Como Evitar o Excesso de Pensamentos - coaching -casule

Como Evitar o Excesso de Pensamentos? Não Deixe Sua Mente Sobrecarregada

Atualizado em 26/05/2018
Por Tiago Curcio

Como Evitar o Excesso de Pensamentos? Não Deixe Sua Mente Sobrecarregada

Atualizado em 26/05/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como Evitar o Excesso de Pensamentos? Não Deixe Sua Mente Sobrecarregada

Nosso cérebro está a todo tempo processando informações, isso é natural e fantástico, pois nossa incrível máquina humana opera 24 horas por dia. Contudo, existem pessoas que sofrem com o excesso de pensamentos, o que faz com que se sintam ansiosas e aflitas. Para resolver isso é necessário adotar alguns hábitos para desacelerar a mente e, assim, levar a vida de forma mais tranquila e saudável. Com serenidade, os problemas que antes pareciam sem solução se tornarão mais simples e pequenos diante da magnitude da vida.

Os Sinais do Excesso de Pensamentos

A preocupação até tem o seu lado positivo, que é o de fazer com que nos lembremos de tomar certos cuidados com nossa integridade e resolver determinadas questões pendentes. Entretanto, quando se torna excessiva, pode ser altamente prejudicial, causando o descontrole emocional. Além disso, quando se trata de uma situação em que não há nada que possa ser feito, torna-se inútil desperdiçar sua energia pensando repetidamente nela.

Se você também se sente constantemente tomado por estas ideias, veja quais são os sinais mais comuns de quando se está com excesso de pensamentos e perceba se identifica algum deles em seu comportamento:

  • Dificuldades para dormir por não conseguir parar de pensar nas coisas que precisa fazer;
  • Sensação de que o dia não está rendendo e está deixando tarefas por fazer;
  • Cansaço físico causado pelo esgotamento mental;
  • Irritabilidade e instabilidade de humor;
  • Não conseguir se concentrar nas atividades que está realizando;
  • Sentimento constante de apreensão e medo de algo dar errado;
  • Falhas de memória e dificuldades de concentração.

Além dos sintomas psicológicos, existem os psicossomáticos, que afetam, também, o físico, como dores de cabeça e no corpo, queda de cabelo e gastrite nervosa, por exemplo.

Caso tenha se identificado com algum dos sinais que citei, fique tranquilo, pois é perfeitamente possível mudar hábitos e aprender a desacelerar e relaxar. O excesso de pensamentos não é e nem deve ser considerado como um traço negativo da sua personalidade. Você tem o poder de mudar isso se quiser e se tornar uma pessoa mais calma, que se preocupa apenas com aquilo que realmente é importante. Também pode reverter este mar de ideias de forma positiva, transformando seus pensamentos em ideias criativas e projetos bacanas.

Dicas Para Evitar o Excesso de Pensamentos e Desacelerar a Mente

A mente humana é poderosa e capaz de realizar coisas extraordinárias. Entretanto, para que todo o seu potencial possa ser utilizado, ela também precisa de descanso. O excesso de pensamentos sobrecarrega o cérebro, causando cansaço e desânimo. Nesse sentido, aprender a relaxar se torna indispensável para quem deseja ir além e conquistar todas as suas metas. Para isso, confira as dicas poderosas que preparei para te ajudar a eliminar o excesso de pensamentos do seu dia a dia.

1 – Tenha uma Rotina Organizada

As pessoas com o pensamento acelerado estão a todo o momento pensando em suas obrigações, com medo de não darem conta de todas elas. A melhor maneira para ter dias produtivos é se organizando para tal. O simples ato de registrar compromissos dará a você maior controle sobre eles, de forma que terá a noção de quanto tempo precisará se dedicar a cada um.

Poder visualizar o seu dia através de uma agenda ou um aplicativo de celular, fará com que tenha uma noção mais realista, evitando se comprometer com mais do que a sua capacidade permite. Aceitar que não é capaz de abraçar o mundo é o primeiro passo para desacelerar e aprender que tudo tem a sua hora.

