O que toda criança gostaria que seus pais soubessem!

Atualizado em 19/08/2015
Por Redatora Casule

O que toda criança gostaria que seus pais soubessem!

Atualizado em 19/08/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que toda criança gostaria que seus pais soubessem!

 

terapia-online-casule-banner

Worried Parents Using Laptop At Home

  • E se, de repente, seus filhos pequenos pudessem verbalizar perfeitamente seus sentimentos, o que imaginam que eles diriam? De que eles se queixariam e o que elogiariam na sua conduta como pai ou mãe?

    Não precisamos esperar que nossos filhos cresçam ou sejam verbalmente articulados para entendermos o que eles querem de nós. Eles constantemente dão sinais do que precisam, basta prestarmos atenção.

    Abaixo estão listadas 5 coisas que seus filhos precisam muito, por isso desejam desesperadamente que vocês saibam:

  • 1. Eles precisam que vocês os ouçam

    Muitos pais e mães passam o dia inteiro fora, e quando chegam em casa não desgrudam do celular, do computador ou da TV. Seus filhos tentam atrair sua atenção, mas o máximo que conseguem é um “Tudo bem, querido!”, ou “Agora não!”, ou “Não vê que estou ocupado?”.

    Qual foi a última vez que demos uma atenção individual aos nossos filhos, olho no olho, sem pressa? Será que há algo importante que eles tenham a nos dizer, mas andamos tão ocupados que não percebemos? Estamos facilitando ou dificultando a comunicação com eles?

    Quando há uma boa comunicação em casa, as crianças sentem-se amadas, seguras e valorizadas. Sentem-se também encorajadas a relatar quando algo não vai bem. E os pais conseguem perceber caso algo de errado esteja acontecendo.

    O diálogo é a principal ferramenta para fortalecer as relações familiares. Jamais permita que os “ruídos” tecnológicos e outros interesses egoístas interfiram nessa comunicação.

  • 2. Eles sofrem quando vocês brigam entre si

    Se por um lado é benéfico para os filhos verem os pais resolverem seus conflitos de maneira construtiva – pois é dessa forma que eles aprenderão que pessoas que se amam também têm diferenças, e nem por isso deixarão de se amar; por outro lado, presenciar agressões físicas e verbais geram insegurança e medo. Estudos mostram que as crianças que convivem em meio a brigas constantes tenderão, na vida adulta, a ter sérias dificuldades de se relacionar.

  • 3. Eles esperam que vocês os amem com suas imperfeições

    Eles desejam que vocês os aceitem e os amem mesmo que eles não sejam gênios ou estrelas do esporte. E os considerem especiais ainda que possuam habilidades comuns.

     

  • 4. Eles desejam ter regras e limites

    Pode não parecer, mas as crianças amam regras e, inconscientemente, imploram por limites. Regras e limites são fundamentais para que elas desenvolvam autonomia e se tornem pessoas emocionalmente saudáveis. A falta desses dois ingredientes trará sérios problemas para toda a vida. Terão grande dificuldade para lidar com as frustrações, tenderão a se tornar pessoas inconsequentes e sem autonomia, dependendo dos pais na vida adulta.

  • 5. Os presentes são legais, mas o que eles querem realmente é a sua presença

    Muitos pais tentam compensar a sua ausência com presentes. Essa é uma substituição que simplesmente não funciona. Para exemplificar, imaginem que vocês chegaram em casa famintos e, para saciar a fome, resolvem assistir televisão. Vocês até poderão se distrair por alguns instantes, mas ainda estarão com fome.

    Com as crianças funciona da mesma maneira. O presente até poderá distraí-las por alguns instantes, mas elas ainda irão querer estar com vocês.

    Dedicar um tempo diário de qualidade aos filhos, e, pelo menos, alguns dias por ano para saírem juntos em férias é uma das maiores demonstrações de amor. Com já foi dito em outra ocasião, amor se soletra T-E-M-P-O.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

O que toda criança gostaria que seus pais soubessem!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que toda criança gostaria que seus pais soubessem!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que toda criança gostaria que seus pais soubessem!.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como anda sua saúde mental
Como anda sua saúde mental?

