respiração - coaching -casule

Como Está o Meu Respirar? Por Que Fazer Essa Pergunta Diariamente?

Atualizado em 07/05/2018
Por Tiago Curcio

Como Está o Meu Respirar? Por Que Fazer Essa Pergunta Diariamente?

Atualizado em 07/05/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como Está o Meu Respirar? Por Que Fazer Essa Pergunta Diariamente?

Em uma escala de 0 a 10, que nota atribui para a qualidade de sua respiração? Saiba que essa resposta não se refere apenas à ausência de doenças do aparelho respiratório, mas sim à forma como expira e inspira o ar. Contudo, embora o ato de respirar seja uma função que ocorre de forma automática é importante observar a maneira com a qual anda respirando diariamente. Ao se perguntar diariamente – “Como está o meu respirar?”, irá se conhecer melhor e conseguir identificar sinais de estresse e ansiedade, por exemplo, com maior facilidade, para encontrar as soluções necessárias e viver com mais equilíbrio.

Por Que Devo Me Atentar ao Meu Respirar?

O ar é um elemento essencial para a sobrevivência humana, pois sem ele os órgãos não teriam como funcionar. Vale destacar que apenas o cérebro utiliza mais de 75% de todo o oxigênio consumido por uma pessoa. Por isso, quando não há uma respiração eficiente, vários sistemas no corpo podem ficar comprometidos, incluindo o imunológico, o circulatório, o endócrino e o nervoso. As principais consequências da respiração inadequada são:

  • Confusão mental;
  • Tontura;
  • Ansiedade;
  • Problemas digestivos e intestinais;
  • Dores no peito, ombros e pescoço.

Quando a respiração é eficaz e todo o corpo consegue receber o oxigênio que precisa, órgãos, células e tecidos têm suas energias renovadas. Outros benefícios incluem:

  • Melhora na concentração e no foco;
  • Eliminação de toxinas do corpo;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora na função intestinal e digestiva;
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Aceleração do metabolismo, auxiliando na perda de peso.

Como se pode perceber, se atentar ao seu respirar diariamente é uma medida de autocuidado essencial para buscar a saúde e o bem-estar.

Dicas Poderosas Para Respirar Melhor e Ter Mais Qualidade de Vida

Depois de entender a importância do oxigênio para o bom funcionamento do nosso corpo, aproveite para conferir dicas que irão te ajudar a respirar melhor e proporcionar mais qualidade de vida.

1 – Observe a Sua Respiração

A primeira medida a ser realizada é começar a observar a forma com a qual está respirando. Para isso, siga estes dois passos:

  • Sente-se com a coluna ereta em uma cadeira ou deite-se de costas.
  • Coloque a mão sobre o abdômen e respire da maneira como faz naturalmente.

Se a mão se levantar e o peito se mantiver relativamente plano, é sinal de que está respirando de forma adequada. Contudo, se o abdômen permanecer praticamente imóvel e o peito se elevar isso significa que é importante buscar formas de tornar sua respiração mais eficaz.

2 – Pratique Exercícios de Respiração

Praticar exercícios de respiração, pelo menos uma vez por dia, durante cinco ou dez minutos é importante para que se familiarize cada vez mais com a forma correta de fornecer oxigênio para o seu corpo. Escolha um período do seu dia, que pode ser antes de dormir ou ao acordar, por exemplo, e torne essa prática parte da sua rotina. Os passos a serem seguidos são:

terapia-online-casule-banner
  • Deite-se e dobre os joelhos, apoiando os pés sobre a superfície que estiver, que pode ser o chão ou a sua cama.
  • Coloque as mãos sobre o abdômen e respire através do nariz, contando até quatro. Nesse momento, imagine que sua barriga é um balão que está sendo inflado através da respiração.
  • Ao inalar o ar, segure-o durante alguns segundos.
  • Então, expire-o lentamente, também contando até quatro, imaginando que está esvaziando o balão que acabou de encher. Repita esses passos durante cinco ou dez minutos.

É necessário ter muita paciência até que consiga respirar no seu dia a dia da mesma maneira que faz durante o exercício. Portanto, evite se julgar e querer resultados rápidos, pois é aos poucos que o seu corpo irá se habituar a essa mudança.

3 – Pratique Atividades Que Promovam a Respiração

Além dos exercícios focados exclusivamente na respiração, existem outras atividades que podem te ajudar a respirar melhor, como é o caso da ioga e do pilates, por exemplo. Ao aliarem a respiração com movimentos corporais, ajudam o corpo e a mente a entrarem em equilíbrio, proporcionando inúmeros benefícios tanto para a saúde mental quanto física.

4 – Está Estressado? Respire!

Quando se está estressado, há uma tendência de começar a respirar pela boca, de forma ofegante. Por isso, sempre que se sentir assim, pare por alguns minutos e respire em atenção plena. O mesmo exercício que sugeri na dica número dois pode ser realizado sentado, em qualquer lugar que estiver. Experimente fazer isso e perceberá o quanto essa medida simples pode te ajudar a se acalmar e agir de forma mais centrada e consciente.

5 – Mantenha os Músculos Relaxados

Para que a respiração seja verdadeiramente eficaz, é fundamental que os músculos estejam relaxados. Isso porque, quando estão tensos, tendem a dificultar a passagem do ar pelo corpo. Fazer movimentos com os ombros, costas e pescoço irá ajudar a desobstruir o caminho para que o oxigênio possa entrar e te proporcionar calma e tranquilidade.

6 – Respire Ar Puro Sempre Que Possível

A qualidade do ar que respiramos também é muito importante, por isso, se você mora em uma grande cidade, mantenha contato com a natureza sempre que possível. Visitar parques, a praia ou mesmo tirar uns dias de folga no interior certamente irá te fazer muito bem. No dia a dia, evite permanecer em ambientes fechados durante muito tempo e mantenha as janelas abertas, permitindo que o ar ventile.

7 – Diminua o Ritmo

Quando perceber que a sua rotina está muito agitada e, como diz a expressão, está sem tempo nem para respirar, diminua o ritmo e relaxe. Fazer pequenas pausas é essencial para manter os seus níveis de energia e concentração elevados e, assim, conseguir realizar todas as suas obrigações com qualidade e eficiência. Além disso, procure organizar a sua rotina para que tenha dias mais produtivos sem se sentir sobrecarregado.

A respiração é uma das funções mais importantes do corpo humano, afinal, até conseguimos sobreviver durante alguns dias sem água ou alimentos, mas sem ar só é possível resistir durante alguns minutos. Por isso, pergunte-se diariamente como está o seu respirar, pois esse é um cuidado indispensável para manter-se feliz e saudável e para encontrar maior equilíbrio interior e exterior. Sua respiração e todo o seu corpo e mente: agradecem.

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-esta-o-meu-respirar-por-que-fazer-essa-pergunta-diariamente/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Como Está o Meu Respirar? Por Que Fazer Essa Pergunta Diariamente?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como Está o Meu Respirar? Por Que Fazer Essa Pergunta Diariamente?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como Está o Meu Respirar? Por Que Fazer Essa Pergunta Diariamente?.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This