Entenda o Que São Pensamentos Automáticos e Como Evitá-los - tiago curcio

Entenda o Que São Pensamentos Automáticos e Como Evitá-los

Atualizado em 08/01/2018
Por Tiago Curcio

Entenda o Que São Pensamentos Automáticos e Como Evitá-los

Atualizado em 08/01/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Entenda o Que São Pensamentos Automáticos e Como Evitá-los

Os pensamentos automáticos são aqueles que surgem em nossas mentes sem que haja um processo de análise ou verificação, apenas estão lá reforçando alguma crença que nós temos. Esses pensamentos, que também são chamados de erros cognitivos, podem ser positivos ou negativos. Quando um indivíduo tem muitos pensamentos automáticos negativos que prejudicam a sua vida, precisa recorrer à ajuda para eliminá-los. Continue acompanhando e entenda melhor esse processo.

O Que São Pensamentos Automáticos?

A primeira coisa que deve ficar clara sobre pensamentos automáticos é que eles não são exclusivos de pessoas que possuem algum tipo de distúrbio emocional ou psicológico. Pessoas que são bem resolvidas consigo mesmas podem apresentar alguns pensamentos intrusivos. Eles têm ligação com a nossa percepção do mundo que nos cerca, bem como das verdades que preenchem nossas vidas.

Apesar desses pensamentos não serem inconscientes, nem todo mundo se dá conta de que eles estão lá. Para que fique mais claro, vou ilustrar com um exemplo prático. Imagine que um profissional que, embora seja qualificado, é bastante inseguro e fez uma entrevista numa grande empresa que disse que responderia na segunda-feira.

O dia eis que chega e até às 16 horas não responderam ainda, ao invés de pensar que o expediente vai até às 19h, esse profissional já pensa “eu sabia que não conseguiria”, “nunca serei bom o bastante”. Os pensamentos automáticos não nos deixam pensar nas possibilidades de acontecimentos externos que possam ter influenciado esta não ligação, isto é, que o recrutador pode estar ocupado, ter tido um imprevisto ou que irá retornar até o final do dia.

Pensamentos Automáticos Positivos

No campo da Psicologia, se dá mais ênfase aos pensamentos automáticos negativos porque, em geral, são esses que os indivíduos desejam e precisam mudar. Contudo, existem pensamentos positivos de reforço como, por exemplo –  “eu sabia que conseguiria”, “no final sempre consigo resultados bons”, “eu confio em minhas capacidades”. Quem tem esses pensamentos tem maior inclinação para o sucesso, então os reforce todos os dias.

Como Evitar os Pensamentos Automáticos?

Abaixo listei algumas dicas de como evitar que os pensamentos automáticos atrapalhem o seu dia a dia, seja no viés pessoal ou profissional.

terapia-online-casule-banner

Identifique os Pensamentos Automáticos

Para resolver um problema precisamos saber que ele existe, nesse caso é necessário identificar quais são os pensamentos automáticos que fazem parte da sua vida e de que maneira eles representam prejuízos para as suas realizações. Em muitos casos, isso só é possível por meio de ajuda psicológica especializada.

Mudança de Crenças

Os pensamentos automáticos são resultantes de crenças que temos arraigadas. Ainda seguindo o exemplo que dei acima, o profissional tem na mente que nunca será bom o bastante para ser contratado. Para evitar a ansiedade e insegurança que se instala em si, sempre que estiver tentando uma vaga de trabalho ele precisa acreditar que é um ótimo profissional.

Pense ao Contrário

Uma das definições de o que são pensamentos automáticos é a de que são pensamentos que se repetem com grande frequência, pois o seu cérebro está condicionado a tê-los. Uma das soluções é pensar ao contrário, isto é, se você pensa que é um fracasso com constância, passe a treinar sua mente para lhe dizer que você é um sucesso.

Os pensamentos automáticos são falhas cognitivas, ou seja, percepções errôneas que temos de nós mesmos e do mundo. Conseguir identificá-los e tirar o seu poder é fundamental para se desenvolver enquanto pessoa e profissional.

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/entenda-o-que-sao-pensamentos-automaticos-e-como-evita-los/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Entenda o Que São Pensamentos Automáticos e Como Evitá-los

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Entenda o Que São Pensamentos Automáticos e Como Evitá-los, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Entenda o Que São Pensamentos Automáticos e Como Evitá-los.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This