Como funciona a primeira sessão de psicoterapia?

Atualizado em 23/02/2022
Por Nayara Benevenuto

Como funciona a primeira sessão de psicoterapia?

Atualizado em 23/02/2022
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como funciona a primeira sessão de psicoterapia?

Aperte o Play para escutar este conteúdo.

É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre o funcionamento da psicoterapia e por isso acabam adiando o início dos seus atendimentos e processo terapêutico. Neste post separei alguns pontos para te ajudar a entender como funciona a primeira sessão de psicoterapia.

1 – Entenda que o psicólogo é um profissional qualificado

Talvez você já tenha se perguntado “O que eu posso falar? O que devo dizer? E se eu não souber o que falar? Por onde começar? O psicólogo vai mesmo me entender? É confiável? O que eu disser alguém vai saber?”

Para começar a responder essas perguntas é muito importante ressaltar que o psicólogo é um profissional qualificado, que possui formação e embasamento técnico e científico para conduzir as sessões, além de seguir a sua atuação pautada no código de ética da sua profissão.

2 – A anamnese

Geralmente, no primeiro atendimento é realizada uma anamnese, onde o profissional busca fazer um levantamento de dados importantes para conhecer e entender melhor a demanda do paciente, como, por exemplo, o seu problema ou dificuldade atual, histórico pessoal, familiar, profissional, de saúde e assim sucessivamente, e claro, por meio do acolhimento, observação e escuta ativa. 

Sendo assim, esse primeiro atendimento é mais direcionado a entender qual a sua demanda, quem você é, o que é importante para você, identificar os pontos relevantes e que você precisa de ajuda para que possa ser realizado um plano de tratamento, e assim, nas próximas sessões inicia-se o processo terapêutico. 

3 – Psicoeducação 

Além disso, na primeira sessão costuma acontecer o que chamamos de psicoeducação, que se refere ao ato de explicar ao paciente como funciona a sua abordagem de maneira em geral, a duração dos atendimentos, a importância da periodicidade das sessões e é posteriormente ensinado ao paciente sobre o funcionamento das crenças, pensamentos, emoções, comportamentos, sintomas, transtornos, e seu tratamento. 

terapia-online-casule-banner

Outro ponto importante é o sigilo

Este é um dos principais deveres estabelecidos no código de ética do psicólogo, o qual contribui para que seja estabelecida a chamada relação terapêutica, que é um dos fatores primordiais para a efetividade do processo terapêutico, pois o paciente precisa estabelecer um vínculo de confiança com o profissional que o atende.

O sigilo só pode ser quebrado em casos mais extremos, onde o paciente apresenta riscos de machucar a si mesmo ou outras pessoas. 

Se você tem vontade e precisa iniciar a psicoterapia, agora você já tem conhecimento sobre alguns pontos de como acontece ou pode acontecer a sua primeira sessão. Não deixe de buscar ajuda, cuide-se! 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Como funciona a primeira sessão de psicoterapia?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como funciona a primeira sessão de psicoterapia?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como funciona a primeira sessão de psicoterapia?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This