O que é coaching de carreira

Definição de Coaching de Carreira

Atualizado em 02/09/2019
Por Tiago Curcio

Definição de Coaching de Carreira

Atualizado em 02/09/2019
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Definição de Coaching de Carreira

Para quem está no começo, o método pode ajudar a escolher qual é a carreira ideal e como entrar com o pé direito no mercado de trabalho. Para quem já tem uma carreira consolidada, mas deseja mudar, o coaching pode estimular uma transação segura e benéfica. E para quem já está trabalhando há algum tempo e quer um cargo maior, o método ensina a focar em aprimoramento, tanto comportamental quanto técnico.

Não importa qual seja a jornada que você está prestar a seguir, o coaching está preparado e vai ter ajudar a exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, essenciais para qualquer profissional que deseja evoluir diariamente. O método coopera fortemente para o aumento da motivação pessoal, o reposicionamento de profissionais com longos anos de mercado, a recolocação, atualização e em processos de mudança nas empresas.

Ao trabalhar com o progresso de habilidades profissionais, emoções, anseios, perspectivas e sonhos, o coaching traz efeitos positivos que podem ser vistos em curto, médio e longo prazo. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half, em 2012, o coaching de carreira oferece impactos positivos para 88% dos profissionais brasileiros.

Esse dado é muito relevante, não é mesmo? Se tantas pessoas já aderiram ao método, por que ainda existem pessoas que não o fizeram? Você é uma dessas pessoas? Não se preocupe, pois é importante que você tome o tempo que for necessário para realizar uma decisão como essa. Afinal, ela vai mudar muito os rumos da sua vida profissional e pessoal, até mesmo equilibrando-as para que você consiga viver os dois períodos de forma saudável.

Para conseguir alcançar o sucesso com o coaching, o coachee elabora planos de ação firmes, baseados nas necessidades e metas estabelecidas com a ajuda do coachee. Só que, lugar de simplesmente realizar o trabalho por ele, o coach apoia na visualização dos objetivos e na motivação para realizar as ações que conduzirão aos resultados desejados para a carreira profissional.

Nesse meio, é essencial entender que cada caso é um caso. Portanto, não é possível estabelecer os mesmo processos para todas as pessoas. Cada uma deve chegar a objetivos diferentes, em tempos diferentes e com ferramentas diferentes. O que não muda é que, no final, você terá passado por fases de autoconhecimento, autodesenvolvimento e de autoconfiança.

O processo de coaching de carreira

O processo contribui com o desenvolvimento de uma pessoa de forma rápida, por meio da visualização dos pontos fortes, como também dos pontos que precisam ser desenvolvidos. Entenda mais:

  • Com a ajuda de técnicas especializadas, o coachee é capaz de encontrar quais são as características profissionais e pessoais que são destaques positivos e que merecem ser fortalecidas.
  • Também encontra pontos positivos que podem estar escondidos por medo ou outros motivos. A partir dessa descoberta, o coach trabalha qual é o melhor caminho para que estes cheguem à superfície e contribuam de forma vantajosa.
  • Para completar, o método ensina a buscar pelos pontos negativos que acabam influenciando o dia a dia. São características que impedem o progresso e o desenvolvimento tranquilo das habilidades que precisam de força.

Ainda é possível dizer que o caminho do autoconhecimento traz a inteligência emocional, fundamental para quem lida com situações adversas ou de pressão ao longo da carreira ou até mesmo na vida pessoal. O gerenciamento de sentimento é um passo importante para a maturidade.

terapia-online-casule-banner

Todo esse processo não é rápido, mas é efetivo, pois permite que o coachee rompa barreiras e crenças limitantes e desenvolva a autoconfiança. Assim o seu futuro profissional é permeado pelo “conhecer a si mesmo”, explorando de maneira assertiva seu potencial e atingindo resultados satisfatórios, tanto em sua carreira quanto pessoalmente.

Durante essa evolução, o coach também ajuda o coachee a escolher, entre várias, as melhores oportunidades de emprego que lhe serão ofertadas, fazendo o estudo detalhado dos valores reais do seu coachee e o que ele almeja para a sua vida profissional em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, o coachee será auxiliado a não optar por ingressar em um emprego sem força de vontade/desânimo e que seja incongruente com suas metas e propósito de vida.

O coaching e o propósito de vida

Ao longo deste texto, você pôde perceber que fazer uma mudança de vida profunda como esta que o coaching proporciona não é algo fácil, mas também não é impossível. Por isso, após ler este texto, é preciso você dê o próximo passo e encontre o método do coaching que mais se adéqua às suas necessidades. Com isso, você já estará a frente de muitas pessoas no mercado de trabalho que buscam por progresso sem compreender direito a si mesmos.

Quero destacar que, sem dúvida, auxiliar na definição da missão de vida de um profissional é um dos principais e mais importantes benefícios que o coaching de carreira pode proporcionar. Digo isso, pois, ao entender que realmente dá sentido à sua existência e identificar as coisas que realmente fazem a pessoa mais feliz, o coachee tem mais condições de definir desejos profissionais e também pessoais.

Esse é um tema tão relevante, pois na nossa sociedade, o trabalho é uma das fontes de realização do ser humano e uma atividade que toma grande parte do seu tempo. É só pensar na quantidade de horas da sua semana você usa apenas com a sua vida profissional. Por isso, quanto mais sintonizados com o que fazemos todos os dias, mais nos sentiremos plenos e teremos possibilidades de conquistar resultados extraordinários em nossa carreira e vida como um todo. Invista em coaching e ouse ir além!

Comente abaixo se você tem alguma dúvida a respeito do método coaching. Aproveite para compartilhar este artigo com um amigo que está pensando em ser coachee. 

Até o próximo artigo!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/definicao-de-coaching-de-carreira/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Definição de Coaching de Carreira

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Definição de Coaching de Carreira, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Definição de Coaching de Carreira.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This