banner-comunicação-assertiva---blog-Tiago-Curcio

A Importância da Comunicação Assertiva

Atualizado em 01/03/2019
Por Tiago Curcio

A Importância da Comunicação Assertiva

Atualizado em 01/03/2019
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Importância da Comunicação Assertiva

Agora que já apresentei a você essa maravilha chamada comunicação humana, vamos tratar um pouco sobre como a comunicação atua no processo de persuasão, de convencimento e de geração de insights, através da sua assertividade, sou seja, por meio da sua qualidade de ser congruente, efetiva e eficaz.

Uma mensagem comunicada da forma ideal é aquela que expressa seu objetivo de forma clara para as pessoas. Quando construímos uma estratégia de comunicação pessoal ou empresarial precisamos pensar nas pessoas para as quais se dirige essa mensagem e pois ele irá determinar a forma como a mensagem é feita, o tom de linguagem e os canais em que ela será veiculada. Se a comunicação foi planejada é possível que o ser recado chegue na hora certa para a pessoa certa.

Não estou falando da comunicação interna ou externa de uma empresa. Estou escrevendo também sobre o modo que você está exercendo sua comunicabilidade. Reflita e analise se está usando as palavras e os gestos ideais para todo o tipo de pessoa que você fala. Muitas vezes sua ideia não é compreendida por causa de uma falha sua de se comunicar.

terapia-online-casule-banner

Um exemplo disso é quando você não consegue vender seu projeto para a gestão. Verifique se o problema foi o projeto ou a forma que você o explicou. Outro cenário é quando sua equipe não segue o briefing criado por você. Vale conferir se as suas orientações estavam claras o suficiente para que a entrega fosse perfeita.

com-assertiva-site Tiago Curcio

Para consertar esse tipo de situação basta fazer uma sessão de devolutiva com as pessoas envolvidas. Busque entender o que aconteceu para que sua ideia não fosse aprovada ou o trabalho não fosse entregue da melhor maneira. Pode ser que o erro esteja no planejamento, no processo ou na comunicação. Após compreender qual foi a falha, é o momento de buscar soluções para que isso não se repita.

Caso o problema tenha sido a forma de se comunicar, faça um exercício de autoconhecimento. Investigue quais são suas características fortes na área da comunicação e quais são aqueles que precisam de uma forcinha para se desenvolver. Explore desde o momento em que você apresenta a ideia verbalmente, vende o projeto por escrito e também se transmite o conceito corretamente.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/a-importancia-da-comunicacao-assertiva/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

A Importância da Comunicação Assertiva

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A Importância da Comunicação Assertiva, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A Importância da Comunicação Assertiva.

0 comentários

As crenças centrais podem ser modificadas_
As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais, também conhecidas como nucleares, são pensamentos sobre si, o outro e o mundo, que foram desenvolvidos desde a infância e fortalecidos ao longo da vida. Pode-se dizer que elas são o nível cognitivo mais profundo e enraizado que temos, por isso, muitas vezes não são questionadas, e sim, consideradas como verdades absolutas.
O desafio do xixi na cama
O desafio do xixi na cama

O desafio do xixi na cama

O contexto atual de pandemia envolvendo o isolamento social, uso excessivo de tecnologia e distanciamento da escola trouxe mudanças profundas na rotina das crianças e adolescentes. A escola sendo um espaço, para além da educação formal, de troca e interações contínuas, favorece o amadurecimento de aspectos muito importantes para o desenvolvimento saudável de uma criança/adolescente.
5 dicas para aumentar o amor-próprio
5 dicas para aumentar o amor-próprio

5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você sabe o que é o amor-próprio e como nutri-lo dentro de si? Em uma escala de 0 a 10 quanto você se ama? Amor-próprio é quando conseguimos refletir sentimentos de amor a nós mesmos e estes resultam numa melhor qualidade de vida tanto física quanto psicológica. Se amar é olhar para dentro de si com bons olhos e enxergar verdadeiramente quem você é sem lentes externas.

Vício em celular e redes sociais existe???

Sim! Existe! Este tipo de dependência está relacionada a nomofobia, que é o medo de ficar sem o celular ou outros aparelhos eletrônicos, como o computador e o videogame e quanto maior a dependência, maior o medo de ficar sem esses aparelhos.
Leia mais
Vício em celular e redes sociais existe

5 Linguagens do Amor Próprio

Segundo Gary Chapman, existem 5 Linguagens do Amor. Mas, hoje eu gostaria que você identificasse a sua linguagem do amor e fizesse algo por você, combinado?
Leia mais
5 Linguagens do Amor proprio

Como se concentrar nos estudos?

Você tem dificuldades para concentrar nos estudos? Você planeja estudar 4 horas por dia e acaba estudando 20 min? Fique aqui que este texto é para você!
Leia mais
Como se concentrar nos estudos

Como dizer não sem magoar outra pessoa?

Muitas vezes queremos ou precisamos dizer não para os outros. O problema é que algumas pessoas não conseguem seja por timidez, insegurança ou acostumado a ser passivo durante um longo período da vida. Dizer não é difícil, mas é necessário.
Leia mais
Imagem capa post blog Aprenda a dizer não

Como enfrentar o LUTO?

Lidar com a perda de uma pessoa querida é sempre uma tarefa difícil. O luto é um processo triste e doloroso que infelizmente todos nós estamos sujeitos a passar. Esse momento provoca em nós diversas reações emocionais.
Leia mais
Como enfrentar o LUTO

Como evitar o efeito sanfona

Se você engorda e emagrece com certa facilidade saiba que pode estar sofrendo o efeito sanfona. Essas flutuações no peso podem ser evitadas através de atitudes simples e neste vídeo eu te conto como fugir dele.
Leia mais

A psicoterapia no tratamento do TAG

Nos últimos anos o número de pessoas que passaram a apresentar algum tipo de transtorno de ansiedade aumentou significativamente e a psicoterapia se tornou uma das alternativas mais indicadas para o tratamento, inclusive para o Transtorno de Ansiedade Generalizada, conhecido como TAG.
Leia mais
A psicoterapia no tratamento do TAG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This