pais separados - coaching - casule

Pais Separados – Como o Coaching Pode Amenizar os Danos da Separação

Atualizado em 14/04/2018
Por Tiago Curcio

Pais Separados – Como o Coaching Pode Amenizar os Danos da Separação

Atualizado em 14/04/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pais Separados – Como o Coaching Pode Amenizar os Danos da Separação

Ninguém casa pensando em se separar, o desejo é sempre de que a união dure para sempre. Contudo, a vida nos revela surpresas e pode acontecer de o casal que tanto se amava acabar se distanciando por uma série de motivos. Neste sentido, uma preocupação bastante recorrente entre pais separados é sobre como os filhos irão reagir a essa mudança. Neste momento de dúvidas e decisões importantes, o processo de Coaching surge como uma ferramenta que pode ajudar a pessoa a atravessar essa fase de transição, levando o indivíduo que se separou a encontrar as respostas que busca; traçar novos caminhos, bem como a rever seus passos, erros e acertos e a organizar sua relação com sua família.

Uma separação não precisa significar apenas um fim e, se conduzida com sabedoria, pode representar um recomeço para o ex-casal e também para os filhos. No início, é natural que pareça bastante delicado para todos se acostumarem a viver sem a configuração familiar anterior, com os pais e filhos vivendo sob o mesmo teto. Entretanto, é possível transformar a dor em aprendizado e aproveitar esse momento para que todos possam se conhecer melhor e descobrir novas formas de se fazerem presentes um na vida do outro e de serem felizes.

As Consequências de uma Separação em Relação à Família

Quando um casal decide se separar, a mudança não acontece apenas na vida dele, mas também de todos aqueles que fazem parte da família, especialmente dos filhos. A reação dos herdeiros frente à notícia de que o casamento dos pais chegou ao fim depende de uma série de fatores, como: idade, temperamento, se é uma separação amigável ou não, se houve algum tipo de diálogo anteriormente. Quanto mais pacífico o processo for para os pais, melhor será para os filhos, que sofrerão menos com toda a situação.

A família é vista pelos filhos como o um porto-seguro, então, com o divórcio, é natural que eles se sintam desprotegidos e inseguros. Cabe aos pais conduzirem esse momento transitório com cuidado, mostrando que continuam sendo pai e mãe, independente de estarem casados ou não, e que continuarão os amando da mesma maneira. Com respeito e bom senso de ambas as partes os pequenos conseguirão passar por tudo isso sem traumas e logo poderão se acostumar com a nova configuração da família.

Entendo que nem sempre as circunstâncias permitem que tudo seja feito de forma cordial entre os ex-cônjuges, principalmente quando há mágoas e ressentimentos. Entretanto, é fundamental que ambos evitem trocar palavras duras um em relação ao outro na frente dos filhos. Esse tipo de atitude pode trazer graves danos psicológicos às crianças e adolescentes, se configura também como o crime de alienação parental, e fará com que a separação se torne ainda mais dolorosa para todos.

Benefícios do Coaching Para Pais Separados e Suas Famílias

O Coaching é uma metodologia extraordinária, que ajuda as pessoas a se conhecerem e se desenvolverem. Quando se trata de uma separação, suas técnicas e ferramentas entram em cena ajudando o indivíduo que está passando por isso a reconstruir a sua vida, colocar seus sentimentos e ideias no lugar e traçar novos objetivos. A intenção é que ao adotar esta postura mais consciente e responsável, o pai ou mãe possa minimizar os danos da separação e cuidar assertivamente da saúde emocional dos seus filhos.

