qualquer uso que possa gerar riscos à saúde, incluindo a dependência. Esse abuso, mesmo na ausência da dependência, pode gerar danos físicos e mentais.  

A dependência é uma síndrome, está relacionada com o uso abusivo de álcool mais vai além, pois mexe com o funcionamento mental, comportamental e psicológico da pessoa. Ou seja, você sente necessidade de beber, e quando isso não ocorre você se vê perdido e desorientado, e a falta da bebida causa vários sintomas que chamamos de abstinência.

Por exemplo, você conhece alguém que quando vai em festas “bebe todas”? Ou que não passa um final de semana sem beber? Essa pessoa pode fazer o uso abusivo de álcool, porém pode ainda não ser dependente.

Mas, quais são os sinais da dependência de álcool?

Você pode identificar se está se tornando dependente de álcool, se apresentar três ou mais dos seguintes sintomas durante um período de 12 meses:

  • Forte desejo ou compulsão para beber, ou seja, você sente que já não tem mais controle sobre si, e mesmo que não queira, não consegue não beber;
  • Alterações no comportamento quando não bebe, por exemplo, fica irritado, inquieto, não consegue se concentrar;
  • Percebe que precisa beber cada vez mais para causar o efeito que era anteriormente atingido com doses menores;
  • Não tem mais prazer em atividades que antes realizava, por exemplo, não consegue mais ver a novela que gostava tanto, não sai para passear com a família, não vai mais ao cinema;
  • Continua consumindo o álcool mesmo percebendo os danos causados à saúde. 

Vários outros fatores podem levar uma pessoa a desenvolver a dependência alcoólica, na maioria das vezes, as pessoas estão com algum problema em suas vidas, e por não saber lidar com os mesmos, vê uma saída na bebida para “fugir” daquela realidade.

Problemas como no casamento, problemas financeiros, problemas psicológicos como ansiedade e depressão, são exemplos de alguns fatores que podem levar a pessoa a desenvolver a dependência alcoólica. 

terapia-online-casule-banner

E o que acontece se eu perceber os sinais da dependência de álcool e não buscar ajuda?

A dependência de álcool pode trazer vários efeitos negativos para vida, como alteração de comportamento, agressividade, perda de memória, tremor nas mãos.

A pessoa dependente passa a viver somente para seu vício, não consegue mais ter um bom convívio com a família, começa a ter um rendimento ruim no serviço, falta muitas vezes e pode até perder o emprego. 

Se você identificou que está se tornando um dependente de alcool ou alguém muito próximo a você  está com esse problema e deseja sair dessa, sugiro que siga os passos listados a seguir:

  • Mudança de hábito – evite locais onde você sabe que estarão consumindo álcool, se você costumava beber em algum bar, evite passar por ele;
  • Volte a fazer o que fazia antes: busque na memória as atividades que fazia antes e retorne com elas;
  • Estreite os laços com as pessoas ao seu redor: retorne a convivência com os que querem o seu bem, deixe-os se aproximar e te auxiliarem nesse momento;
  • Encare os problemas de frente;
  • Supere a abstinência – quando você ficar sem beber por um tempo virá uma grande vontade quase incontrolável de ingerir álcool, esse processo chamamos de abstinência. Mas, não perca a batalha, ela vai passar e quanto mais tempo você ficar sem beber, mais ela vai perdendo a força.

Esses passos são importantíssimos para quem quer se livrar da dependência de álcool.

Sabemos que é um caminho longo e difícil a ser percorrido, mudar o comportamento, mudar os hábitos, encarar os problemas, admitir que é um dependente não é uma tarefa fácil, mas depende de você querer mudar e buscar uma melhor qualidade de vida.

Lembre de como era quando você não bebia, quando o álcool não tinha te dominado e busque forças para vencer. E caso precise de ajuda, conte conosco 😉

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga formada pela. UFJF, graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental. Atendo adultos e adolescentes. Atuo em transtorno de ansiedade, dependência química, relações interpessoais e fobias. Amo pessoas e ajuda-las em suas relações e em qualidade de vida. Adoro viajar com a família e amigos. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Sinais da dependência de álcool

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Sinais da dependência de álcool, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Denislaine Honorato, aqui no Blog.
Psicóloga formada pela. UFJF, graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental. Atendo adultos e adolescentes. Atuo em transtorno de ansiedade, dependência química, relações interpessoais e fobias. Amo pessoas e ajuda-las em suas relações e em qualidade de vida. Adoro viajar com a família e amigos. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Sinais da dependência de álcool.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This