Autoestima

Autoestima

Atualizado em 13/11/2020
Por Cristiane Schumann

Autoestima

Atualizado em 13/11/2020
Por Cristiane Schumann
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Autoestima

Texto escrito durante Pandemia COVID-19 em 2020

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Tenho recebido mensagens de pessoas dizendo que em meio a quarentena estão com a autoestima baixa, que por estarem em casa não estão se arrumando, e por isso, eu quero compartilhar com vocês uma história da minha filha.

Eu tenho uma filha de 5 anos e, modestia à  parte, ela é linda, maravilhosa. Quando ela sai do quarto dela, ela já arrumou a cama dela, mesmo sem saber dobrar o lençol. Ela guarda o lençol e o cobertor todo enrolado no guarda roupa. Coloca a colcha e a almofadinha que ela gosta na cama. Em seguida, ela vai direto pro banheiro, faz xixi e sai toda maquiada do banheiro. Ela arruma o cabelo, coloca um arquinho, passa sombra e passa batom.

Enfim, a Luiza tem me ensinado muito sobre autoestima, pois ela se arruma para ela, ela quer ficar bonita para ela. Ao se olhar no espelho ela diz “hum, fiquei bonita”. A gente não vai sair casa, ela não vai receber elogios para além do que ela já receberia pelo simples fato dela acordar e a gente sempre a receber com carinho. Mas, ela gosta de se arrumar para ela.

Eu sei que é difícil a gente manter essa autoestima alta nessa quarentena, mas eu tenho pensado em algumas estratégias para mim mesma. Eu sentei um dia para tirar a minha cutícula, fiz uma hidratação no cabelo me arrumo, coloco uma roupa mais bonita e ao mesmo tempo confortável.

Então o que eu gostaria de propor é que tentássemos cuidar da gente, fazer por nós, para nós, para que a gente se sinta bonito(a). Por isso, eu quero que você identifique: o que me faz bem? Por exemplo, me faz bem passar um rímel, um lápis de olho e um batom, prender o cabelo de lado, colocar uma roupa legal ou um sapato de salto. Faz por você, faz para você. E aqui, estamos falando da autoestima externa, mas também dar para você cuidar da autoestima interna.

terapia-online-casule-banner

Outro dia, eu fui fazer umas fotos profissionais e a fotógrafa propôs um exercício de colocar no Instagram uma caixinha de pergunta para que as pessoas me definissem em uma palavra. E quando as pessoas respondem, esse é um processo tanto de autoconhecimento quanto de autoestima. Geralmente, vêm elogios, algumas palavras agradáveis de serem lidas. Então, esse é um exercício que você também poderia fazer hoje e não se esqueça de marcar a Casule, pois ficaremos felizes em saber que você fez esse exercício de autoestima interna.

Dessa forma, o exercício para autoestima externa é colocar algo que você goste, seja cuidar do cabelo, das unhas, passar uma maquiagem. Já para a autoestima interna é fazer algum mimo em você, no seu ego, aprender sobre alguma coisa online, coloca a caixinha de “me defina em uma palavra” e observe as palavras que vão chegar para você. Outro exercício legal é escolher alguém para dar uma elevada na autoestima dessa pessoa, mandar uma mensagem dizendo o que você acha dela tanto internamente quanto externamente. Você pode mandar uma mensagem para sua mãe, sua prima, sua filha, ou para a sua amiga dizendo o que você admira nela, o que chama a sua atenção tanto na beleza interna quanto externa. Então, vamos cuidar de nós e cuidar de alguém hoje.

Um beijo enorme, Cris Schumann.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Autoestima

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Autoestima, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Schumann, aqui no Blog.
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Autoestima.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This