seleção profissional

Avaliação psicológica e um novo emprego

Atualizado em 18/07/2017
Por Redatora Casule

Avaliação psicológica e um novo emprego

Atualizado em 18/07/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Avaliação psicológica e um novo emprego

As avaliações psicológicas estão presentes em diferentes âmbitos, não apenas na área da saúde, mas também no processo de obtenção da carteira de motorista ou até mesmo como parte da triagem para um novo cargo profissional. Essa última modalidade apresentada pode ocorrer em seleções para cargos públicos, bem como pré-requisito de algumas empresas privadas, que optam por pedir essa avaliação para complementar informações significativas do perfil do candidato.

A finalidade desse procedimento é identificar aspectos da personalidade, habilidades específicas e níveis de raciocínio lógico. Cada cargo exige características específicas, que chamamos de perfil profissiográfico, o qual deve ser definido a partir da função do cargo, dos instrumentos necessários para sua execução, bem como as relações sociais e ambientais envolvidas.

terapia-online-casule-banner

A intenção do psicotécnico, diferente de outras avaliações, não é rastrear perdas cognitivas ou traçar indicativos diagnósticos, mas estabelecer relação entre o perfil profissiográfico e as habilidades do candidato. Sendo assim, trata-se de um processo complementar na fase de recrutamento e seleção de pessoas, sendo observado com alta frequência também em concursos públicos.  Atualmente, a lei estabelece que a administração pública pode exigir exames psicotécnicos em concursos com caráter eliminatório, aprovando apenas candidatos adequados ao perfil previamente estabelecido para o cargo.

Nesse contexto, a avaliação psicológica consiste na análise dos processos cognitivos, como: memória, linguagem, raciocínio, atenção, bem como socialização, traços de personalidade, empatia, agressividade, entre outras características. Para isso são realizadas entrevistas, testes psicológicos específicos (já validados para o público alvo) e atividades selecionadas pelo psicólogo responsável; em alguns exames são utilizados mais de um método avaliativo, em outros é priorizado apenas um modelo. Cada procedimento adotado é selecionado segundo as especificidades do cargo em questão.

Portanto, a avaliação psicológica é também um complemento na identificação de candidatos a fim de buscar a pessoa mais adequada ao cargo, ou mesmo para direcioná-los na empresa segundo seus habilidades psicológicas. Ela exige procedimentos específicos e cabe ao psicólogo (especialista em avaliação ou mesmo do próprio RH) traçar as atividades necessárias e fazer tal análise.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Avaliação psicológica e um novo emprego

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Avaliação psicológica e um novo emprego, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Avaliação psicológica e um novo emprego.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This