Como anda sua saúde mental?

Você se percebe no dia-a-dia? Tem consciência de como está seu humor, sua disposição, sua energia, seus níveis de estresse, sua paciência, ou você simplesmente liga o piloto automático? Sabia que a forma como encaramos as situações, nossos hábitos e cuidados...

O seu choro é reprimido
O seu choro é reprimido?

O seu choro é reprimido?

Aperte o play para escutar este conteúdo. Quantas vezes você sentiu vontade chorar e escondeu? Talvez por vergonha, medo de alguém ver, se mostrar fraca(o) ou incapaz diante de alguma situação ou pessoa, não demonstrar os sentimentos, chorar as escondidas e...

7 expectativas que-você não deve ter em relação à terapia
7 expectativas que você não deve ter em relação à terapia

7 expectativas que você não deve ter em relação à terapia

A terapia é um processo complexo e depende de muitos fatores. Existem 7 expectativas que os pacientes costumam ter em relação a ela que podem dificultar o desenvolvimento do trabalho. É importante lembrar que terapia é sempre processo e os resultados não são instantâneos. Começar uma terapia é investir em si, logo, precisamos de tempo e dedicação para transformações duradouras e eficazes!
As crenças centrais podem ser modificadas_
As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais, também conhecidas como nucleares, são pensamentos sobre si, o outro e o mundo, que foram desenvolvidos desde a infância e fortalecidos ao longo da vida. Pode-se dizer que elas são o nível cognitivo mais profundo e enraizado que temos, por isso, muitas vezes não são questionadas, e sim, consideradas como verdades absolutas.

O desafio do xixi na cama

O contexto atual de pandemia envolvendo o isolamento social, uso excessivo de tecnologia e distanciamento da escola trouxe mudanças profundas na rotina das crianças e adolescentes. A escola sendo um espaço, para além da educação formal, de troca e interações contínuas, favorece o amadurecimento de aspectos muito importantes para o desenvolvimento saudável de uma criança/adolescente.
Leia mais
O desafio do xixi na cama

5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você sabe o que é o amor-próprio e como nutri-lo dentro de si? Em uma escala de 0 a 10 quanto você se ama? Amor-próprio é quando conseguimos refletir sentimentos de amor a nós mesmos e estes resultam numa melhor qualidade de vida tanto física quanto psicológica. Se amar é olhar para dentro de si com bons olhos e enxergar verdadeiramente quem você é sem lentes externas.
Leia mais
5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Frequentemente, nos julgamos por cometer um erro, nos sentimos mal quando algo sai fora do nosso planejamento e somos extremamente críticos em relação as coisas que fazemos. Mas quando um amigo comete um erro, muitas vezes nos comportamos de forma gentil e o acolhemos, não é?!
Leia mais
Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Vício em celular e redes sociais existe???

Sim! Existe! Este tipo de dependência está relacionada a nomofobia, que é o medo de ficar sem o celular ou outros aparelhos eletrônicos, como o computador e o videogame e quanto maior a dependência, maior o medo de ficar sem esses aparelhos.
Leia mais
Vício em celular e redes sociais existe

5 Linguagens do Amor Próprio

Segundo Gary Chapman, existem 5 Linguagens do Amor. Mas, hoje eu gostaria que você identificasse a sua linguagem do amor e fizesse algo por você, combinado?
Leia mais
5 Linguagens do Amor proprio

Como se concentrar nos estudos?

Você tem dificuldades para concentrar nos estudos? Você planeja estudar 4 horas por dia e acaba estudando 20 min? Fique aqui que este texto é para você!
Leia mais
Como se concentrar nos estudos

Como dizer não sem magoar outra pessoa?

Muitas vezes queremos ou precisamos dizer não para os outros. O problema é que algumas pessoas não conseguem seja por timidez, insegurança ou acostumado a ser passivo durante um longo período da vida. Dizer não é difícil, mas é necessário.
Leia mais
Imagem capa post blog Aprenda a dizer não
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This