brincadeira de criança

As funções do Brincar

Atualizado em 07/06/2017
Por Cristiane Schumann

As funções do Brincar

Atualizado em 07/06/2017
Por Cristiane Schumann
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As funções do Brincar

Diferente do que muita gente pensa, o brincar é uma atividade muito além da diversão ou do entretenimento. Através do brincar, a criança aprende muitos aspectos cruciais para o seu desenvolvimento.

Em uma brincadeira de “pular amarelinha” por exemplo, a criança desenvolve habilidades como seguir regras, lidar com a frustração, esperar a sua vez, desenvoltura corporal e psicomotora, etc. Além destas, habilidades como compartilhar, cooperar, desenvolver inteligência emocional, aprender a ganhar e a perder, aquisição e aprimoramento de linguagem, liderança, organização, otimismo, negociação, respeito às diferenças, resiliência, atenção, auto controle, criatividade, imaginação, limites, etc., podem ser desenvolvidas e estimuladas com brincadeiras diversas. Através das brincadeiras, a criança experimenta o mundo, cria suas próprias crenças a respeito de si, do outro e do funcionamento da sociedade… brincando, ela elabora suas emoções.

terapia-online-casule-banner

Com a era digital e suas “facilidades”, somado ao fato de termos cada vez menos tempo, espaços menores e perigos nas ruas, muitas vezes acabamos nos beneficiando com o “cala a boca” que a era digital permite às crianças. O brincar atual, que deveria ser uma forma de “falar” com o mundo acabou se tornando um “calar”. Além disso, ao exigirmos organização exagerada, limpeza exacerbada, extrema contenção de emoções (especialmente as negativas), acabamos por tolir a criança dessa expressividade enquanto brinca.

Ao brincar, a intenção da criança não é necessariamente aprender, é se divertir, experenciar; para ela, o brincar é algo natural, genuíno, prazeroso e para nós enquanto pais e educadores, o brincar seria uma ferramenta extremamente útil, leve, livre e divertida para ensinarmos às crianças muitas coisas a respeito dos pensamentos, dos sentimentos e dos comportamentos delas próprias e das outras pessoas.

Atualmente as crianças tem brincado menos e muitas vezes brincam com recursos áudio visuais que estimulam sim a aquisição de algumas habilidades, mas que fazem isso de uma forma muito passiva, muito “dada”, muito virtual. Seria extremamente importante estimular brincadeiras “antigas” que favorecem uma interação mais ativa, mais pessoal e única da criança com o seu mundo.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

As funções do Brincar

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre As funções do Brincar, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Schumann, aqui no Blog.
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: As funções do Brincar.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This