Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista - tiago curcio

Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista

Atualizado em 20/12/2017
Por Tiago Curcio

Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista

Atualizado em 20/12/2017
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista

A expressão frio e calculista é usada para se referir aos indivíduos que conseguem agir sem serem influenciados pelas emoções e mantêm o foco na razão. Muitos enxergam essa atitude de forma negativa, contudo, é importante lembrar que é perfeitamente possível que uma pessoa calculista use essa característica de forma positiva. Convido você, a saber, mais a respeito do assunto e, quem sabe, a mudar a visão que tem sobre aqueles que são considerados calculistas.

O Que é Ser Calculista?

Uma pessoa calculista é aquela que procura calcular e planejar minimamente as suas ações, a fim de se certificar de que terá o resultado que deseja. Geralmente, costumam definir os calculistas como frios, seres que não têm sentimentos e agem sempre em benefício próprio. A generalização pode não ser um bom caminho, já que ela costuma nos levar a fazer julgamentos precipitados, criando pré-conceitos.

Já falei em diversos artigos sobre a importância do equilíbrio em todos os âmbitos da vida, pois ele é realmente essencial. Quando se trata de uma característica tão marcante, como é o caso do calculismo, é fundamental saber dosar e entender quando é a hora certa de colocá-la em prática, a fim de manter um limite saudável.

Pontos Negativos de Ser Calculista

Se você acredita que é uma pessoa calculista, aconselho que reflita a respeito dos pontos negativos desse comportamento. Ao pensar sobre isso, conseguirá identificar o que pode melhorar para usar essa característica ao seu favor.

  • Um indivíduo calculista pode se frustrar toda vez que as coisas fogem do seu controle.
  • O excesso de perfeccionismo para planejar pode fazer com que se perca mais tempo do que o necessário.
  • Deixam de desfrutar de momentos agradáveis da vida, pois se prendem demais a calcular o que irão fazer.
  •  Pensar demais pode trazer ansiedade e estresse, impedindo que a pessoa consiga relaxar a mente.
  • Costumam ser indivíduos mais reservados, que podem ter dificuldade de expressar seus sentimentos.
  • Tendem a ser muito competitivos, o que, dependendo do ambiente, pode atrapalhar no entrosamento com outras pessoas.
  • O excesso de sinceridade, ao falarem direto ao ponto, pode magoar outras pessoas.
  • Dependendo do nível de estrategismo, podem ser pessoas pouco confiáveis, que fazem tudo para conseguir o que desejam.
  • Costumam ser vistos como indivíduos frios, que não têm sentimentos.

Pontos Positivos de Ser Calculista

Por mais incrível que possa parecer, ser calculista tem o seu lado bom. Lembre-se de que, diferente dos filmes, as pessoas não precisam ser classificadas como boas e más na vida real. Se você souber os momentos certos de colocar esse lado em prática, poderá ter muitos benefícios.

  • São boas para planejar, o que ajuda a atingir metas com maior facilidade.
  • Pessoas calculistas costumam ser bastante organizadas, tanto em relação aos ambientes quanto aos compromissos e horários.
  • A cautela de um indivíduo calculista, quando usada na medida, pode ajudar a minimizar riscos nas mais diversas situações.
  • Conseguir agir de forma racional, mesmo quando todos ao seu redor demonstram ter perdido a calma.
  • Como pensam antes de falar e agir, estão menos propensos a sofrerem por algum arrependimento.
  • Conseguem controlar os seus sentimentos e agir com inteligência.
  • Como mantêm o foco em seus objetivos, conseguem dizer “não” para diversas situações com facilidade.
  • São pessoas práticas, que conseguem dizer o que pensam e realizar suas metas de forma estratégica e bem pensada.
  • Não se envolvem demais com problemas alheios, mantendo um distanciamento também saudável das situações.

Dicas Para Encontrar o Equilíbrio

Se você se identifica com a personalidade calculista, saiba que existem algumas atitudes que podem te ajudar a utilizar essa característica ao seu favor e evitar que ela atrapalhe os seus relacionamentos interpessoais.

terapia-online-casule-banner

Saiba os Momentos Certos Para Ser Calculista

Ser calculista pode te trazer muitos benefícios ao definir suas metas profissionais, por exemplo, entretanto, é desnecessário agir da mesma maneira em relação aos seus familiares e amigos. Você não precisa calcular cada palavra que irá dizer quando estiver na companhia de pessoas íntimas, demonstre quem é na essência, é assim que eles te amam.

Permita-se Viver Sem Calcular Todos os Passos

Quando estiver em um momento de descanso, aos finais de semana ou férias, permita-se viver sem querer controlar tudo. Em uma viagem, por exemplo, deixe de programar o roteiro de, pelo menos, um dia e se dê a oportunidade de sair pela cidade para descobri-la. Planejar ajuda a evitar situações inesperadas, mas, quando em excesso, te impede de ter surpresas agradáveis. Então, encontre o equilíbrio e saiba quando precisa pausar o seu lado calculista.

Aceite Que Pode Cometer Erros

Um dos principais objetivos de uma pessoa calculista é sempre acertar e chegar ao resultado que deseja. Da mesma forma que isso pode ajudá-la a manter o foco, também podem ser motivo de frustração quando as coisas não saem como o esperado. Então, a minha dica é que dê o seu melhor, mas, caso cometa alguma falha, evite se martirizar e utilize o erro como aprendizado para fazer diferente.

Conheça os Seus Sentimentos

Por mais racional que seja, você tem sentimentos como qualquer outra pessoa, apenas sabe separá-los das suas atitudes. Apesar de isso ter o seu lado positivo, pode fazer com que deixe de sentir emoções que são importantes para a sua felicidade. Então, procure refletir sobre o que sente, se conhecer profundamente. Isso certamente irá te ajudar a se tornar um indivíduo melhor em todas as áreas da sua vida.

O Calculista do Ponto de Vista da Psicologia

De acordo com a psicologia, os indivíduos podem ser divididos em quatro tipos de temperamentos, que são: melancólico, colérico, sanguíneo e fleumático. O último engloba aquelas pessoas que são mais reservadas, observadoras e disciplinadas. Outra característica bastante marcante de seu comportamento é que são calculistas e costumam analisar e planejar suas atitudes.

Como se pode ver, o calculismo é um traço da personalidade que pode ter as suas vantagens e desvantagens. Cabe a você se conhecer e canalizar o que sente de uma forma positiva, a fim de alcançar os seus objetivos, mas sem prejudicar ninguém. Quando alguém te chamar de frio e calculista, evite se chatear. Lembre-se sempre que o importante é o que sente e o que está na sua essência.

Copyright: 556758745 – https://www.shutterstock.com/pt/g/roman%20samborskyi

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Pontos Positivos e Negativos de uma Pessoa Calculista.

0 comentários

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This