O Que é a Nossa Criança Interior?

Atualizado em 07/04/2018
Por Tiago Curcio

O Que é a Nossa Criança Interior?

Atualizado em 07/04/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Que é a Nossa Criança Interior?

Quando nos tornamos adultos, acreditamos que a fase da infância ficou para trás. Entretanto, cada um de nós, independente da idade, carrega consigo a sua criança interior, aquele ser cheio de imaginação, de um olhar doce e ingênuo e que vê a vida de forma mais simples. Portanto, ainda que tenhamos muitas responsabilidades e desafios, é isso que faz com que não percamos a nossa essência e possamos voltar no tempo e reviver uma parte bonita de nós.

Entendendo o Conceito de Criança Interior

A criança interior é aquela parte infantil de nós que representa nossa capacidade de inocência, admiração, alegria, sensibilidade e diversão. E embora tudo isso seja fantástico, é essa parte que, muitas vezes, também conserva as feridas antigas vindas lá do início da vida. Portanto, se tudo isso não for entendido, cuidado, tratado e ressignificado pode te impedir de ser um adulto mais realizado e completo.

A personalidade e grande parte das crenças que alimentamos no decorrer da nossa história são construídas quando ainda somos pequenos. Por isso, quando estas memórias não são tão boas, podemos carregar dores da infância durante toda a vida, repetindo mensagens negativas que talvez tenhamos escutado dos nossos pais, professores, familiares ou amigos, mesmo que eles não tivessem essa intenção.

Por isso, no período da infância muitos acreditam ser responsáveis ​​por qualquer coisa negativa que aconteça ao seu redor, seja na sua família ou na sala de aula, por exemplo. Quando essa insegurança não é resolvida, leva muitos adultos a continuarem inseguros e acreditando que não são dignos de amor, merecimento, felicidade ou sucesso. Então, eles começam a se rejeitar e até se punir de forma inconsciente, contudo, as coisas não precisam ser assim. Cada um de nós pode aprender a cuidar da sua criança interior com amor, respeito, carinho, empatia e compaixão e, com isso, e ajudá-la a curar e ressignificar as suas dores e seguir em frente sem carregar tantos fardos.

Geralmente, pessoas que levam qualquer tipo de rejeição para o lado pessoal o fazem porque sua criança interior está ferida. Nesse sentido, uma crítica pessoal ou profissional é vista como algo muito maior do que realmente é. Portanto, curar as dores dessa criança é necessário para que as rejeições naturais da vida sejam vistas como são. Afinal, uma crítica a algo que tenha feito não descredita toda a sua história, como na verdade pode ser a ponte para se tornar ainda melhor em sua vida pessoal e profissional. Veja por este ângulo!

Como Cuidar e Abraçar a Sua Criança Interior

Abraçar e cuidar da sua criança interior é uma das coisas mais valiosas que você pode fazer por si mesmo para curar os problemas originados na infância. Ao se libertar do passado, se sentirá livre para desfrutar o momento presente e, assim, construir um futuro feliz. Acompanhe algumas dicas que te ajudarão a se conectar, cuidar e empoderar a criança maravilhosa que há dentro de você.

1 – Conecte-se Com a Sua Criança Interior

Mesmo que não perceba, existe uma criança interior dentro de ti e que pode te trazer muitas respostas sobre a pessoa que é hoje. Ao ter essa consciência, conseguirá se conectar com ela, ouvi-la e ajudá-la a curar as suas dores. Para isso, vá para um lugar tranquilo, em que não será interrompido, e comece a pensar na sua infância, em como você era; os seus medos e inseguranças e também nos bons momentos.

terapia-online-casule-banner

Quanto mais informações se lembrar, mais forte será essa conexão. Essa viagem ao passado será também uma jornada de autoconhecimento, para que entenda a origem dos seus sentimentos e descubra o caminho que precisa seguir para resolver todas suas questões, possa se libertar de algum problema, caso seja necessário, e para que possa seguir em frente mais feliz e pleno.

2 – Ofereça Apoio

Por algum motivo, sua criança interior se sente desamparada e isso pode ser resultado de experiências delicadas vividas na infância. Em grande parte dos casos, essa fragilidade é originada através de acontecimentos considerados banais, como o fato de os pais reprimirem o choro ou não terem dado toda a atenção que seu filho precisava, por exemplo.

Por mais que não houvesse essa intenção, a forma com a qual os pais educam os seus filhos é de grande importância para o desenvolvimento emocional do indivíduo. Então, é importante que ofereça apoio para a sua criança interior, mostrando a ela que não há mais razões para sentir medo e que tudo isso ficou no passado.

3 – Ressignifique as Dores

Como disse, em grande parte dos casos, os pais não tinham a intenção de magoar seus filhos e agiram acreditando que estavam fazendo o seu melhor. Considerar esse aspecto é essencial para curar a sua criança interior e se libertar das dores da infância. Pais que eram muito rígidos e cobravam demais dos seus herdeiros possivelmente tinham o objetivo de formar adultos responsáveis, fortes e honestos. Nesse sentido, se hoje sua criança interior se ressente porque acredita que lhe faltou mais carinho e atenção na infância, busque expandir sua percepção e mostre a ela que esse amor foi demonstrado de outras formas.

4 – Escreva uma Carta Para Si Mesmo

Se você como é hoje, adulto, pudesse voltar ao passado para conversar com sua criança interior, o que diria a ela? Escrever uma carta com tudo o que gostaria de falar para si mesmo é uma ótima maneira de mostrar para esse ser frágil que habita o seu ser que tudo irá ficar bem. Diga para essa criança o quanto ela é especial, inteligente, conte a ela as conquistas e os aprendizados pelos quais irá passar para que ela saiba que fez um excelente trabalho. Fale tudo aquilo que você gostaria de ter ouvido na infância e que te ajudaria a se tornar um adulto mais confiante e seguro.

5 – Mantenha Contato Com Sua Criança Interior

Sempre que algo acontecer em sua vida e te chatear, pense na sua criança interior, são grandes as chances de ela ter as respostas para o que está sentindo. Então, poderá resolver essas questões dentro de si para que as coisas deixem de te afetar demais e consiga adquirir consciência a respeito da sua força. Mesmo quando essa criança estiver curada, mantenha esse contato, pois ela irá te lembrar o quanto é importante se amar, se cuidar com carinho e, também, se divertir, sorrir, ter sonhos, ver graça na vida.

Conhecer a sua criança interior é uma parte fundamental do processo de autoconhecimento e autocura. Ao voltar a sua atenção para a infância, será capaz de entender sentimentos, comportamentos e crenças que possui hoje e como impactam sua felicidade, prosperidade, plenitude e resultados. Você não é o que lhe aconteceu, mas o que faz com aquilo que lhe aconteceu. E como sempre digo – Se for bom, deixe que fique. Se for ruim, deixe que vá! Só não permita que a criança interior que habita dentro de você deixe de ter aquele lindo brilho nos olhos e a força, criatividade e doçura que podem transformar sua vida, aqui e agora, para melhor.

Fontes: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-nossa-crianca-interior/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

O Que é a Nossa Criança Interior?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O Que é a Nossa Criança Interior?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O Que é a Nossa Criança Interior?.

0 comentários

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This