timidez

O que você precisa saber sobre timidez

Atualizado em 10/01/2020
Por Redatora Casule

O que você precisa saber sobre timidez

Atualizado em 10/01/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que você precisa saber sobre timidez

Você já se perguntou se a sua timidez é normal? Qual o limite entre a timidez comum e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada?

Muitas vezes nos sentimos pouco a vontade em lugares que não temos o costume de ir ou com pessoas que temos pouca ou nenhuma intimidade, isso é  muito comum de acontecer e este tipo de característica faz parte das pessoas que são reservadas, tímidas, mas à medida em que um certo grau de intimidade vai sendo alcançado, esta timidez vai se diluindo e você pode ficar mais a vontade. Quando começa o ano numa nova escola ou numa turma diferente, por exemplo, quem é tímido fica mais quieto, não faz perguntas em sala e não se enturma nos intervalos, mas à medida que os dias vão passando, um puxa uma conversa ou dá abertura para que alguém puxe e por aí vai. Quem estava retraído vai se soltando e quando se dá conta, está até aceitando convites para as festas da turma.

A timidez é uma característica que faz parte da natureza humana universal e evolutivamente ela está entre as que são importantes para nossa sobrevivência como espécie até os dias de hoje. Quando estávamos no início de nossa evolução, tínhamos necessidade que no grupo houvesse indivíduos que fossem destemidos para caçar, pescar e desbravar o ambiente, mas também precisávamos de outros que não fossem tão corajosos assim e que preferiam cuidar das crianças e do abrigo, esperando pelos suprimentos. O grupo mais diversificado era o que teria mais chances de sobreviver. Isso nos leva à conclusão de que ter um pouco de timidez nos protege de uma exposição desnecessária, nos resguarda de contatos sociais que podem não ser o que desejamos fazer. A timidez traz uma cautela, nos permite avaliar, decidir, tira nossa impulsividade mesmo que por um momento.  

terapia-online-casule-banner

Ao contrário do que muitos pensam, a timidez tem o componente genético e o ambiental, de acordo a professora de genética do desenvolvimento e do comportamento de Londres, Thalia Eley. Segundo ela, o ambiente familiar é o fator preponderante ao se levar em conta este traço de personalidade, mas não se deve deixar de lado a importância dos genes pois esta relação dos genes com o ambiente é dinâmica. 

Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos, como a ansiedade social. Deixar de fazer atividades importantes por medo, ficar exageradamente nervoso antes de um evento social ou se isolar por medo de interagir socialmente podem ser sinais de que você precisa de ajuda. A boa notícia é que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a mais eficaz no tratamento da timidez e da ansiedade social identificando pensamentos e comportamentos que reforçam a timidez e tratando-os através da mudança de padrões de pensamento e comportamento.

Outra característica muito presente nas pessoas que são tímidas é a ideia de que estão sendo julgadas, o que eleva os padrões de exigência para as atividades a que se propõem, mas a cobrança maior e mais penosa é a que vem de dentro do próprio indivíduo. É essa que traz sofrimento, um elevado senso de auto-eficácia e um alto grau de ansiedade.

Exercícios de respiração, distração cognitiva, conscientização dos medos que levam à ansiedade e posterior questionamento são algumas técnicas que ajudam no enfrentamento da timidez e a TCC possui muitos recursos para ajudar a quem precisa.

A pessoa que é tímida se sente incomodada com este comportamento. A vergonha em ser tímido, aceitar-se tímido, traz muito sofrimento também, mas saiba que você não está só. São muitos os que sofrem por isto e podem buscar ajuda, caso sintam necessidade. Olhe para si, avalie se você está sendo compreensivo com seus sentimentos e perceba se eles prejudicam ou não o seu cotidiano, se precisam ou não ser tratados. Caso sinta necessidade, procure ajuda!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

O que você precisa saber sobre timidez

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que você precisa saber sobre timidez, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que você precisa saber sobre timidez.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This