Entenda o Que é Estresse Organizacional e Como Evitá-lo! -casule

Entenda o Que é Estresse Organizacional e Como Evitá-lo!

Atualizado em 13/12/2017
Por Tiago Curcio

Entenda o Que é Estresse Organizacional e Como Evitá-lo!

Atualizado em 13/12/2017
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Entenda o Que é Estresse Organizacional e Como Evitá-lo!

estresse organizacional pode ter grande impacto sobre a produtividade e motivação de um profissional ou mesmo da equipe inteira de uma empresa. A preocupação excessiva com questões do trabalho, sobrecarga de atividades, falta de segurança e infraestrutura e insegurança em relação ao emprego; são algumas das causas mais comuns do estresse sofrido pelos trabalhadores. Este alto nível de tensão pode causar uma variedade de doenças físicas e emocionais e trazer problemas de saúde graves aos profissionais.

Quando os fatores causadores da tensão constante têm relação com uma gestão ineficaz, com conflitos com as lideranças, este incômodo pode se tornar um problema recorrente entre vários colaboradores ou mesmo em todo um setor. Portanto, identificar os sinais de estresse organizacional é o primeiro passo para definir estratégias para se resolver o problema e prevenir que o mesmo volte a acometer a equipe.

Efeitos do Estresse Organizacional na Saúde

O estresse pode provocar uma série de problemas de saúde, incluindo pressão alta, dores de estômago, úlceras, dores de cabeça, palpitações, fadiga, sudorese, alterações de peso, diarreia, náuseas, tonturas, alterações do apetite e humor, dores musculares por todo o corpo. Em decorrência disso, um indivíduo que está sempre estressado, vai se sentir cansado o tempo todo, não importa se tenha acabado de acordar ou tirado algumas horas para descansar.

Uma saúde emocional prejudicada pode enfraquecer o sistema imunológico da pessoa, tornando-a mais propensa a contrair resfriados e outras infecções. Estes problemas de saúde podem aumentar as faltas e, em casos mais graves, acabar causando acidentes de trabalho e incapacitando o funcionário.

Impacto do Estresse Organizacional do Desempenho do Funcionário

O estresse também pode afetar a capacidade de o colaborador executar bem o seu trabalho. Ele atrapalha a concentração e a memória, diminui drasticamente sua motivação, impedindo que o indivíduo se concentre para executar atividades mais complexas, mesmo que elas façam parte de sua rotina.

terapia-online-casule-banner

Assim, o profissional pode deixar de concluir determinadas tarefas importantes ou se esquecer de realizar uma parte fundamental de um processo. Se a gestão não possui uma abordagem motivadora, o membro da equipe sente que não há nenhuma razão para que ele se dedique ao trabalho. Além disso, o estresse pode causar sentimentos de negatividade, falta de entusiasmo e apatia e, nos casos mais graves, levar a depressão no trabalho.

Um profissional sobrecarregado e exausto dificilmente conseguirá cumprir prazos, pois o estresse pode afetar a sua capacidade de priorizar. Então, há a sensação de que ele não tem controle sobre seu trabalho. Já os funcionários que possuem certa autonomia para desempenhar suas funções e participam no processo de tomada de decisões da empresa, embora também sofram bastante pressão, são considerados menos propensos a sofrer deste estresse.

Como a Empresa Pode Evitar o Estresse Organizacional?

Depois de entender o que é estresse organizacional é importante saber o que pode ser feito para que ele não ocorra em sua empresa. O segredo está em manter a atenção em relação ao bem-estar no trabalho geral dos funcionários, o que inclui cuidar da: ergonomia, saúde, valorização, reconhecimento, pertencimento, estar atento à sobrecarga de funções, à forma como as cobranças são feitas e cuidar também da relação com colegas e supervisores.

Preocupar-se com o bem-estar dos seus colaboradores é fundamental, já que eles são os ativos mais valiosos que uma empresa pode ter. Sem profissionais competentes e envolvidos nenhuma empresa consegue sair do lugar esse destacar no mercado. Por isso, cuide muito bem dos seus profissionais e faça deles aliados poderosos do sucesso de sua organização.

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/entenda-o-que-e-estresse-organizacional-e-como-evita-lo/

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Entenda o Que é Estresse Organizacional e Como Evitá-lo!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Entenda o Que é Estresse Organizacional e Como Evitá-lo!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Entenda o Que é Estresse Organizacional e Como Evitá-lo!.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This