Ja ouviu falar sobre a ACT-casule

Já ouviu falar sobre a ACT?

Atualizado em 21/11/2017
Por Redatora Casule

Já ouviu falar sobre a ACT?

Atualizado em 21/11/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Já ouviu falar sobre a ACT?

De acordo com a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) a tentativa do controle das sensações, dos pensamentos e sentimentos promove os transtornos mentais, portanto, a maioria dos pacientes poderão beneficiar-se com a terapia. Estudos científicos apresentam resultados eficazes da ACT para depressão, ansiedade, tricotilomania, agorafobia, dependência de álcool e no enfrentamento do estigma internalizado  entre dependentes de substâncias. A ACT baseia-se em uma nova forma de nos relacionarmos com o sofrimento. Em vez de controlar os pensamentos, as sensações e os sentimentos negativas ou evitá-los, a ACT nos propõe observá-los e aceitá-los apenas como sentimentos e pensamentos. O objetivo da terapia é alcançar o conceito de flexibilidade psicológica, através da aceitação dos sentimentos, pensamentos e sensações desagradáveis  a fim de manter ou modificar ações importantes em contato com o momento presente. A terapia proporciona o esclarecimentos dos valores do paciente e o planejamento de suas ações em direção a esses valores.

A terapia baseia-se em seis processos psicológicos de mudança, os pontos do hexágono de flexibilidade psicológica: Aceitação, Desfusão, Self como contexto, Momento presente, Valores e Ações com Compromisso. Também são utilizados como apoio à terapia, os exercícios que promovam a experiência com os pensamentos de forma isenta de julgamento e as metáforas que facilitam a compreensão dos processos do hexágono.

Já ouviu falar sobre a ACT-casule2

 

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), psicoterapia comportamental baseada no contextualismo funcional foi elaborada em 1987, por Steven Hayes e colaboradores. Surgiu em meio a terceira geração das terapias comportamentais e cognitivas, da qual destacam-se outras abordagens como, a terapia comportamental dialética, a psicoterapia analítico-funcional e a terapia cognitiva baseada em mindfulness. A ACT analisa a linguagem humana e a função dos sentimentos e pensamentos, proporcionando dessa forma, a aproximação do paciente com suas experiências internas.

A Terapia de Aceitação e Compromisso é uma abordagem fundamentada e embasada em conhecimentos científicos. No Brasil, já existem psicólogos e pesquisadores que estudam e atuam na área. Algumas capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte possuem centros de estudos que oferecem cursos de formação para psicólogos.  Além de existirem artigos publicados em revistas científicas e livros disponíveis para estudo e aprofundamento na temática.

terapia-online-casule-banner

 

Fontes:

Monteiro, E. P., Ferreira, G. C. L., Silveira, P. S. & Ronzani, T. M. (2015). Terapia de aceitação e compromisso (ACT) e estigma: revisão narrativa. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 11(1), 25-31.

Ruiz, F. J. (2010). A review of Acceptance and Commitment Therapy (ACT) Empirical evidence: Correlational, experimental psychopathological therapy. International Journal of Psychological Therapy, 10(1), 125-162.

Saban, M. T. (2011). Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso. 1 ed. Santo André, SP: ESETec Editores Associados.

Silveira, P. S., Monteiro, E. P., Nery, F. C., Ferreira, G. C. L., Noto, A. R. & Ronzani, T. M. (2014). Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): Estratégias de Redução do estigma Associado à Dependência de Substâncias. In: T. M. Ronzani, Intervenções e inovações em álcool e outras drogas (pp.135-154). Juiz de Fora, MG: Editora UFJF.

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Já ouviu falar sobre a ACT?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Já ouviu falar sobre a ACT?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Já ouviu falar sobre a ACT?.

0 comentários

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Tem dias que você acorda e não se sente satisfeito com o que é? Não consegue sentir orgulho do que faz e das suas conquistas? Tem dificuldade de enxergar seus pontos fortes e suas qualidades? Pois é, você pode estar com baixa autoestima e isso é muito comum de acontecer. Buscar meios para melhorar a autoestima é um grande passo. Seja através da leitura de um livro sobre o assunto, pesquisas, assistindo vídeos ou mesmo através da ajuda profissional.

6 dicas para lidar com a traição

A descoberta de uma traição é capaz de transformar qualquer relacionamento amoroso, seja namoro ou casamento. A vida do casal pode mudar para melhor ou piorar consideravelmente, mas, com certeza, nunca mais será a mesma.
Leia mais

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This