A ajuda psicólogica é fundamental no acompanhamento do soropositovo?
Acredito que este seja um dos diagnósticos mais difíceis de se receber. A pessoa pode se sentir culpada, e tender a se isolar, pois é uma doença que mexe com aspectos tanto sociais como afetivos/sexuais.
Todas as pessoas que tem um resultado de exame onde está implícito uma grande movimentação da vida desta pessoa (e até de sua família) merecem atendimento psicológico especifico para esta situação.
Não é difícil de imaginar como deve ser receber o resultado positivo para HIV. A sensação de que “está tudo acabado” é muito comum, mesmo sabendo que as pesquisas tem nos oferecido muitas opções de tratamento.
A culpa pode acompanhar nas situações onde temos a percepção (verdadeira ou não) de que tínhamos o controle da situação.
Como o acompanhamento psicológico ajuda um paciente a lidar melhor com a sua sorologia?
Um psicólogo poderá ajudar na aceitação da situação atual que implica em uma serie de mudanças na rotina desta pessoa, que pode ser fundamental para aderência ao tratamento. Além da aceitação o psicólogo pode ajudar a lidar com a possível culpa, ou ajudar na forma como esta pessoa dará a noticia as pessoas aquém desejar contar, etc.
Paralelo com o luto?
Eu diria que uma noticia desta pode ser equivalente ao luto, não deixa de ser uma perda muito grande – mesmo que a pessoa nem venha a ter sintomas da Aids sempre pode existir a expectativa de algo muito negativo.
Muitos pacientes dizem que, em algum momento, tiveram vontade de desistir da vida ou do tratamento?
A falta de esperança pode ocorrer em muitas situações onde as perspectivas são de sofrimento. A quantidade de remédios a ser ingerido pode ser grande, os cuidados com a saúde é triplicada, ou seja, toda a rotina muda e de forma geral o ser humano pode não lidar bem com mudanças.
Mas sabemos que o futuro sendo incerto também há possibilidade de poucas mudanças, já tive paciente que recebeu o resultado de soropositivo bem no inicio da doença e conseguiu reverter completamente, até zerar o resultado. A esperança deve existir e acompanhado pelos melhores médicos que a pessoa puder encontrar.
O perdão é um dos fatores essenciais pra que o paciente possa superar o resultado da sorologia?
Considero que o perdão implica em decidir consigo mesmo que não continuará batendo na mesma tecla. Ou seja, a pessoa reconhece que houve um dano mas parte seu olhar para frente, olha para o que pode ser feito de bom daqui para frente.
Como o acompanhamento psicológico pode ajudar ele a levar o tratamento
O psicólogo pode ajudar a aceitar o processo – pois além da expectativa de ganho em saúde devemos considerar que a luta é sempre positiva independente do resultado. O espirito de não se deixar vencer e tentar até o fim é algo que pode oferecer energia emocional e permitir passar pelo processo de forma menos dolorosa possível.
FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/hiv-superando-o-diagnostico.html