Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?

Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?

Atualizado em 13/04/2020
Por Renata Giovannini

Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?

Atualizado em 13/04/2020
Por Renata Giovannini
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?

A quarentena e o distanciamento social mudou a rotina da maior parte das pessoas, inclusive dos idosos. Nessa nova fase precisamos nos acostumar com uma nova rotina  e como um novo estilo de vida com mais restrições e calmaria, exigindo de nós muita paciência e adaptação.

Em tempos de Distanciamento Social onde os idosos fazem parte do grupo de risco, a orientação é que esses idosos fiquem reclusos e que o contato com eles seja evitado, de uma forma cuidadosa, para evitar que eles sejam contaminados. Porém, precisamos nos atentar que o isolamento não é apenas o único cuidado. É importante cuidar do bem estar e da saúde mental desses idosos, e por isso separei algumas dicas importantes para este momento, e que podem ser realizadas inclusive no dia a dia, quando toda essa fase ruim passar.

terapia-online-casule-banner
  1. Atividade Física: O corpo precisa de movimentar! Isso ajuda na prevenção de quadros depressivos e de ansiedade. Estimule ¨caminhadas¨ em casa, por exemplo no corredor, entrar em um quarto, ir até a janela, voltar, entrar em outro quarto. Isso irá estimular os músculos do corpo e a noção espacial. Mas, se houver algum comprometimento no andar, é importante a realização de exercícios sentados ou deitados, como os alongamentos.
  2. Exercícios Respiratórios: Controle da respiração, inspirar contando até 3, segurar o ar, expirar contando até 6. Sentir o ar entrando e saindo do corpo.
  3. Estimular a Mente: Jogos de tabuleiro, palavras cruzadas, leituras, jardinagens, pinturas.
  4. E a dica mais importante: Mantenha Contato. Abuse da tecnologia!!
Saúde-Mental-dos-idosos-na-quarentena
Tecnologia aliada no cuidado da saúde mental dos idosos

Alguns idosos, por morarem sozinhos, naturalmente já se sentem mais solitários. E nesse momento onde as visitas e encontros familiares foram suspensos, é importante que a família não perca contato.

  • Faça uma ligação. Pergunte como ele está, se dormiu bem, se comeu, se teve febre, se teve tosse. Esteja disponível para conversar e para ouví-lo.
  • Peça orientações, receitas de família. Mostre pra ele o quanto os ensinamentos dele são importantes pra você.
  • Converse sobre o que ele tem feito, o que tem assistido na TV, sobre o que tem lido e o que tem feito no dia a dia. Incentive-o nos exercícios físicos.
  • Faça chamadas de vídeo. Fale sobre você, sobre a saudade de abraçá-lo, de estar perto, mas que logo logo tudo isso vai passar.

E lembre-se, o Isolamento deve ser SOCIAL, mas não precisa ser EMOCIONAL.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Renata Giovannini, aqui no Blog.
Psicóloga, Terapeuta Cognitivo Comportamental, pós graduada em Avaliação Psicológica. Encantada pela profissão e pelo cuidado com o outro. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?.

0 comentários

Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais

Como os super-heróis podem ajudar no desenvolvimento infantil?

Com base nas histórias de super-heróis é possível trabalhar diversos temas e habilidades com as crianças. A maioria das histórias tratam de assuntos como humanidade, emoções, justiça, amizade, confiança, altruísmo, humildade, empatia, virtudes, esperança, responsabilidade, fazer o bem...
Leia mais

Como funciona o atendimento nutricional?

Entender sobre o atendimento nutricional pode encorajar aqueles que buscam alcançar bons resultados. No vídeo, falo os 5 aspectos avaliados no atendimento e dicas para encontrar profissionais que possam atender suas necessidades.
Leia mais
Como-funciona-o-atendimento-nutricional-BLOG

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Leia mais
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This