Por se tratar de uma fase delicada e de muitas incertezas, em que é necessário lidar com as próprias dores, emoções e conflitos e ainda transmitir segurança e tranquilidade aos filhos, o suporte de um coach de vida se mostra uma alternativa bastante positiva. Para isso, confira a seguir alguns dos benefícios que o Coaching pode trazer às pessoas que estão passando por um divórcio, para que consigam reestruturar a sua vida sem deixar de lado os cuidados em relação aos seus descendentes.

terapia-online-casule-banner

1 – Autoconhecimento e Evolução

O autoconhecimento é a forma mais poderosa de evolução humana. No caso de uma separação, um coach poderá ajudar o seu coachee a buscar as respostas dentro de si para o acontecido, a reavaliar seus comportamentos e a reorganizar sua vida. Para isso, o cliente será convidado a refletir a respeito do seu casamento, das suas atitudes, crenças em relação à família e à vida a dois, bem como sobre o seu papel como pai/mãe, e seus comportamentos de uma forma geral. E é nesse ponto que a evolução poderá ocorrer de maneira mais consciente, pois através do reconhecimento de acertos e falhas, a pessoa pode aprender com as experiências do passado e entender como suas lições podem ajudar a construir uma história diferente aqui e agora. Assim, ao evoluir como ser humano, estará evoluindo também como pai ou mãe.

2 – Melhora da Autoconfiança e Autoestima

Uma separação costuma mexer com a autoestima de uma pessoa, fazendo com que ela se sinta inferior por ver seu casamento chegando ao fim. Através de ferramentas poderosas, o coach irá ajudá-la a redescobrir as suas qualidades, talentos, competências e a melhorar aqueles aspectos que de certa forma podem ter boicotado sua relação. Dessa forma, ela irá experimentar uma melhora significativa na sua autoconfiança, o que permitirá que se sinta mais segura para recomeçar e, também, oferecer uma boa educação aos seus herdeiros, tornando-os, também, mais seguros.

3 – Reorganização da Vida

Além dos aspectos emocionais, uma separação implica em questões práticas, como as finanças, obrigações em relação aos filhos, quem irá continuar morando na casa e, também, sonhos e planos para o futuro. Assim, o profissional coach irá ajudar o seu cliente a reorganizar a sua vida, traçar metas e as estratégias para alcançá-las. Com esse planejamento bem definido, o indivíduo recém-separado se sentirá muito mais seguro, empoderado, positivo e confiante para recomeçar a sua vida. E isso certamente irá impactar positivamente na sua relação com os filhos.

4 – Aprender a Ouvir na Essência

A comunicação é indispensável em qualquer tipo de relação, inclusive no fim de uma. Saber se comunicar com o ex-cônjuge e os filhos é essencial para que a situação seja o menos traumática possível e possam chegam ao entendimento. Contudo, comunicar-se não implica apenas em falar, mas também em ouvir e fazer isso na essência; com atenção, respeito e evitando conflitos e brigas, especialmente na frente dos das crianças ou adolescentes. O desenvolvimento dessa habilidade é mais um dos benefícios oferecidos pelo Coaching e que faz toda a diferença para se chegar a um consenso sobre o que o melhor para todos neste momento.

5 – Desfrutar do Aqui e Agora

Após passarem por uma separação, muitos indivíduos tendem a se tornar ansiosos, com medo do futuro. Esse sentimento, além de gerar estresse e sofrimento, faz com que se deixe de aproveitar cada momento de forma plena. Então, ao invés de aproveitar o final de semana com os filhos, concentrará os pensamentos no fato de que ficará dias sem vê-los, deixando de dar a atenção que eles merecem. Através do processo de Coaching é possível vencer isso e aprender a viver o presente na essência, sem permitir que fantasmas do passado ou o medo do futuro atrapalhem a família.

Caso esteja passando por uma separação, desejo-lhe sabedoria e serenidade para vencer essa fase de mudança e transformação. Cuide muito bem dos seus filhos e jamais deixe que as diferenças com seu parceiro ou parceira afetem o bem-estar físico, emocional e mental e a felicidade deles. Contudo, também se lembre de cuidar de você, afinal, é preciso estar bem consigo mesmo em primeiro lugar para conseguir passar isso para outras pessoas. Contar com um coach profissional nesse momento pode ser uma ótima maneira de reencontrar o seu caminho e ser feliz novamente. Invista em você, invista em Coaching!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/pais-separados-coaching-pode-amenizar-danos-separacao/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Pais Separados – Como o Coaching Pode Amenizar os Danos da Separação

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Pais Separados – Como o Coaching Pode Amenizar os Danos da Separação, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Pais Separados – Como o Coaching Pode Amenizar os Danos da Separação.

0 comentários

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This