Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?

Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?

Atualizado em 13/04/2020
Por Redatora Casule

Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?

Atualizado em 13/04/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?

A quarentena e o distanciamento social mudou a rotina da maior parte das pessoas, inclusive dos idosos. Nessa nova fase precisamos nos acostumar com uma nova rotina  e como um novo estilo de vida com mais restrições e calmaria, exigindo de nós muita paciência e adaptação.

Em tempos de Distanciamento Social onde os idosos fazem parte do grupo de risco, a orientação é que esses idosos fiquem reclusos e que o contato com eles seja evitado, de uma forma cuidadosa, para evitar que eles sejam contaminados. Porém, precisamos nos atentar que o isolamento não é apenas o único cuidado. É importante cuidar do bem estar e da saúde mental desses idosos, e por isso separei algumas dicas importantes para este momento, e que podem ser realizadas inclusive no dia a dia, quando toda essa fase ruim passar.

terapia-online-casule-banner
  1. Atividade Física: O corpo precisa de movimentar! Isso ajuda na prevenção de quadros depressivos e de ansiedade. Estimule ¨caminhadas¨ em casa, por exemplo no corredor, entrar em um quarto, ir até a janela, voltar, entrar em outro quarto. Isso irá estimular os músculos do corpo e a noção espacial. Mas, se houver algum comprometimento no andar, é importante a realização de exercícios sentados ou deitados, como os alongamentos.
  2. Exercícios Respiratórios: Controle da respiração, inspirar contando até 3, segurar o ar, expirar contando até 6. Sentir o ar entrando e saindo do corpo.
  3. Estimular a Mente: Jogos de tabuleiro, palavras cruzadas, leituras, jardinagens, pinturas.
  4. E a dica mais importante: Mantenha Contato. Abuse da tecnologia!!
Saúde-Mental-dos-idosos-na-quarentena
Tecnologia aliada no cuidado da saúde mental dos idosos

Alguns idosos, por morarem sozinhos, naturalmente já se sentem mais solitários. E nesse momento onde as visitas e encontros familiares foram suspensos, é importante que a família não perca contato.

  • Faça uma ligação. Pergunte como ele está, se dormiu bem, se comeu, se teve febre, se teve tosse. Esteja disponível para conversar e para ouví-lo.
  • Peça orientações, receitas de família. Mostre pra ele o quanto os ensinamentos dele são importantes pra você.
  • Converse sobre o que ele tem feito, o que tem assistido na TV, sobre o que tem lido e o que tem feito no dia a dia. Incentive-o nos exercícios físicos.
  • Faça chamadas de vídeo. Fale sobre você, sobre a saudade de abraçá-lo, de estar perto, mas que logo logo tudo isso vai passar.

E lembre-se, o Isolamento deve ser SOCIAL, mas não precisa ser EMOCIONAL.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como cuidar da Saúde Mental dos idosos na Quarentena?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This