-
E se, de repente, seus filhos pequenos pudessem verbalizar perfeitamente seus sentimentos, o que imaginam que eles diriam? De que eles se queixariam e o que elogiariam na sua conduta como pai ou mãe?
Não precisamos esperar que nossos filhos cresçam ou sejam verbalmente articulados para entendermos o que eles querem de nós. Eles constantemente dão sinais do que precisam, basta prestarmos atenção.
Abaixo estão listadas 5 coisas que seus filhos precisam muito, por isso desejam desesperadamente que vocês saibam:
-
1. Eles precisam que vocês os ouçam
Muitos pais e mães passam o dia inteiro fora, e quando chegam em casa não desgrudam do celular, do computador ou da TV. Seus filhos tentam atrair sua atenção, mas o máximo que conseguem é um “Tudo bem, querido!”, ou “Agora não!”, ou “Não vê que estou ocupado?”.
Qual foi a última vez que demos uma atenção individual aos nossos filhos, olho no olho, sem pressa? Será que há algo importante que eles tenham a nos dizer, mas andamos tão ocupados que não percebemos? Estamos facilitando ou dificultando a comunicação com eles?
Quando há uma boa comunicação em casa, as crianças sentem-se amadas, seguras e valorizadas. Sentem-se também encorajadas a relatar quando algo não vai bem. E os pais conseguem perceber caso algo de errado esteja acontecendo.
O diálogo é a principal ferramenta para fortalecer as relações familiares. Jamais permita que os “ruídos” tecnológicos e outros interesses egoístas interfiram nessa comunicação.
-
2. Eles sofrem quando vocês brigam entre si
Se por um lado é benéfico para os filhos verem os pais resolverem seus conflitos de maneira construtiva – pois é dessa forma que eles aprenderão que pessoas que se amam também têm diferenças, e nem por isso deixarão de se amar; por outro lado, presenciar agressões físicas e verbais geram insegurança e medo. Estudos mostram que as crianças que convivem em meio a brigas constantes tenderão, na vida adulta, a ter sérias dificuldades de se relacionar.
-
3. Eles esperam que vocês os amem com suas imperfeições
Eles desejam que vocês os aceitem e os amem mesmo que eles não sejam gênios ou estrelas do esporte. E os considerem especiais ainda que possuam habilidades comuns.
-
4. Eles desejam ter regras e limites
Pode não parecer, mas as crianças amam regras e, inconscientemente, imploram por limites. Regras e limites são fundamentais para que elas desenvolvam autonomia e se tornem pessoas emocionalmente saudáveis. A falta desses dois ingredientes trará sérios problemas para toda a vida. Terão grande dificuldade para lidar com as frustrações, tenderão a se tornar pessoas inconsequentes e sem autonomia, dependendo dos pais na vida adulta.
-
5. Os presentes são legais, mas o que eles querem realmente é a sua presença
Muitos pais tentam compensar a sua ausência com presentes. Essa é uma substituição que simplesmente não funciona. Para exemplificar, imaginem que vocês chegaram em casa famintos e, para saciar a fome, resolvem assistir televisão. Vocês até poderão se distrair por alguns instantes, mas ainda estarão com fome.
Com as crianças funciona da mesma maneira. O presente até poderá distraí-las por alguns instantes, mas elas ainda irão querer estar com vocês.
Dedicar um tempo diário de qualidade aos filhos, e, pelo menos, alguns dias por ano para saírem juntos em férias é uma das maiores demonstrações de amor. Com já foi dito em outra ocasião, amor se soletra T-E-M-P-O.