conferindo resultado vestibular

Quando o resultado do vestibular não sai como esperado

Atualizado em 11/07/2017
Por Redatora Casule

Quando o resultado do vestibular não sai como esperado

Atualizado em 11/07/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando o resultado do vestibular não sai como esperado

Como em vários momentos na nossa vida, o resultado do vestibular também pode não sair como esperado. E o que fazer nesse momento? Desistir ou tentar de novo?

A grande maioria das pessoas que conseguiram chegar onde queria teve que enfrentar muitos obstáculos e muitas vezes pensaram em desistir. Como grande exemplo disso pode-se citar Albert Einstein, que na infância foi categorizado como “mentalmente lento”. Só conseguiu falar aos 4 aos e ler aos 7. Foi reprovado na Escola Politécnica de Zurique e antes da comprovação de sua teoria foi alvo de chacotas. Porém, mesmo com todos os desafios e inseguranças, conseguiu atingir o sucesso em seu objetivo.

O momento do vestibular é de muita ansiedade, stress, tensão (como falado no meu texto anterior) mas aguardar o resultado também não é nada fácil. O “frio na barriga” pela espera é enorme. É preciso saber que as vezes o objetivo será atingido rápido mas em outras não.

Isso quer dizer que o “problema” está em você?

Claro que não.

Veja o caso de Einstein que acabamos de citar.

O primeiro passo para que da próxima vez o objetivo seja alcançado é realizar uma auto avaliação de seu ano de estudo. Pode ser que você tenha dado seu máximo (de verdade), mas no dia da prova não se sentiu bem, ou pode ser que tenha acontecido algum imprevisto. É um risco, infelizmente.

terapia-online-casule-banner

Pode ser também que você reconheça que poderia ter feito algumas coisas diferentes, como por exemplo, ter dormido menos a tarde e estudado mais. Por isso a importância da auto avaliação, para que você possa saber o que deve ser feito diferente. Mas independente da conclusão da avaliação, você precisa entender que nem sempre as coisas saem como planejadas.

Pode ser que o resultado dependa apenas de você, ou não. Digo que três fatores influenciam no vestibular: estudo, estado mental e estado físico. Esses fatores estão interligados, como peças de dominó, se um deles falham a chance dos outros falharem é grande.

O estudo é muito importante?

Sem dúvidas.

Mas o emocional também é importantíssimo. Então cuide de sua saúde mental e física também, cuide de você. Aprenda que recomeçar é preciso e use o último resultado como um estímulo para a obtenção do sucesso. Não desista e entenda que o resultado de tudo que está sendo plantado será colhido, na hora certa, quando você menos esperar.

Faça sua parte, dê o melhor de si.

Nesse momento é preciso elevar sua auto estima, ela é de fundamental importância e é exatamente nesse momento que a Psicologia pode te ajudar.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Quando o resultado do vestibular não sai como esperado

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Quando o resultado do vestibular não sai como esperado, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Quando o resultado do vestibular não sai como esperado.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This