2 – Pense Se os Problemas Têm Solução

Adote um pensamento prático e, sempre que começar a se preocupar com algo, pare e pense: eu tenho como resolver isso? Se a resposta for sim, parta para a ação, mas, se não houver nada que possa fazer, não faz sentido ocupar a sua mente com isso. Entendo que na teoria parece mais simples do que na prática, entretanto, trata-se de uma questão de treino e perseverança.

terapia-online-casule-banner

Assim como o ser humano é capaz de adquirir uma série de hábitos, também pode aprender a diferenciar o que merece ou não preocupação. Então, sempre que sua mente insistir em pensar em algo que não esteja ao seu alcance mudar utilize a técnica da “paragem de pensamento”, repetindo, mentalmente ou em voz alta se preferir, que aquilo precisa parar.

3 – Controle o Uso de Redes Sociais

As redes sociais nos permitem compartilhar momentos e ideias com o mundo. Através dela é possível manter contato com quem amamos e, até mesmo, fechar ótimas parcerias de negócios. Entretanto, é importante tomar cuidado com a grande quantidade de informações que elas nos fornecem diariamente, pois isso pode influenciar o excesso de pensamentos.

Ao invés de se manter conectado constantemente, comece a organizar melhor os momentos em que irá acessar suas redes. Além de reduzir a quantidade de dados a qual o seu cérebro terá acesso, estará evitando que o hábito de acessá-las a todo o momento prejudique a sua produtividade no trabalho e na vida de uma forma geral. Com equilíbrio é possível desfrutar das internet como um passatempo relaxante e saudável.

4 – Realize Atividades Relaxantes

Existem diversas atividades capazes de promover o relaxamento e a higiene mental. Cabe a você escolher aquelas que mais te relaxam e façam com que se desligue das preocupações. Exercícios físicos, como caminhada e corrida, por exemplo, massagem, meditação, trabalhos manuais, ioga, dança… Escolha aquela com a qual se identifica mais e sente prazer, use esta atividade para desacelerar e faça delas um hábito.

Caso, a princípio, não se identifique com nenhuma atividade, se dê a oportunidade de experimentar coisas novas, como artes marciais, por exemplo. Se realmente não gostar, parta para outra até encontrar aquela que mais goste, mas não desista. Dedicar uma parte do seu tempo para cuidar da sua mente irá te proporcionar o benefício de uma vida muito mais tranquila e sem estresse.

5 – Adote Hábitos Saudáveis Para a Sua Vida

Corpo e mente: estão intimamente ligados, nesse sentido, adotar hábitos saudáveis irá impactar positivamente nestes dois importantes pontos e trazer mais equilíbrio à sua vida. Pessoas agitadas e com pensamento acelerado costumam ter uma rotina desregrada, dormir pouco e se alimentar mal. Dessa forma, se inicia um ciclo de comportamentos nocivos, que continuarão deixando a mente sempre inquieta e com excesso de preocupações.

Procure se atentar mais para a sua alimentação, dando preferência para alimentos saudáveis, e, também, crie uma rotina para dormir sempre no mesmo horário. Em determinados dias, é natural que fuja um pouco da rotina, dormindo um pouco mais tarde ou mais cedo ou ainda se alimentando sem se preocupar com os excessos. O importante é ter constância nos bons hábitos, pois, assim, as exceções tornam-se inofensivas.

Levar a vida com leveza é fundamental para eliminar o excesso de pensamentos e ter mais paz e equilíbrio em sua mente. Desacelerar irá permitir que você conquiste uma nova visão sobre as coisas, sem cobranças e preocupações desnecessárias. Concentre sua energia no que realmente importa e veja o despertar do seu potencial infinito!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-evitar-excesso-pensamentos-nao-deixe-sua-mente-sobrecarregada/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Como Evitar o Excesso de Pensamentos? Não Deixe Sua Mente Sobrecarregada

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como Evitar o Excesso de Pensamentos? Não Deixe Sua Mente Sobrecarregada, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como Evitar o Excesso de Pensamentos? Não Deixe Sua Mente Sobrecarregada.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This